Gastrite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Atualizado em novembro 2023

A gastrite é a inflamação da mucosa do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão, arrotos frequentes e sensação de queimação.

Geralmente, a gastrite acontece devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios ou infecção pela bactéria H. pylori. No entanto, também pode ser consequência de estresse e nervosismo, sendo popularmente conhecida como gastrite nervosa.

Entenda melhor sobre a gastrite com o Dr. Antônio Carlos Morais no vídeo a seguir:

youtube image - Sofrendo com GASTRITE? Veja como CURAR e se livrar da dor e do desconforto

Sintomas de gastrite

Os principais sintomas de gastrite incluem:

  • Dor de estômago ou desconforto abdominal;
  • Abdômen inchado, principalmente após as refeições;
  • Náusea e vômitos;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Mal estar;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Gases que saem em forma de arrotos ou flatulências.

Na presença desses sintomas, é importante consultar o gastroenterologista para que seja feita uma avaliação e investigação da causa dos sintomas para que seja então possível iniciar o tratamento mais adequado. Saiba reconhecer os sintomas de gastrite e faça nosso teste online.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da gastrite é feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, uso de remédios, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar uma endoscopia digestiva alta, em que é possível visualizar a inflamação da mucosa do estômago, sendo possível também fazer um teste de urease durante a endoscopia para verificar a presença do H. pylori. Veja outros exames que identificam o H. pylori.

Caso o médico encontre alguma alteração no estômago, também pode ser realizada uma biópsia do estômago durante o exame, para confirmar o diagnóstico e o tipo de gastrite e descartar outras condições com sintomas semelhantes, como câncer de estômago ou úlcera péptica, por exemplo.

Possíveis causas

Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago e, consequentemente, gastrite. Os mais comuns incluem:

  • Infecção por H. pylori: é um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago;
  • Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;
  • Níveis elevados de estresse: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, também apresentam maior risco de ter uma gastrite. Conheça mais sobre as causas de gastrite.

Tipos de gastrite

De acordo com a forma como os sintomas aparecem e a causa associada, a gastrite pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os principais:

  • Gastrite aguda: quando surge de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;
  • Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;
  • Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago, pequena feridas parecidas com aftas da boca, devido ao uso de medicamentos, doenças inflamatórias ou infecções causadas por vírus ou bactérias; 
  • Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há áreas mais avermelhadas no estômago, sem outras lesões.

Seja qual for o tipo de gastrite, seu tratamento terá sempre o objetivo de desinflamar as paredes do estômago e cicatrizar as lesões da mucosa interna do estômago. No entanto, é importante identificar e tratar a causa para que possa curar a gastrite.

Tratamento para gastrite

O tratamento da gastrite consiste na eliminação das suas causas e no uso de medicamentos sob orientação médica. Alguns exemplos de remédios para gastrite são omeprazol e pantoprazol, mas a alimentação adequada é muito importante para o sucesso do tratamento. Confira mais detalhes do tratamento para gastrite.

Numa fase inicial, o paciente deverá alimentar-se de legumes, verduras e frutas cozidas e diminuir o consumo de alimentos que favorecem a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico, como café, chá preto, refrigerante, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos e condimentados, e molhos, por exemplo.

A sensibilidade de cada pessoa é diferente e, por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para que possa ser indicado o plano alimentar que melhor se adeque à pessoa. Veja como deve ser a dieta para gastrite.

Possíveis complicações

A gastrite, quando não tratada adequadamente, pode causar complicações como sangramento no estômago, úlcera péptica, deficiência nutricionais ou anemia, por exemplo.

Além disso, a gastrite crônica não tratada ou causada pelo H. pylori, pode aumentar o risco de câncer de estômago. Saiba identificar os sintomas do câncer de estômago.