Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

Esses alimentos também ajudam a proteger as células do organismo contra alterações que podem levar a problemas como câncer, além de ajudar a combater infecções, sejam bacterianas, fúngicas ou virais, e reduzir processos inflamatórios que possam estar acontecendo no corpo.

Assim, alguns alimentos com excelentes propriedades que podem ser indicados para aumentar o funcionamento do sistema imune são:

1. Morango

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O morango é rico em vitamina C, um tipo de vitamina que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo, já que aumenta a produção de células do sistema imune, aumentando a resistência a infecções.

Alguns estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas, sendo recomendado consumir entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia, a fim de prevenir doenças. Outros alimentos ricos em vitamina C são, por exemplo, o brócolis, a acerola, a laranja ou o kiwi. Veja outros alimentos ricos em vitamina C para incluir na dieta.

2. Batata-doce

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

A batata-doce é rica em vitamina A, C e outros compostos antioxidantes que ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune. De acordo com vários estudos, a vitamina A possui um efeito terapêutico no tratamento de diversas doenças infecciosas, sendo importante incluir os alimentos ricos nesta vitamina na alimentação.

Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina A para adicionar à alimentação.

3. Salmão

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Por ser rico em ômega 3, o salmão favorece na regulação das células de defesa do sistema imune, além de possuir fortes propriedades anti-inflamatórias que melhoram toda a saúde em geral, em especial o sistema cardiovascular. Veja outros alimentos ricos em ômega 3.

4. Sementes de girassol

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Por ser rica em vitamina E, que é um potente antioxidante, a semente de girassol ajuda a proteger as células do organismo contra substâncias tóxicas, radiações e radicais livres. 

Além disso, estas sementes também são ricas em zinco, um mineral muito importante para o bom funcionamento do sistema imune.

5. Iogurte natural

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O iogurte natural é rico em probióticos que são bactérias "boas" para o intestino, ajudando a regular a resposta do sistema imune perante um agente infeccioso, além de fortalecer e aumentar todas as defesas do corpo.

Confira outros benefícios dos probióticos para a saúde.

6. Frutos secos

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Os frutos secos, como as amêndoas, os amendoins, a noz do Pará ou a castanha de caju, são ricos em zinco, que atua na reparação de tecidos e cicatrização de feridas.

Além disso, o zinco também tem um papel fundamental no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, que são células de defesa muito importantes para o sistema imune.

7. Spirulina

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

A spirulina é um tipo de alga utilizada como suplemento nutricional já que possui diversos compostos que exercem propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, como inulina, clorofila e a ficocianina, que ajudam a melhorar o sistema imune porque estimulam a produção de células de defesa do organismo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Esse suplemento pode ser encontrado em forma de pó, podendo ser acrescentado em sucos e vitaminas, por exemplo, ou consumido na forma de cápsulas. Veja como usar a spirulina e conheça outros benefícios.

8. Linhaça

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O consumo regular de linhaça, tanto na forma de semente ou óleo, promove o aumento das defesas do organismo, já que é um alimento rico em ômega 3, lignanas e fibras, que ativam e estimulam as células do sistema imune, exercendo função anti-inflamatória.

A linhaça pode ser utilizada na preparação de bolos, pães, vitaminas, sucos ou pode ser também acrescentado no iogurte ou nas saladas.

9. Alho 

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O alho é um dos alimentos mais conhecidos e mais utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Além disso, também ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do intestino, assim, como diminuem a resposta inflamatória do organismo, regulando e ativando a resposta do sistema imunológico.

10. Cúrcuma

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

A cúrcuma é uma raiz que possui um composto chamado curcumina, que atua como antioxidante, protegendo as células do organismo do dano causado pelos radicais livres. Além disso, estimula a produção de células T pelo sistema imunológico, que são as células responsáveis pela imunidade celular e que atuam destruindo as células infectadas e ativando os macrófagos.

Essa raiz pode ser consumida em forma de pó para temperar os alimentos, no entanto também pode ser consumida em infusões ou em cápsulas. Conheça mais sobre a cúrcuma e seus benefícios.

11. Amêndoas

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Por ser rica em vitamina E (24 mg por cada 100 g), o consumo de amêndoas exerce propriedades imunomoduladoras, já que essa vitamina além de atuar como antioxidante, ajuda a regular e a estimular as células dos sistema imune, como as células T, os macrófagos e as células dendríticas diminuindo a incidência de doenças infecciosas.

