9 benefícios do orégano para a saúde

abril 2022

O orégano, cujo nome científico é Origanum vulgare, é uma planta aromática muito utilizada para temperar os alimentos, principalmente pizzas, macarrão, saladas, peixes, carnes e molhos, já que confere um toque levemente apimentados e aromático às refeições.

O orégano possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e anticancerígena, de forma que pode ser utilizada para combater fungos, vírus e bactérias, prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas e favorecer a perda de peso.

A parte normalmente utilizada do orégano é a sua folha, que pode ser usada tanto fresca quanto desidratada para temperar os alimentos. Além disso, pode também ser consumida em forma de chá, para preparar xaropes ou como óleo essencial. Conheça mais sobre o orégano no vídeo a seguir:

Benefícios do orégano

O consumo regular do orégano fornece diferentes benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Previne o câncer

O orégano é rico em antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que ajudam a neutralizar os radicais livres que se formam em excesso no organismo, reduzindo o dano celular, e a evitar o crescimento de células cancerígenas, prevenindo e diminuindo o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, como de ovários, próstata e a leucemia.

2. Ajuda a diminuir o colesterol

O consumo regular de chá de orégano pode ajudar a diminuir a concentração do colesterol "mau", o LDL, já que essa planta aromática contém grandes quantidades de compostos com propriedades antioxidantes, como os flavonoides, timol e carvacrol, prevenindo doenças cardiovasculares.

3. Melhora a digestão

O orégano é um bom antiespasmódico e aumenta a produção de sucos gastrointestinais, favorecendo a digestão. Dessa forma, o orégano é uma ótima opção para melhorar a dispepsia, flatulências, espasmos e cólicas intestinais.

4. Ajuda na eliminação de secreções respiratórias

O orégano, quando consumido na forma de chá ou xarope caseiro, pode atua sobre os brônquios, aumentando a produção de secreções pulmonares, e, por isso é considerado como sendo um bom alimento com ação expectorante. De forma geral, o orégano pode ser utilizado para auxiliar no tratamento da bronquite, tosse seca, resfriado comum, sinusite e laringite.

5. Alivia as dores musculares

Devido à propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o orégano ajuda a relaxar os músculos e a diminuir algumas dores, como torcicolo e lombalgia, por exemplo, sendo recomendado para isso aplicar diretamente o orégano na pele na forma de cataplasma ou óleo essencial.

6. Controla a diabetes

O consumo diário de orégano possui efeito antidiabético, já que é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, promovendo o equilíbrio do açúcar no sangue, podendo ser útil para ajudar no controle da diabetes e da pré-diabetes.

7. Prevenir o envelhecimento precoce

O consumo diário de orégano pode prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides e a vitamina C, que ajudam a neutralizar os radicais livres em excesso, prevenindo o dano celular e mantendo a pele mais jovem e mais saudável.

8. Ajuda na perda de peso

Os componentes anti-inflamatórios e antioxidantes do orégano promovem a diminuição da inflamação e das gorduras do organismo, sendo um alimento muito útil para ser utilizado em dietas de emagrecimento, ajudando a reduzir o peso corporal de maneira mais eficaz.

9. Combate vírus, bactérias e fungos

O orégano possui propriedades que ajudam a tratar algumas infecções, como gripes, infecções urinárias, herpes e candidíase, já que seus compostos, como o carvacrol, diminuem a atividade dos microrganismo que causam essas infecções, ajudando a curá-las de forma mais rápida e, por isso, pode ser indicado como complemento ao tratamento médico.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional de 100 gramas de folhas frescas de orégano:

ComposiçãoOrégano seco (100 gramas)Orégano seco (1 colher de sopa = 2 gramas)
Energia346 kcal6,92 kcal
Proteínas11 g0,22 g
Gordura2 g0,04 g
Carboidratos49,5 g0,99 g
Vitamina A690 mcg13,8 mcg
Vitamina B10,34 mgTraços
Vitamina B20,32 mgTraços
Vitamina B36,2 mg0,12 mg
Vitamina B61,12 mg0,02 mg
Vitamina C50 mg1 mg
Sódio15 mg0,3 mg
Potássio15 mg0,3 mg
Cálcio1580 mg31,6 mg
Fósforo200 mg4 mg
Magnésio120 mg2,4 mg
Ferro44 mg0,88 mg
Zinco4,4 mg0,08 mg

É importante mencionar que para obter os benefícios do orégano, é importante que faça parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser fundamental praticar atividade física regularmente.

Como consumir o orégano

O orégano pode ser consumido através do uso das folhas frescas ou desidratadas, e é facilmente cultivado em pequenos jarros em casa. As folhas secas devem ser substituídas a cada 3 meses, pois elas perdem o aroma e o sabor com o tempo.

Essa erva pode ser usada na forma de chá ou para temperar alimentos, combinando muito bem com ovos, saladas, massas, pizzas, peixes e as carnes de carneiro e de frango.

Além de ser utilizado na cozinha, outras formas de aproveitar as propriedades do orégano para melhorar a saúde são:

1. Chá de orégano

Um forma muito popular de consumir o orégano para obter seus benefícios é fazendo o chá da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de orégano seco;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar o orégano na xícara de água fervente e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Xarope de orégano

Esse xarope atua como expectorante, ajudando a eliminar as secreções pulmonares e, assim, aliviar a tosse. Para isso, deve-se misturar 1 colher de chá de orégano e 1 colher de sopa de mel, esquentar no micro-ondas por 5 segundos e tomar 2 a 3 vezes por dia.

3. Óleo essencial de orégano

O óleo essencial de orégano pode ser aplicado na pele, usado para fazer inalações ou ser ingerido em forma de cápsulas, ajudando a tratar o herpes labial, a candidíase, dores musculares ou dores digestivas.

Para utilizar na pele, é indicado diluir 1 gota do óleo essencial de orégano em 5 mL de óleo carreador, que pode ser de oliva ou de coco, para aumentar a sua absorção e diminuir o risco de irritação.

O óleo essencial de óregano não deve ser utilizado por mulheres grávidas, em período de amamentação e em crianças até 12 anos de idade.

4. Vapor de orégano

O vapor de orégano ajuda a dissolver as secreções pulmonares e a melhorar as doenças respiratórias, como a bronquite e a sinusite. Para isso, deve-se ferver 1 litro de água em uma panela juntamente com punhado de folhas de orégano. Quando a água começar a ferver, deve-se desligar o fogo e inalar profundamente e cuidadosamente o vapor de orégano.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em abril de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2022.

Bibliografia

  • CHO Soomin, CHOI Youngshim et al . Carvacrol prevents diet-induced obesity by modulating gene expressions involved in 3 adipogenesis and inflammation in mice fed with high-fat diet. Journal of Nutritional Biochemestry. 23. 2; 192-201, 2012
  • DA SILVA Milena, QUINTANS-JÚNIOR Lucindo et al. Anti-inflammatory effects of carvacrol: Evidence for a key role of interleukin-10. European Jornal of Pharmacology. 699. 112-117, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?2288>. Acesso em 29 ago 2019
  • EXAMINE.COM. Origanum vulgare. Disponível em: <https://examine.com/supplements/origanum-vulgare/>. Acesso em 29 ago 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Benefícios do ORÉGANO

    02:36 | 151832 visualizações