Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para amigdalite

O tratamento para amigdalite pode durar até 10 dias e deve ser sempre orientado por um clínico geral, uma vez que, dependendo da causa da amigdalite, pode ser tratado com diferentes tipos de remédios.

No entanto, em qualquer caso de amigdalite, durante o tratamento é recomendado:

  • Repousar enquanto tiver febre;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Comer alimentos pastosos mornos ou frios;
  • Beber líquidos sem gás e pouco ácidos.

Dependendo se é provocada por bactérias ou vírus, o tratamento da amigdalite é feito da seguinte forma:

Tratamento para amigdalite

Amigdalite bacteriana

Este é o tipo mais comum de amigdalite, que surge quando a garganta é infectada por bactérias, geralmente do tipo StreptococosPneumococos, gerando sintomas como dor forte ao engolir e pus nas amígdalas. Nestes casos, são usados antibióticos como:

  • Amoxicilina;
  • Azitromicina;
  • Eritromicina.

Estes antibióticos devem ser usados até ao final da cartela ou durante o número de dias indicado pelo médico, mesmo que os sintomas já tenham desaparecido, para garantir que as bactérias são completamente eliminadas e não ganham resistência ao remédio.

Além disso, o médico pode ainda receitar remédios analgésico ou anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, para aliviar o desconforto durante o tratamento, como a dor ao engolir ou de cabeça.

Confira ainda alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas de amigdalite.

Amigdalite viral

Já nos casos de amigdalite viral, não existe um remédio capaz de eliminar o vírus, como nos casos de infecção por bactérias, e, por isso, o organismo tem de eliminar o vírus. Para facilitar esse trabalho, deve-se manter o repouso em casa e beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Tal como na amigdalite bacteriana, o médico também pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, para reduzir a dor de cabeça e garganta, facilitando a recuperação.

Em muitos casos, o tratamento deste tipo de amigdalite pode começar com o uso de antibióticos, mas geralmente os sintomas não melhoram em até 3 dais e, por isso, deve-se consultar novamente o médico para avaliar o efeito do antibiótico.

Tratamento para amigdalite crônica

O tratamento para amigdalite crônica é feito com o uso de remédios antibióticos, como amoxicilina e eritromicina. Porém, também é importante manter o repouso, tomar remédios analgésicos, como Diclofenaco, Paracetamol ou Aspirina e informar o médico de clínica geral sempre que tiver amigdalite.

Quando a amigdalite crônica surge,  o clínico geral pode, frequentemente, recomendar cirurgia para retirada das amígdalas. Geralmente, a cirurgia é feita com anestesia geral, mas o paciente pode regressar a casa no mesmo dia. No entanto, a recuperação pode durar até 2 semanas e normalmente provoca dor durante esse tempo.

Veja como é a recuperação da cirurgia para retirar as amígdalas.

Tratamento para amigdalite na gravidez

O tratamento para amigdalite na gestante pode durar até 7 dias e deve ser feito com a ingestão de remédios antibióticos, como Cefaclor, Cefalexina ou Cefuroxima, que são seguros durante a gravidez.

Durante o tratamento para amigdalite na gestante, a mulher deve manter repouso durante todo o tratamento e ingerir bastantes líquidos frios, além de tomar remédios para a febre, como Paracetamol.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...