Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Remédios caseiros para Amigdalite

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que geralmente acontece por causa de um infecção bacteriana ou viral. Por esse motivo, o tratamento deve ser sempre orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, já que pode ser necessário fazer uso de antibióticos, que só podem ser comprados com receita médica.

Os remédios caseiros indicados ajudam apenas a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação e não devem ser utilizados como substitutos de uma orientação médica adequada, especialmente quando a dor de garganta é muito forte, é acompanhada pus na garganta e febre ou os sintomas não melhoram após 3 dias.

Entenda melhor quais os sinais que podem indicar uma amigdalite e como é feito o tratamento clínico.

1. Gargarejo com água morna e sal

5 Remédios caseiros para Amigdalite

O sal é um conhecido antimicrobiana natural, ou seja, é capaz de eliminar vários tipos de micro-organismos. Isso significa que, quando se faz um gargarejo com sal, é possível eliminar o excesso de bactérias que pode estar causando a infecção nas amígdalas.

A temperatura da água também é importante, já que utilizar água muito quente ou fria pode piorar a dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de sal;
  • ½ copo de água morna.

Modo de uso

Misturar o sal no copo de água até que o sal se dissolva completamente e a mistura fique transparente. Depois, colocar um ou dois goles na boca e, inclinando a cabeça para trás, fazer um gargarejo por cerca de 30 segundos. Por fim, deitar a água fora e repetir até ao final da mistura.

Esta técnica é bastante utilizada para reduzir rapidamente a dor e pode ser feita até 4 ou 5 vezes por dia.

2. Ingestão de óleo de hortelã-pimenta

5 Remédios caseiros para Amigdalite

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem vários benefícios para a saúde, incluindo sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral. Assim, este óleo pode ser um forte aliado no tratamento da amigdalite, já que vai ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor, além de eliminar o excesso de vírus e bactérias que possam estar causando a infecção.

No entanto, para fazer ingestão deste óleo é muito importante diluído em outro óleo vegetal, como o azeite ou o óleo de coco, por exemplo, para evitar causar algum tipo de queimadura no esôfago. Idealmente, os óleos essenciais só devem ser ingeridos sob orientação de um profissional da área, já que nem todos podem ser ingeridos com segurança.

Ingredientes

  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • 1 colher (de sopa) de óleo vegetal (azeite, óleo de coco ou amêndoas doces).

Modo de uso

Misturar o óleo essencial na colher de óleo vegetal e depois ingerir. Este remédio caseiro pode ser usado até 2 vezes por dia. Doses superiores devem ser evitadas, já que o uso excessivo deste óleo podem causar efeitos tóxicos.

Uma vez que precisa ser ingerido, também é importante escolher um óleo essencial de origem biológica e prensado a frio, para reduzir as chances de estar ingerindo algum tipo de produto químico.

3. Mastigar uma fatia de alho

5 Remédios caseiros para Amigdalite

Mastigar uma fatia de alho é outra forma caseira muito eficaz para ajudar no tratamento da amigdalite, já que o alho, quando mastigado, libera uma substância, conhecida como alicina, que tem forte ação antimicrobiana, o que ajuda a combater vários tipos de infecções.

Ingredientes

  • 1 dente de alho.

Modo de preparo

Descascar o dente de alho e depois cortar um pedaço. Colocar na boca e chupar ou mastigar para liberar o suco que é rico em alicina.

Uma vez que mastigar alho deixa mau hálito, pode-se lavar os dentes a seguir, para disfarçar o cheiro de alho. Outra opção também consiste em adicionar alho cru à alimentação.

4. Gargarejo com bicarbonato

5 Remédios caseiros para Amigdalite

Outro gargarejo muito eficaz para a amigdalite é o gargarejo com água morna e bicarbonato de sódio. Isso porque, o bicarbonato também possui grande ação antimicrobiana que ajuda a limpar a garganta e ajudar no tratamento da infecção.

De fato, o bicarbonato pode também ser utilizado junto com o sal, para obter uma ação ainda mais forte.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio;
  • ½ copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar o bicarbonato na água e depois colocar um gole na boca. Inclinar a cabeça para trás e gargarejar. Por fim, deitar a água fora e voltar a repetir até ao fim.

Esta técnica pode ser utilizada várias vezes ao dia ou a cada 3 horas, por exemplo.

5. Chá de feno-grego

5 Remédios caseiros para Amigdalite

As sementes de feno-grego possuem ação antimicrobiana e anti-inflamatória que podem ajudar bastante no alívio da dor da amigdalite, já que acalmam a irritação das amígdalas ao mesmo tempo que eliminam o excesso de vírus e bactérias.

Embora seja um remédio natural muito utilizado, o chá de feno-grego deve ser evitado por mulheres grávidas.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de feno-grego.

Modo de uso

Juntar as sementes de feno-grego com a água em uma panela e levar ao fogo médio por 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Outras receitas caseiras contra dor de garganta 

Assista no vídeo a seguir mais dicas de como combater a dor de garganta de forma natural e eficiente:

Bibliografia >

  • BEN-ARYE E et al.. Treatment of upper respiratory tract infections in primary care: a randomized study using aromatic herbs. Evidence-based Complementary and Alternative Medicine. 2010
  • Y, Rakover et al.. The treatment of respiratory ailments with essential oils of some aromatic medicinal plants. Harefuah. Vol.147, n.10. 2008
  • MORADI KOR, Nasroallah et al.. Fenugreek (Trigonella foenum-graecum L.) As a Valuable Medicinal Plant. International journal of Advanced Biological and Biomedical Research. Vol.1, n.8. 922-931, 2013
  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Peppermint Oil. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/peppermintoil>. Acesso em 14 Fev 2020
  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Fenugreek. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/fenugreek#hed4>. Acesso em 14 Fev 2020
  • WALLOCK-RICHARDS, Daynea et al.. Garlic Revisited: Antimicrobial Activity of Allicin-Containing Garlic Extracts against Burkholderia cepacia Complex. PLoS One. Vol.9, n.12. 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem