Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para amigdalite

O tratamento para amigdalite, em alguns casos, envolve apenas repouso de 7 dias - evitando ir para o trabalho, ou para escola. Entretanto, em outros casos, pode ser recomendado tomar remédios ou retirar as amígdalas com cirurgia, e a decisão do tratamento ideal depende do estado de saúde do paciente, do tipo de amigdalite e da gravidade da infecção.

No entanto, se o paciente, além da dor local na garganta, apresentar febre e dores no corpo, deve consultar um médico de clínica geral para iniciar o tratamento com remédios para a febre e analgésicos, como o Paracetamol ou Dipirona.

Tratamento para amigdalite viral

O tratamento para amigdalite viral dura cerca de 7 dias e pode ser feito em casa apenas com repouso, higiene bucal adequada e gargarejos de água morna com sal.

Durante o tratamento para amigdalite viral, o paciente deve ficar em casa até que a febre baixe, evitando ir no trabalho ou à escola.

Tratamento para amigdalite aguda

O tratamento para amigdalite aguda pode durar até 10 dias e deve ser recomendado por um médico de clínica geral, pois, dependendo do tipo de amigdalite, o paciente poderá necessitar de tomar remédios antibióticos, como Amoxicilina, Eritromicina ou Azitromicina ou apenas remédios para a febre, como Paracetamol ou Ibuprofeno.

Durante o tratamento para amigdalite aguda o paciente deve:

  • Repousar enquanto tiver febre;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Comer alimentos pastosos mornos ou frios;
  • Beber líquidos sem gás e pouco ácidos.

Caso o indivíduo sinta maior dificuldade para engolir, falta de ar ou aumento da febre, deve voltar a consultar o médico para reavaliar o tratamento, podendo ser necessário fazer injeção de penicilina para amigdalite resistente.

Tratamento para amigdalite crônica

O tratamento para amigdalite crônica é feito com o uso de remédios antibióticos, como amoxicilina e eritromicina. Porém, também é importante que o paciente mantenha repouso, tome remédios analgésicos, como Diclofenaco, Paracetamol ou Aspirina e informe o médico de clínica geral sempre que tiver amigdalite.

Quando a amigdalite crônica surge,  o clínico geral pode, frequentemente, recomendar cirurgia para retirada das amígdalas. Geralmente, a cirurgia é feita com anestesia geral, mas o paciente pode regressar a casa no mesmo dia. No entanto, a recuperação pode durar até 2 semanas e normalmente provoca dor durante esse tempo.

Tratamento para amigdalite na gestante

O tratamento para amigdalite na gestante pode durar até 7 dias e deve ser feito com a ingestão de remédios antibióticos, como Cefaclor, Cefalexina ou Cefuroxima, que são seguros durante a gravidez.

Durante o tratamento para amigdalite na gestante, a mulher deve manter repouso durante todo o tratamento e ingerir bastantes líquidos frios, além de tomar remédios para a febre, como Paracetamol.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...