Endro: para que serve e como preparar o chá

outubro 2022

O endro, também conhecida como aneto, é uma erva aromática com propriedades medicinais que ajudam a curar várias doenças, como gripe, resfriado e congestão nasal.

Além disso, o endro pode ser utilizado para aliviar alterações digestivas, como náuseas e gases, e diminuir sintomas menstruais, podendo ser usado para aliviar cólica em bebês.

O nome científico do endro é Aneethun graveolens e as partes mais usadas desta planta são as folhas e as sementes, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Para que serve

Devido às suas propriedades, o endro pode ser usado em diversas situações:

1. Melhorar a digestão

O endro é ótimo para a digestão, pois ajuda a diminuir as cólicas e os gases, além de aliviar náuseas, diarreia e prisão de ventre. Também pode ser utilizado para estimular o apetite e aliviar as cólicas do bebê. Veja quais as causas e como combater a cólica no bebê.

2. Promover a saúde mental

O endro ajuda a aliviar o cansaço causado por perturbações do sono, aumentando a concentração e a memória. Além disso, o endro é uma erva relaxante, podendo ser usado no tratamento de insônia e desordens digestivas causadas pelo estresse.

3. Aliviar a tosse

O endro tem propriedades antiespasmódicas e expectorantes e, por isso, pode também ser usado no tratamento da tosse seca e produtiva e também associado a tratamentos da asma.

4. Diminuir a dor

Os óleos voláteis presentes tanto nas folhas como nas sementes do endro, relaxam os músculos lisos, sendo, por isso, úteis no alívio da tensão e da dor no corpo.

O endro também possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar o inchaço, artrite e a dor de ouvido, por exemplo.

5. Melhorar a imunidade

Alguns estudos indicam que o endro também possui propriedades antibacterianas e antifúngicas contra o fungo Candida sp. Além disso, está também comprovado que o endro pode inibir a formação de tumores malignos.

6. Combater a retenção de líquidos

O endro é bom para o sistema urinário porque tem propriedades diuréticas, aumentando a quantidade de urina eliminada e ajudando a prevenir a retenção de líquidos, diminuindo a inflamação, inchaço ou sensação de peso no corpo.

7. Regular a menstruação

O endro pode ainda ser utilizado em menstruações dolorosas, já que ajuda a regular a menstruação. No Oriente, é uma planta muito usada em mulheres antes do parto, para facilitar o nascimento do bebê. Além disso, também aumenta o leite em mães que estão amamentando.

Como usar

O endro pode ser utilizado na culinária, picando as folhas para usar como tempero em diversos pratos, como peixes, legumes ou preparar molhos.

Além disso, também podem ser usadas as sementes, inteiras ou moídas em cima de um pão antes de assar, ou misturando numa salada, por exemplo.

Chá de endro

O chá de endro é a principal forma de consumir essa erva aromática, podendo ser facilmente preparado em casa.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas e sementes de endro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar 1 colher de sopa de folhas e sementes de endro em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coar e tomar a seguir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.