Por esse motivo, consumir 6 a 12 amêndoas por dia no lanche ou na salada, poderia ajudar a aumentar as defesas do organismo.

12. Gengibre

12 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, fúngicas e virais, assim como o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou como pó para temperar os alimentos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula.

Assista o vídeo seguinte e saiba como preparar sucos que reforçam o sistema imune:

Alimentos que aumentam a imunidade do bebê

Os alimentos que aumentam a imunidade do bebê podem ser:

  • Frutas em geral, especialmente laranja, maçã, pera e banana;
  • Vegetais, como cenoura, abóbora, tomate e abobrinha;
  • Iogurte natural.

Esses alimentos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico do bebê, também são facilmente digeridos pelo organismo do bebê e não causam alergias.

Confira outras dicas da nossa pediatra para aumentar a imunidade no bebê.

Alimentos que aumentam a imunidade contra herpes

Os alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são frutas e vegetais, como mamão, beterraba, manga, damasco, maçã, pera, figo, abacate e tomate, pois são fortes antioxidantes e ajudam na produção das células do sistema imune, ajudando no combate do vírus da doença. Outros alimentos que aumentam a imunidade contra herpes são:

  • Sardinha, salmão, atum e linhaça - ricos em ômega 3, importante na regulação das células do sistema imune;
  • Iogurte e leite fermentado - pois tem probióticos que aumentam a atividade e a produção de células de defesa do organismo.

Além desses alimentos, também é importante consumir peixes, leite, carnes, queijos, soja e ovos, pois são alimentos ricos no aminoácido lisina, que diminui a replicação do vírus da herpes.

Outro cuidado a ser tomado é, durante as crises, evitar alimentos como castanhas, nozes, avelã, gergelim, amêndoas, amendoim, milho, coco, uva, aveia, trigo ou suco de laranja, pois são ricos no aminoácido arginina, que aumenta a replicação do vírus. Para evitar crises de herpes. Veja mais detalhes sobre como deve ser a alimentação para herpes.

Assista ao vídeo a seguir e veja mais dicas para fortalecer o sistema imune:

Bibliografia >

  • QUAN QUAN Mao; XIAO-YU Xu et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). Foods. 8. 1-21, 2019
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Amêndoa, miolo, com pele. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18189>. Acesso em 01 Jul 2020
  • GOYAL Ankit; SHARMA Vivek et al. Flax and flaxseed oil: an ancient medicine & modern functional food. Journal of Food Science and Technology. 51. 9; 1633–1653, 2014
  • JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/>. Acesso em 09 Jun 2020
  • SRIVASTAVA Raghvendra; SINGH Sarvjeet et al. Immunomodulatory and therapeutic activity of curcumin. Elselvier. 11. 331-341, 2011
  • NGO-MATIP Marthe-Elise; PIEME Constant et al. Impact of daily supplementation of Spirulina platensis on the immune system of naïve HIV-1 patients in Cameroon: a 12-months single blind, randomized, multicenter trial. Nutritional Journal. 14. 2015
  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 226-228.
  • EDWARDS Sarah; DA COSTA Inês et al. Phytopharmacy an Evidence-Based Guide to Herbal Medicinal Products: Spirulina. 1. United Kingdom: WILEY, 2015.
  • Mansoreh Ghaeni et al. Review for Application and Medicine Effects of Spirulina, Spirulina platensis Microalgae. Journal of Advanced Agricultural Technologies. 3. 2; 114-117, 2016
  • EXAMINE.COM. Spirulina. Disponível em: <https://examine.com/supplements/spirulina/>. Acesso em 12 Jun 2019
  • SIMPORE Jaques; PIGNATELLI Salvatore et al. The effects of Spiruline on the immune functions of HIV-infected undernourished children. Journal of Infection in Developing Countries. 2. 1; 112-117, 2007
  • LEE Ga; NIM Sung. The Role of Vitamin E in Immunity. Nutrients. 10. 11; 1-18, 2018
  • GUTIÉRREZ Saray, SVAHN Sara et al. Effects of Omega-3 Fatty Acids on Immune Cells. International Journal of Molecular Sciences. 20. 1-21, 2019
  • YAN Fang, POLKD.B. Probiotics and immune health. Current opinion in gastroenterology. 27. 6; 496-501, 2014
  • HUANG Zhiyi, LIU Yu et al. Role of Vitamin A in the Immune System. Journal of Clinical Medicine. 7. 9; 2018
  • CARR Anitra, MAGGINI Silvia. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 9. 11; 2017
  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 695-715.
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 30-50; 244-253.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem