7 principais sintomas de gastrite

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2022

Os sintomas mais comuns da gastrite são a dor de estômago, a sensação de barriga inchada e os arrotos frequentes. Esses sintomas podem surgir de repente ou ir piorando ao longo do tempo, sendo mais frequentes após consumir algum alimento picante ou gorduroso, após ingerir bebidas alcoólicas ou em situações de estresse ou ansiedade.

Os principais sintomas de gastrite são:

  1. Dor no estômago em forma de pontada;
  2. Barriga inchada e dolorida;
  3. Dor de cabeça e mal-estar geral;
  4. Arrotos frequentes;
  5. Perda de apetite;
  6. Vômito ou ânsia de vômito;
  7. Sensação de estômago muito cheio.

A gastrite acontece quando o revestimento do estômago está inflamado devido ao uso excessivo de álcool, estresse crônico, uso de anti-inflamatórios ou qualquer outra causa que afete o funcionamento do estômago. Entenda melhor o que é a gastrite e porque acontece.

Os sintomas de gastrite podem ser bastante desconfortáveis e permanecer mesmo após tomar antiácidos como Sonrisal ou Gaviscon. Por isso, é importante que sejam avaliados pelo gastroenterologista para que seja possível identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Como saber se é gastrite

Para saber o risco de estar com gastrite, selecione, no teste a seguir, os sintomas que apresenta:

  1. 1.Dor de estômago constante e em forma de pontada
  2. 2.Sensação de enjoo ou de estômago muito cheio
  3. 3.Barriga inchada e dolorida
  4. 4.Digestão lenta e arrotos frequentes
  5. 5.Dor de cabeça e mal-estar geral
  6. 6.Perda de apetite, vômitos ou ânsia de vômito

Como confirmar se é gastrite

Apesar do diagnóstico da gastrite poder ser feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta, o médico gastroenterologista pode pedir um exame chamado endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago e se a bactéria H. pylori está presente, já que essa bactéria está associada a maioria dos casos de gastrite.

Para confirmar a presença da H. pylori, durante a endoscopia o médico pode realizar o teste da urease, que consiste na retirada de uma pequena amostra do estômago, que é colocado em um tubo contendo ureia e um indicador de pH. Caso seja observada mudança na cor do tubo de amarelo para rosa, é dito que o teste é positivo, sendo indicativo de infecção por H. pylori. Saiba mais sobre o teste da urease.

O que fazer

Para aliviar os sintomas de gastrite e evitar a formação de úlceras no estômago, é importante evitar consumir alimentos gordurosos e picantes, pois podem causar irritação na mucosa do estômago e levar ao aparecimento dos sintomas de gastrite. Além disso, é fundamental seguir as recomendações do gastroenterologista, que pode indicar o uso de medicamentos inibidores da produção de ácido, antiácidos ou antibióticos. Entenda como é feito o tratamento da gastrite.

Veja também, no vídeo a seguir, como deve ser a alimentação para aliviar os sintomas de gastrite e prevenir novas crises:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como parar ARROTOS CONSTANTES

    07:04 | 174267 visualizações
  • Como saber se é gastrite

    02:16 | 374937 visualizações
  • O que comer para aliviar os sintomas de Gastrite

    03:11 | 2177618 visualizações