Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tomilho combate tosse e bronquite

O tomilho, também conhecido como poejo ou timo, é uma erva aromática que, além de poder ser usado na culinária para dar sabor e aroma, também traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.

Seus efeitos comprovados, quando usado sozinho ou em combinação com outras ervas, são:

  • Combater bronquite, melhorando sintomas como tosse e febre, estimulando também a expectoração;
  • Aliviar a tosse, por conter propriedades que relaxam os músculos da garganta;
  • Combater infecções na boca e no ouvido, através do uso do seu óleo essencial.
Tomilho combate tosse e bronquite

O nome científico do tomilho é Thymus vulgaris e ele pode ser comprado na sua forma fresca ou desidratada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados. Veja outros remédios caseiros para a tosse, inclusive para crianças.

Como usar o tomilho para combater a tosse

As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar.

  • Infusão de tomilho: Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber várias vezes ao dia.

O uso do óleo essencial deve ser feito apenas de forma externa na pele, pois o seu consumo por via oral só deve ser feito de acordo com orientação médica.

Como plantar em casa

O tomilho pode ser facilmente plantada em casa, suportando variações de temperatura e qualidade do solo. O seu plantio deve ser feito em vaso pequeno com adubo, onde as sementes são colocadas e levemente enterradas, sendo em seguida cobertas por água suficiente para deixar o solo úmido.

Deve-se aguar a terra em dias alternados, colocando água apenas o suficiente para o solo ficar levemente úmido, sendo importante que a planta receba pelo menos 3 horas de luz solar por dia. As sementes germinam após cerca de 1 a 3 semanas, e a planta estará bem desenvolvida após 2 a 3 meses do plantio, podendo ser usada como tempero na cozinha ou para produzir chás.

Receita de Frango ao forno com Tomilho

Tomilho combate tosse e bronquite

Ingredientes:

  • 1 limão siciliano
  • 1 frango inteiro
  • 1 cebola grande cortada em quatro partes
  • 1 cebola roxa picada grosseiramente
  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 4 ramos de tomilho fresco

Modo de preparo:

Untar uma assadeira com pouco de azeite ou manteiga e colocar o frango. Fazer vários furos no limão com um garfo e colocar dentro do frango. Adicionar as cebolas e o alho em volta do frango, regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Passar manteiga por todo o frango e cobrir com os ramos de tomilho.

Assar no forno preaquecido a 190ºC por 20 minutos. Aumentar a temperatura para 200º C e assar por mais 30 minutos ou até que a pele do frango esteja corada e a sua carne cozida.

Contraindicações do tomilho

O tomilho está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca, enterocolite ou no período pós-cirúrgico, pois ele pode retardar a coagulação do sangue. Deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, endometriose, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

Saiba como fazer um xarope de agrião para combater a tosse.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...