Chá de manjericão: 11 benefícios e como fazer

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

O chá de manjericão possui diversos benefícios para a saúde, podendo ser usado para combater a asma e a bronquite, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e controlar a pressão alta, pois tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas.

Além disso, esse chá também pode ajudar a controlar a diabetes, pois estimula a produção de insulina pelo pâncreas, e a combater a ansiedade e depressão devido sua ação relaxante e ansiolítica.

O chá de manjericão pode ser feito com suas folhas frescas ou secas, pois contêm as substâncias com propriedades medicinais, e deve ser usado com orientação médica ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

O chá de manjericão possui diversos benefícios para a saúde, podendo ser usado para:

1. Combater a má digestão

O chá de manjericão tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a má digestão, pois é rico em ácido ursólico, que ajuda a melhorar a função do fígado.

2. Prevenir úlcera gástrica

Estudos feitos com ratos em laboratório mostraram que o chá de manjericão pode ajudar a prevenir a úlcera gástrica e pessoas que utilizam com frequência anti-inflamatórios não esteroides, como o ácido acetilsalicílico ou a indometacina.

Isto porque o manjericão tem propriedades anti-histamínicas, anti-inflamatórias e antissecretoras gástricas.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

3. Combater a ansiedade e a depressão

O chá de manjericão é rico em óleos essenciais, especialmente o geraniol, o linalol e o 1,8-cineol, com propriedades relaxantes, calmantes, ansiolíticas e antidepressivas, que podem ajudar a combater a ansiedade e a depressão.

Isto porque esses óleos essenciais agem no sistema nervoso central, estimulando os neurotransmissores e promovendo o relaxamento, e melhorando a qualidade do sono.

4. Ajudar a baixar a pressão alta

O chá de manjericão é rico em eugenol que tem propriedades diuréticas e relaxantes dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a baixar a pressão alta.

Além disso, outras substâncias presentes no manjericão, como quercetina, rutina, quercitrina e ácidos clorogênico, gálico e cafeico, têm propriedades antioxidantes que evitam os danos causados pelos radicais livres nos vasos sanguíneos, o que também contribui para o controle da pressão alta.

5. Prevenir doenças cardiovasculares

O chá de manjericão é rico em compostos fenólicos e flavonoides com efeito protetor para o coração, devido a sua ação antioxidante, além de diminuir o colesterol ruim (LDL), prevenindo a aterosclerose. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes.

Além disso, o manjericão é rico em vitamina K, com efeito trombolítico, o que significa que reduz a formação de coágulos no sangue, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares como infarto ou AVC, por exemplo.

6. Combater problemas respiratórios

O chá de manjericão tem um efeito broncodilatador e relaxante para os músculos brônquicos, que pode ajudar a combater problemas respiratórios como asma, bronquite, tosse, dispneia ou infecções respiratórias.

7. Controlar a diabetes

O chá de manjericão é rico em ácidos p-cumárico, chicórico e cafeico que podem ajudar a controlar a diabetes, pois estimula a produção de insulina pelo pâncreas, além de inibir enzimas que são responsáveis pela absorção e digestão de açúcar da alimentação.

Esses efeitos podem reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, aumentar a tolerância à glicose, além de aumentar as reservas de glicogênio no fígado.

Além disso, devido a sua ação antioxidante, o chá de manjericão pode reduzir os danos dos radicais livres nas células β pancreáticas, o que evita o mau funcionamento do pâncreas e a controlar a diabetes.

Desta forma, esse chá pode auxiliar no tratamento convencional da diabetes indicado pelo médico.

8. Fortalecer o sistema imunológico

O chá de manjericão possui ácidos rosmarínico, cafeico, chicórico e caftárico na sua composição, com ação antioxidante, que juntos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, e a combater vírus, bactérias e fungos.

9. Combater infecções

O chá de manjericão tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antiparasitárias, que podem ajudar a combater infecções causadas por Bacillus subtilis, Staphylococcus aureus, Aspergillus niger, Candida albicans, Trichomonas vaginalis, Salmonella typhi e Escherichia coli, por exemplo.

Isto se deve principalmente por o manjericão conter geranial, geraniol, nerol, neral e cariofileno na sua composição que ajudam a combater bactérias, fungos, vírus e parasitas.

10. Aliviar a artrite reumatoide

O ácido caféico e o ácido rosmarínico presentes no chá de manjericão possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir a dor nas articulações causadas pela artrite reumatoide.

11. Auxiliar no combate ao câncer

Estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, colo de útero, intestino, pâncreas e bexiga mostraram que as substâncias antioxidantes o manjericão podem ajudar a diminuir a proliferação ou aumentar a morte de células desses tipos de câncer.

No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício. Confira a lista completa de alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

Como fazer o chá

O chá de manjericão pode ser feito com suas folhas secas ou frescas.

Ingredientes

  • 10 folhas frescas ou secas de manjericão;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e quando estiver fervendo, desligue o fogo. Adicionar a água fervente em uma xícara com as folhas de manjericão. Tapar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara, até 3 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O chá de manjericão é considerado seguro quando utilizado nas doses recomendadas. No entanto, quando consumido em excesso pode causar náuseas, diarreia, batimentos cardíacos acelerados ou danos no fígado.

Além disso, o chá de manjericão pode desregular o ciclo menstrual em mulheres ou reduzir a fertilidade em homens.

O chá de manjericão também pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar hipoglicemia, especialmente em pessoas que usam remédios para o tratamento da diabetes.

Quem não deve usar

A chá de manjericão não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação, pois pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Esse chá também deve ser usado com cautela por pessoas que utilizam remédios para diabetes ou pressão alta, devendo seu uso ser feito somente com recomendação médica.

Além disso, o chá de manjericão deve ser usado somente com indicação médica por pessoas que usam remédios anticoagulantes, devido ao maior risco de sangramentos e hemorragias.

O consumo do chá de manjericão deve ser interrompido por pelo menos 2 semanas antes de qualquer cirurgia ou procedimento odontológico, pois pode retardar a coagulação do sangue e causar hemorragias ou sangramentos.