Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da Equinácea e Como tomar

A Equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados.

O seu nome científico é Echinacea purpurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação na sua forma natural ou em alguns supermercados, sob a forma de sachês.

Benefícios da Equinácea e Como tomar

Para que serve a Equinácea

A Equinácea pode ser usada para ajudar no tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente e gengiva, artrite reumatóide e doenças virais ou bacterianas, devido às suas propriedades:

  • Anti-inflamatória;
  • Antioxidante;
  • Antibiótica;
  • Desintoxicante;
  • Imunoestimulante; 
  • Antialérgica.

Além disso, também pode ser usada para cicatrizar lesões e como desinfetante de abcessos, furúnculos, feridas superficiais, queimaduras e intoxicações como mordeduras de serpentes.

Como usar

As partes usadas da Equinácea são a raiz, folhas e flores, podendo ser tomada de várias formas, como por exemplo:

1. Chá de Equinácea

O chá de equinácea é uma ótima solução para tomar em casos de gripe e resfriados.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo: colocar 1 colher de chá da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.

Benefícios da Equinácea e Como tomar

2. Compressas de Equinácea

A equinácea também pode ser usada na pele, através da aplicação de uma pasta à base de raízes e folhas de equinácea.

Ingredientes

  • Folhas e raízes de equinácea;
  • Pano humedecido com água quente.

Modo de preparo: amassar as folhas e raízes de equinácea, com a ajuda de um pilão, até formar uma pasta. De seguida, deve-se aplicar na zona afetada com o auxílio de um pano umedecido com água quente.

3. Comprimidos ou cápsulas

A Equinácea pode ser também encontrada na forma de cápsulas e comprimidos, em farmácias ou lojas de produtos naturais, como é o caso de Enax ou Imunax, por exemplo. A dose usual é de 300 mg a 500 mg, 3 vezes ao dia.

Quem não deve usar Equinácea

Apesar de apresentar muitos benefícios, a equinácea está contraindicada no caso de alergia a plantas da família Asteraceae, assim como para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.

Efeitos colaterais

Os efeitos adversos da Echinacea purpúrea​ são febre passageira, náusea, vômito e gosto desagradável na boca após a toma. Podem ainda ocorrer reações alérgicas diversas, como coceira e agravamento de crises asmáticas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...