A dieta pastosa é um tipo de alimentação em que os alimentos possuem uma consistência mais macia, sendo principalmente indicada na transição de uma dieta líquida para uma dieta sólida, principalmente após uma cirurgia a nível de sistema digestivo.
Nessa dieta deve-se dar prioridade a alimentos de fácil digestão e mastigação, podendo ser consumido geleia ou purê de maçã ou pera cozida, purê de batatas ou de abóbora, e frango desfiado, por exemplo.
É importante que a dieta pastosa seja orientada por um nutricionista para que seja adaptada às necessidades nutricionais e à condição clínica da pessoa.

Alimentos permitidos na dieta pastosa
Os alimentos permitidos na dieta pastosa são:
- Creme de arroz ou maisena;
- Purê de batata, abóbora, chuchu, cenoura ou banana;
- Frutas trituradas com consistência de purê, sendo importante retirar as sementes e a pele. Também podem ser consumidas em forma de suco, devendo estar devidamente triturado e coado;
- Leite, iogurte e queijos brancos baixos em gordura, como cottage ou ricotta;
- Peixes e carnes brancas, como peru e frango sem pele e desfiados;
- Ovos mexidos ou cozidos;
- Tofu;
- Gelatina, picolé de frutas, geleias, mel e pudim;
- Manteiga, pasta de amendoim, azeite de oliva e óleo de coco;
- Pão de forma sem casca.
É importante que esses alimentos sejam consumidos cozidos, em pequenas porções, várias vezes ao dias e sejam bem mastigados de forma a facilitar a digestão. Além disso, é importante não deitar por 2 a 3 horas após comer.
A dieta pastosa é mais atrativa e melhor tolerada quando os alimentos na consistência pastosa são colocados separadamente, ao invés de estarem misturados.
O que evitar
Os alimentos que devem ser evitados na dieta pastosa são alimentos duros, crus, que sejam ricos em fibras ou em gordura, como por exemplo:
- Frutos secos: amendoim, nozes, pistache, castanha de caju, amêndoas e castanha do Pará;
- Sementes: chia, gergelim, abóbora, linhaça, girassol;
- Alimentos integrais: pão, arroz, bolachas, macarrão ou cereais integrais;
- Carnes vermelhas;
- Queijos amarelos;
- Embutidos: salsichas, chouriço, bacon, linguiça, presunto de parma;
- Frutas desidratadas: passas, ameixa seca e damasco;
- Grãos: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico;
- Alimentos ricos em gordura: frituras, molhos, nuggets, sorvetes, pizzas e lasanhas congeladas;
- Alimentos industrializados: biscoito recheado, bolos;
- Alimentos irritantes do sistema digestivo: pimenta, café, condimentos, bebidas alcoólicas.
Dependendo da indicação da dieta pastosa, o nutricionista poderá sugerir outras restrições alimentares que considere necessárias, como eliminar os alimentos flatulentos como brócolis e o couve-flor, por exemplo.
Cardápio da dieta pastosa
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias da dieta pastosa:
Refeições principais | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3 |
---|---|---|---|
Café da manhã | Ovo mexido com 1 fatia de pão de forma sem casca + 200 mL de suco de melancia processado e coado | 1 xícara de maisena + 1 suco de mamão processado e coado | 1 xícara de creme de arroz + 200 mL de suco de morango processado e coado |
Lanche da manhã | 1 maçã cozida no forno | 1 unidade de gelatina | 1 banana amassada com 1 colher de sopa de pasta de amendoim |
Almoço/ jantar | 1 xícara de sopa de abóbora + peito de peru desfiado com purê de abóbora, acompanhado por salada cozida de cenoura com batata (bem cozidos) e temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 unidade de gelatina | 1 xícara de sopa de cenoura + peixe desfiado com purê de batatas, acompanhado por cenoura cozida e temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 pera cozida no forno | 1 xícara de sopa de verduras + frango sem pele desfiado com purê de abóbora, acompanhado por salada cozida de chuchu e cenoura, temperada com 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 maçã cozida no forno |
Lanche da tarte | 1 unidade de iogurte natural com 1 banana amassada | 1 picolé de frutas naturais | 2 ovos cozidos + 200 mL de suco de abacaxi processado e coado |
A quantidade e o tipo de alimento a ser adicionado na dieta pastosa varia com cada caso, e o ideal é que essa dieta seja acompanhada por um profissional de saúde, como o nutricionista.
Quando a dieta pastosa é indicada
A dieta pastosa pode ser indicada nas seguintes situações:
- Cirurgias a nível intestinal, como cirurgia bariátrica, ressecção gástrica ou intestinal;
- Dificuldade para mastigar ou engolir devido à inflamação, presença de feridas ou alterações motoras ou estruturais a nível da boca ou da garganta;
- Cirurgia maxilofacial;
- Estenose esofágica ou intestinal;
- Varizes esofágicas;
- Infecção gastrointestinal, como gastroenterite ou diarreia;
- Retardo mental severo;
- Colostomia;
- Refluxo gastroesofágico;
- Diverticulite;
- Doença inflamatória intestinal;
- Antes de colonoscopia.
Além disso, também pode ser indicada pelo médico ou nutricionista em caso de doenças como esclerose lateral amiotrófica (ELA), por exemplo.
Receitas para a dieta pastosa
Algumas receitas que podem ser incluídas na alimentação pastosa são:
1. Pudim de pão

O pudim de pão é simples de fazer e pode ser utilizado nos lanches, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 colher de chá rasa de canela em pó;
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 fatia de pão de forma picado
- Meia xícara de leite
- 1 ovo batido levemente
- 2 gotas de essência de baunilha
Modo de preparo:
Misturar a canela e o açúcar. Untar uma forma pequena com um pouco de manteiga ou azeite. Salpicar a mistura de canela e açúcar no fundo da forma e adicionar o pão picado. Em outro recipiente, misturar o leite com o ovo, a baunilha e o sal. Em seguida, despejar a mistura sobre o pão, misturando bem. Colocar essa mistura na forma e levar ao forno em banho-maria por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito saia limpo do centro do pudim.
2. Creme de legumes e frango
Esse creme é de fácil digestão e pode ser usado no almoço ou no jantar.
Ingredientes:
- 3 batatas médias
- 2 mandioquinhas ou batatas baroa
- 2 cenouras pequenas
- 1 cebola pequena
- 500 g de peito de frango desfiado
- Cheiro verde
- Azeite
- 3 dentes de alho
- Sal a gosto
- Queijo ralado ou muçarela ralada (opcional)
Modo de preparo:
Descascar e cortar os legumes. Colocar em uma panela de pressão o azeite e o alho, adicionando em seguida os legumes cortados e o creme de cebola. Cobrir com água fervente até tampar totalmente os legumes e tampar a panela.
Deixar na pressão por 8 minutos e retirar. Após abrir a panela, retirar os legumes com o caldo e bater no liquidificador por 2 minutos.
Em uma panela, refogar o peito de frango com sal a gosto, azeite e cebola. Despejar o caldo em cima do frango e mexer bem, desligando o fogo e salpicando cheiro verde por cima. Se necessário, bater a mistura com o frango no liquidificador também. Servir em seguida com queijo ralado (opcional).
3. Vitamina de banana
O smoothie de banana pode ser usado como um lanche gelado e refrescante, que também mata o desejo por doces.
Ingredientes:
- 1 fatia de manga
- 1 pote de iogurte natural
- 1 banana congelada em rodelas
- 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo:
Retirar a banana do congelador e deixar perder o gelo por cerca de 10 a 15 minutos, ou colocar as rodelas congeladas por 15 segundos no micro-ondas, para facilitar na hora de bater. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou com o mixer de mão.