Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 benefícios da canela para a saúde

A canela é um condimento aromático que pode ser utilizado em diversas receitas, pois proporciona um sabor mais adocicado para a as comidas, além de também poder ser consumida em forma de chá.

O consumo regular de canela, juntamente com uma dieta saudável e equilibrada, pode trazer diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  2. Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  3. Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
  4. Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao estresse;
  5. Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
  6. Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  7. Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  8. Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
  9. Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
  10. Ajuda a diminuir a pressão arterial devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

Todos esses benefícios da canela são devido ao fato da canela ser rica em mucilagem, cumarina e tanino, o que lhe confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas, anestésicas e probióticas. Para obter todos os benefícios da canela para a saúde basta consumir 1 colher de chá por dia.

10 benefícios da canela para a saúde

Informação nutricional da canela

A tabela a seguir traz as informações nutricionais de 100 gramas de canela:

ComponentesQuantidade por 100 g de canela
Energia315 calorias
Água10 g
Proteínas3,9 g
Gorduras3,2 g
Carboidratos55,5 g
Fibras24,4 g
Vitamina A26 mcg
Vitamina C28 mg
Cálcio1230 mg
Ferro38 mg
Magnésio56 mg
Potássio500 mg
Sódio26 mg
Fósforo61 mg
Zinco2 mg

Como usar a canela

As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é usar como tempero em carne, peixe, frango e até tofu. Para isso basta moer, 2 estrelas de anis, 1 colher de chá de pimenta, 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de chá de canela.  Guarde o tempero na geladeira e ele fica pronto a usar em qualquer ocasião.

Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para ajudar a regular naturalmente a glicose no sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer. Saiba mais sobre como usar a canela para emagrecer.

Como fazer o chá de canela

Outra forma bem popular de usar a canela é fazer chá, que além de muito aromático, traz todos os benefícios da canela para a saúde.

Ingredientes

  • 1 pau de canela;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar o pau de canela na xícara com a água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois retirar o pau de canela e consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.

Caso o sabor do chá seja muito intenso, é possível deixar menos tempo o pau de canela dentro da água, entre 5 a 10 minutos, ou adicionar algumas gotas de limão ou uma fatia fina de gengibre, por exemplo.

Receitas saudáveis com canela

Algumas receitas que podem ser feitas com canela são:

1. Bolo de banana e canela

10 benefícios da canela para a saúde

Ingredientes

  • 5 ovos;
  • 2 e ¼ xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • ¾ xícaras de chá de leite;
  • 2 bananas amassadas;
  • 1 xícara de chá de óleo;
  • ½ xícara de chá de nozes trituradas.

Modo de preparo:

Bater os ovos, o açúcar, o leite e o óleo por cerca de  5 minutos no liquidificador. Em seguida, acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, batendo mais um pouco para misturar tudo. Por último, passar a massa para um recipiente, juntar as bananas amassadas e as nozes trituradas e mexer bem até a massa ficar uniforme.

Colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar. Em seguida, polvilhar canela por cima do bolo.

2. Maçã assada com canela

Ingredientes:

  • 2 Unidades de maçã
  • 2 Unidades de pau de canela
  • 2 Colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Lavar as maçãs e retirar a parte central, onde está o talo e as sementes, mas sem partir as maçãs. Colocar as maçãs em um refratário próprio para forno, colocando um pau de canela no centro e polvilhando com açúcar. Levar ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.

Possíveis efeitos colaterais

De forma geral, o uso da canela em pequenas quantidades é seguro. Os efeitos colaterais da canela podem ser observados quando é consumida a espécie Cinnamomum cassia em muita quantidade, pois contém cumarina e pode desencadear alergias e irritação na pele, hipoglicemia e dano hepático em pessoas com doenças graves do fígado.

Contraindicações

A canela não deve ser consumida durante a gravidez, por pessoas que possuem úlceras gástricas ou intestinais, ou que possuem doenças graves do fígado.

No caso de bebês e crianças, é importante ter cuidado principalmente se houver antecedentes de alergia na família, asma ou eczema.

Confira todos os benefícios da canela no vídeo seguinte:

Bibliografia >

  • Mahmoodnia Leila; Aghadavod Esmat et al. Ameliorative impact of cinnamon against high blood pressure; an updated review. Journal of Renal Injury Prevention. 6. 3; 171-176, 2017
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Canela. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?952>. Acesso em 30 Jul 2019
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Formulário de Fitoterápicos. 2011. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259456/Formulario_de_Fitoterapicos_da_Farmacopeia_Brasileira.pdf/c76283eb-29f6-4b15-8755-2073e5b4c5bf>. Acesso em 15 Nov 2019
  • FIGUEIREDO, Cristiane S. S.S et al. Óleo essencial da Canela (Cinamaldeído) e suas aplicações biológicas. Rev. Investig, Bioméd. Vol.9(2). 192-197, 2017
  • GRUENWALD, Joerg; FREDER, Janine Freder; ARMBRUESTER, Nicole. Cinnamon and Health. Crit Rev Food Sci Nutr. Vol.50(9). 822-834, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem