Gastrite: o que é, principais sintomas, causas e tratamento

A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão, arrotos frequentes e sensação de queimação no estômago, podendo acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios, infecção pela bactéria H. pylori ou ser consequência de estresse e nervosismo, por exemplo.

É importante que a causa da gastrite seja identificada, pois assim é possível que seja estabelecido o tratamento mais adequada, podendo ser associada a melhora da alimentação ao uso de medicamentos indicados pelo gastroenterologista com o objetivo de diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor.

Gastrite: o que é, principais sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas de gastrite podem surgir após o consumo de alimentos muito gordurosos ou durante uma crise de ansiedade ou estresse, por exemplo, sendo consequência da inflamação da parede do estômago pelo aumento da produção de ácido. Os principais sintomas indicativos de gastrite são:

  • Dor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;
  • Abdômen inchado, principalmente após as refeições;
  • Náusea e vômitos;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Mal estar;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Gases que saem em forma de arrotos ou flatulências.

Na presença desses sintomas, é importante consultar o gastroenterologista para que seja feita uma avaliação e investigação da causa dos sintomas para que seja então possível iniciar o tratamento mais adequado. Saiba reconhecer os sintomas de gastrite e faça nosso teste online.

Causas de gastrite

Existem vários fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma inflamação no revestimento da parede do estômago e, consequentemente, gastrite. Os mais comuns incluem:

  • Infecção por H. pylori: é um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago;
  • Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas: o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;
  • Níveis elevados de estresse: o estresse altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, também apresentam maior risco de ter uma gastrite. Conheça mais sobre as causas de gastrite.

Tipos de gastrite

De acordo com a forma como os sintomas aparecem e a causa associada, a gastrite pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os principais:

  • Gastrite nervosa: quando os sintomas surgem no momento em que o indivíduo encontra-se sob estresse e ansiedade.
  • Gastrite aguda: quando surge de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;
  • Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;
  • Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago devido ao uso de medicamentos, doença de Crohn ou infecções causadas por vírus ou bactérias,
  • Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há lesão nas camadas mais internas do estômago, mas que ainda não pode ser classificada como úlcera.

Seja qual for o tipo de gastrite, seu tratamento terá sempre o objetivo de desinflamar as paredes do estômago e cicatrizar as lesões da mucosa interna do estômago. No entanto, é importante identificar e tratar a causa para que possa curar a gastrite.

Tratamento para gastrite

O tratamento da gastrite consiste na eliminação das suas causas e no uso de medicamentos sob orientação médica. Alguns exemplos de remédios para gastrite são Omeprazol, Ranitidina e Cimetidina, mas a alimentação adequada é muito importante para o sucesso do tratamento. Confira mais detalhes do tratamento para gastrite.

Numa fase inicial, o paciente deverá alimentar-se de legumes, verduras e frutas cozidas e diminuir o consumo de alimentos que favorecem a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico, como café, chá preto, refrigerante, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos e condimentados, e molhos, por exemplo. A sensibilidade de cada pessoa é diferente e, por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para que possa ser indicado o plano alimentar que melhor se adeque à pessoa. Veja como deve ser a dieta para gastrite.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: