Amigdalite bacteriana: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em maio 2023

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação normalmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

O diagnóstico da amigdalite bacteriana é feito pelo médico com base nos sintomas e na observação da garganta, mas também pode ser pedido um exame microbiológico para identificar a espécie de bactéria que está causando a amigdalite.

A partir da identificação do microrganismo responsável pela inflamação das amígdalas, o otorrinolaringologista pode recomendar o melhor tratamento, que normalmente envolve o uso de antibióticos. Nos casos em que a amigdalite é frequente, pode ser recomendada a cirurgia para retirada das amígdalas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de amigdalite bacteriana

Os principais sintomas que podem surgir com a amigdalite bacteriana são:

  • Dor de garganta intensa;
  • Dificuldade para engolir;
  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Pontos brancos na garganta (pus);
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço das amígdalas.

A amigdalite bacteriana pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças. Além disso é mais fácil de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido, já que se trata de uma infecção oportunista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da amigdalite bacteriana é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas e observação da garganta no consultório, e geralmente não não sendo necessários exames complementares.

Marque uma consulta com um otorrinolaringologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, também existem casos em que o médico pode pedir um exame microbiológico para identificar qual a bactéria que está causando a infecção nas amígdalas, adequando melhor o tratamento.

Causa da amigdalite bacteriana

A amigdalite bacteriana é causada, na maioria dos casos, por bactérias do gênero Streptococcus, que estão naturalmente presentes na boca sem causar qualquer sintoma. No entanto, devido a situações que diminuem a ação do sistema imune, é possível que proliferem e causem a inflamação das amígdalas.

Além disso, essa infecção pode ser também transmitida quando se inspira gotículas, de tosse ou espirro, infectadas com bactérias que acabam se alojando nas amígdalas, se desenvolvem e causam a infecção.

No entanto, também se pode pegar amigdalite quando se toca em um objeto contaminado, como a maçaneta de uma porta, por exemplo, e depois se mexe no nariz ou na boca, sem lavar as mãos antes. É por este motivo que as amigdalites são mais comuns em crianças, já que têm maiores chances de colocar as mãos sujas na boca, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da amigdalite bacteriana é quase sempre feito com o uso de um antibiótico de amplo espectro, como a amoxicilina, que permite eliminar o excesso de bactérias. Esse antibiótico pode ser indicado pelo médico apenas com a avaliação e observação dos sinais e sintomas e, normalmente, existe uma melhora do quadro em até 3 a 5 dias após o início do tratamento.

Porém, se os sintomas não melhorarem, ou se existir piora, o médico pode pedir um exame microbiológico para entender qual o tipo de bactéria que está nas amígdalas, adequado o tratamento para usar o antibiótico mais específico e indicado para o tipo de bactéria identificado.

Em casos mais crônicos, quando a amigdalite bacteriana persiste por mais de três meses ou é recorrente, pode ser indicada a remoção das amígdalas. Veja no vídeo a seguir como é a recuperação após a retirada das amígdalas:

youtube image - TIREI AS AMÍGDALAS, O QUE COMER?

Opções caseiras de tratamento

As opções caseiras de tratamento devem ser sempre usadas como suplemento do tratamento indicado pelo médico e nunca como substituição. Da mesma forma, também se deve informar o médico sobre o uso de algum remédio caseiro, já que pode acabar interferindo com o funcionamento do antibiótico.

No entanto, um tratamento que quase sempre pode ser usado para ajudar a aliviar os sintomas durante o tratamento com o antibiótico é o gargarejo com água morna e sal, 2 a 3 vezes por dia. Veja outro remédios caseiros indicados para amigdalite.

Possíveis complicações

É importante realizar o tratamento da amigdalite conforme orientação do médico para evitar complicações, como abscesso periamigdaliano ou febre reumática, por exemplo. Saiba o que é, como identificar e tratar a febre reumática.