Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Amigdalite Bacteriana: o que é, principais sintomas e como é feito o tratamento

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação geralmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

O diagnóstico da amigdalite bacteriana é feito pelo médico com base nos sintomas que a pessoa apresenta e pode ser necessário realizar um exame microbiológico para identificar a espécie bacteriana responsável pela amigdalite e, assim, ser possível indicar o melhor antibiótico. 

Amigdalite Bacteriana: o que é, principais sintomas e como é feito o tratamento

Principais sintomas da amigdalite bacteriana

A amigdalite é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida através de secreções orais e gotículas produzidas ao tossir, por exemplo, por isso é importante cobrir as mãos ao tossir, lavar bem as mãos e passar álcool em gel frequentemente e evitar compartilhar toalhas e talheres. Os principais sintomas da amigdalite bacteriana são:

  • Febre alta;
  • Dor de garganta;
  • Calafrios;
  • Pontos brancos na garganta (pus);
  • Dificuldade e dor para engolir;
  • Garganta inflamada; 
  • Perda de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço das amígdalas.

A amigdalite bacteriana pode acontecer em qualquer idade, mas é mais frequente em crianças. Além disso é mais fácil de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido, já que se trata de uma infecção oportunista. 

O diagnóstico é normalmente feito pelo otorrinolaringologista por meio da palpação e análise das amígdalas e dos sintomas da pessoa.

Como é feito o tratamento

Para o tratamento da amigdalite bacteriana é recomendado tomar os antibióticos receitados pelo otorrinolaringologista. O antibiótico normalmente recomendado pelo médico são os derivados da penicilina, como a Amoxicilina, que deve ser tomado por 10 dias ou de acordo com a orientação médica. As pessoas com alergia à penicilina normalmente fazem uso da Azitromicina por cerca de 5 dias.

Em casos mais crônicos, quando a amigdalite bacteriana persiste por mais de três meses ou é recorrente, pode ser indicada a remoção das amígdalas. Veja como é feita a cirurgia para amigdalite.

É importante realizar o tratamento da amigdalite conforme orientação do médico para evitar complicações, como abscessos e febre reumática, por exemplo. Saiba o que é, como identificar e tratar a febre reumática.

Opção caseira 

Além do tratamento com antibiótico recomendado pelo médico, pode-se fazer gargarejo com água morna e sal diariamente para aliviar a os sintomas de garganta inflamada. Saiba quais são os remédios caseiros indicados para amigdalite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar