Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de Gastrite Crônica

Na maioria dos casos, a gastrite crônica não apresenta sintomas, no entanto pode haver dor na região superior do abdômen principalmente quando fica-se sem comer por muito tempo. É importante consultar o gastroenterologista quando notar qualquer sintomas de gastrite para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível e, assim, seja possível impedir a formação de úlceras gástricas e complicações mais graves para a saúde da pessoa.

A gastrite crônica é a inflamação da mucosa gástrica que dura mais de três meses e possui evolução muito lenta e, na maioria das vezes, assintomática. Esse tipo de gastrite é mais comum em pessoas mais velhas devido ao consumo diário de medicamentos, o que pode levar à irritação e inflamação do estômago.

Além disso, pessoas que possuem doenças auto-imunes ou que abusam do álcool ou cigarro, principalmente, possuem grandes chances de desenvolver qualquer tipo de gastrite, principalmente a crônica caso o uso dessas substâncias seja constante ou caso a doença auto-imune não esteja sendo tratada corretamente. Entenda mais sobre a gastrite crônica e o que comer.

O diagnóstico da gastrite crônica é feito por um gastroenterologista baseado nos sintomas e no resultado da endoscopia digestiva, que é um exame que permite visualizar as paredes internas no estômago, identificando inflamação e a possível presença de bactérias. Veja como é feita a endoscopia digestiva e como é o preparo necessário.

Sintomas de Gastrite Crônica

Principais sintomas

Além da dor e do desconforto abdominal, a gastrite crônica pode se manifestar por meio de outros sintomas, como:

  • Eliminação de fezes pretas e mal cheirosas, devido ao sangramento do estômago;
  • Vômitos, que pode conter sangue vivo ou parcialmente digerido, possuindo ascpecto semelhante à borra de café;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Azia;
  • Arrotos frequentes;
  • Inchaço abdominal, principalmente após as refeições;
  • Náuseas;
  • Mal estar;
  • Indigestão;
  • Gases.

Além disso, a gastrite crônica pode levar à formação de úlceras no estômago, que são feridas bastante dolorosas que causam sintomas como sensação de estômago cheio, dor e queimação no meio do abdômen. Saiba quais são os sintomas de úlcera gástrica.

Como é feito o tratamento

O tratamento para gastrite crônica é estabelecido pelo gastroenterologista e inclui o uso de medicamentos protetores gástricos, como Omeprazol e Ranitidina, que irão formar uma camada protetora na parede do estômago, evitando que o suco gástrico cause ou aumente as úlceras. Veja quais são os remédios usados para gastrite.

Além disso, é necessário fazer uma dieta rica em frutas, legumes e alimentos integrais de fácil digestão, evitando alimentos ricos em gorduras, refrigerantes e bebidas alcoólicas, já que aumentam a inflamação no estômago. Veja como deve ser a dieta para Gastrite e Úlcera.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...