8 benefícios da alimentação saudável e como fazer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
agosto 2022

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais pode trazer diversos benefícios para a saúde, como maior energia, melhora no funcionamento do sistema imune, prevenção de doenças, melhora do rendimento no trabalho e da concentração.

Para obter maiores benefícios, além da alimentação também é importante praticar regularmente atividade física, pois o exercício contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura, além de aumentar a disposição. Conheça outros benefícios da atividade física.

Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um nutricionista para que seja possível ser indicada uma alimentação adequada para a idade, estilo de vida e histórico de saúde, e, assim, garantir os benefícios de uma alimentação saudável.

Os principais benefícios da alimentação saudável são:

1. Mais energia

A alimentação saudável fornece todos os nutrientes para o bom funcionamento do corpo, além de garantir energia e disposição suficiente para realizar as atividades do dia e para a prática de atividade física. Além disso, a alimentação saudável ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo.

2. Previne doenças infecciosas

A alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, é capaz de promover a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças e combater infecções de forma mais eficaz.

3. Diminui o risco de doenças crônicas

A alimentação rica em vitaminas, minerais e fibras pode ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

4. Promove o crescimento e a renovação dos tecidos

A alimentação saudável desempenha papel essencial no desenvolvimento da criança e no processo de ganho de massa muscular e no emagrecimento, já que ajuda promovendo o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, pele e músculos.

5. Melhora a concentração

As vitaminas e minerais que devem fazer parte de uma alimentação saudável ajudam a promover o bom funcionamento do sistema nervoso, melhorando a concentração, a memória e o rendimento.

6. Regula a produção de hormônios

A alimentação saudável é rica em nutrientes que participam da regulação da produção de hormônios essenciais para o bom funcionamento do corpo, prevenindo alterações na tireoide e relacionadas com a fertilidade.

7. Previne o envelhecimento precoce

A alimentação saudável e rica em antioxidantes ajuda a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para melhorar o aspecto da pele e atrasando o aparecimento dos sinais de envelhecimento.

8. Melhora a qualidade do sono

Alguns alimentos que podem ser incluídos na alimentação saudável do dia a dia podem ajudar a aumentar a produção de melanina, o que influencia diretamente na qualidade do sono. Conheça os alimentos que ajudam a melhorar o sono.

Como ter uma alimentação saudável

Para ter uma alimentação saudável e garantir os benefícios, é importante tomar algumas atitudes simples, como por exemplo:

  • Beber pelo menos 2 litro de água por dia;
  • Ter uma alimentação variada, alternando as frutas e legumes que são consumidos diariamente, e variando entre carne, frango e peixe como principais fontes de proteínas;
  • Comer pelo menos 2 unidades de fruta por dia;
  • Consumir legumes e verduras no almoço e no jantar;
  • Incluir proteínas como queijos e ovos nos café da manhã e no lanche da tarde;
  • Reduzir o consumo de sal, preferindo usar temperos naturais como alho, cebola, pimenta, manjericão e salsa, e evitando o uso de temperos em cubo industrializados;
  • Preferir alimentos integrais, como pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura;
  • Evitar o consumo de carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, peito de peru e salame.

Além disso, é importante preferir alimentos naturais e pouco processados, pois possuem uma quantidade maior e melhor de nutrientes do que os alimentos processados. Confira mais dicas para ter uma alimentação saudável.

Confira no vídeo a seguir algumas sugestões do que comer no dia a dia:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Dietary Guidelines for Americans 2015-2020. Disponível em: <https://www.dietaryguidelines.gov/sites/default/files/2019-05/2015-2020_Dietary_Guidelines.pdf>. Acesso em 30 nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Healthy diet. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/healthy-diet>. Acesso em 30 nov 2020
Mostrar bibliografia completa
  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Healthy Eating for a Healthy Weight. Disponível em: <https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/index.html#:~:text=According%20to%20the%20Dietary%20Guidelines,(sodium)%2C%20and%20added%20sugars>. Acesso em 30 nov 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • O que como em um dia · Tatiana Zanin

    07:06 | 162249 visualizações
  • 10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

    05:59 | 76492 visualizações
  • Como Gostar de Alimentos "Ruins"

    05:54 | 217398 visualizações
  • Emagrecer com Saúde

    03:12 | 440338 visualizações