Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para Tosse

Um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse com catarro é o chá de canela em pau, cuja ação é potenciada quando usado em conjunto com o cravo-da-índia, limão e mel, ajudando a eliminar as secreções. 

Além disso, é aconselhado beber bastante água em temperatura ambiente, várias vezes ao dia, para acalmar a garganta e aliviar a tosse. Evitar ficar no vento e com os pés descalços também são recomendações que devem ser seguidas durante o tratamento para a tosse.

1. Chá de canela, cravo-da-índia e limão

Tratamento caseiro para Tosse

O chá de canela, cravo-da-índia e limão, deve ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 3 cravos-da-índia;
  • 1 rodela de limão;
  • 1/2 litro de água.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em um bule e deixar ferver por 5 minutos. Esperar esfriar, coar, adoçar com 1 colher de sopa de mel e beber 2 xícaras deste chá por dia.

A canela e o cravo-da-índia são bactericidas e ajudam a eliminar os micro-organismos causadores da tosse. Já o limão e o mel contêm propriedades expectorantes que ajudam a fortalecer o sistema imune devido ao seu alto teor de vitamina C.

Este remédio caseiro é contra-indicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.

2. Remédio de cenoura para tosse infantil

Tratamento caseiro para Tosse

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a tosse infantil, que persiste por mais algumas semanas após um episódio de gripe, é o suco puro da cenoura.

Ingredientes

  • 1 cenoura de tamanho médio.

Modo de preparo

Ralar a cenoura e colocá-la em um copo dentro da geladeira. Após alguns minutos, a cenoura irá largar um suco próprio. Coar e dar o suco à criança, misturado com a mesma quantidade de mel, várias vezes ao dia.

A cenoura contém altas doses de vitamina C e é antitússica, o que contribui para diminuir as crises de tosse na criança. 

3. Remédio caseiro de urtiga para a tosse alérgica

Tratamento caseiro para Tosse

A tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persistente, que pode ser aliviada com um chá de urtiga.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela e deixar ferver. Quando entrar em ebulição, apagar o fogo e acrescente a urtiga, tapar a panela e esperar amornar, coar e beber a seguir, podendo-se adoçar com 1 colher de mel. Tomar 2 xícaras ao dia.

A urtiga é uma planta medicinal que contém propriedades anti-histamínicas e, por isso, ajuda a combater as diversas alergias, sendo eficaz para o tratamento da tosse seca, podendo ser utilizada também por crianças. No entanto, deve-se conversar com o pediatra antes de iniciar este tratamento, para se ter a certeza de que a tosse é alérgica.

Saiba como preparar xaropes, sucos e chás que ajudam no combate à tosse, no vídeo a seguir:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem