Tomilho: o que é, para que serve e como fazer o chá

Evidência científica

O tomilho (Thymus vulgaris) é uma erva aromática que apode ser usada para dar sabor e aroma às receitas e que também possui propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, expectorantes e bactericidas, sendo por isso, usada para melhorar o humor e tratar situações como tosse e acne.

O tomilho, ou timo, é comercializado na forma de folhas frescas ou desidratadas, em supermercados e feiras livres, podendo ser usado como tempero na culinária ou no preparo de chás. Essa erva aromática também é encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, na forma de tintura ou óleo essencial.

Assista ao vídeo a seguir e conheça mais sobre os benefícios do tomilho:

Por que o TOMILHO faz bem? (com receita fácil e especial)

03:19 | 98.879 visualizações

Para que serve

As principais indicações do tomilho para a saúde são:

1. Combate a tosse

O tomilho é rico em compostos orgânicos com ação anti-inflamatória, expectorante e antitussígena, como carvacrol e γ-terpineno, que ajudam a eliminar o excesso de catarro das vias respiratórias e combater a tosse causada por resfriados, bronquite, asma, inflamação na garganta ou coqueluche.

2. Controla a pressão arterial

Os terpenóides presentes no tomilho, como timol e α-terpineol, são compostos orgânicos com ação anti-hipertensiva que agem controlando a pressão arterial, sendo muito útil para evitar a pressão alta.

Além disso, os compostos orgânicos presentes no tomilho também têm ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a manter a saúde das artérias e facilitam a circulação de sangue, regulando a pressão arterial.

3. Previne doenças cardiovasculares

Os terpenóides presentes no tomilho possuem potente ação antioxidante, que reduz os danos causados pelos radicais livres nas células saudáveis, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis e prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, aterosclerose ou derrame.

Além disso, os terpenóides também evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a controlar os níveis de colesterol "ruim", LDL, e aumentar o colesterol "bom", HDL, no sangue.

4. Combate a ansiedade e o estresse

Alguns estudos mostram que os óleos essenciais presentes no tomilho, como limoneno, carvacrol e linalol, ajudam a combater a ansiedade e o estresse por aumentarem a atividade de neurotransmissores no cérebro, como o GABA, promovendo relaxamento, bem-estar e tranquilidade, e diminuindo a agitação e o nervosismo.

5. Trata a acne

O tomilho, especialmente na forma de óleo essencial, possui timol, um composto orgânico que tem ação antisséptica, desinfetante e antimicrobiana, que ajuda a tratar a acne e outros problemas de pele, como a dermatite, por exemplo.

6. Mantém a saúde dos dentes e gengivas

O tomilho é rico em timol, um composto orgânico que mantém a saúde dos dentes e gengivas, porque inibe o crescimento e a multiplicação de bactérias que podem causar cárie ou gengivite, como Streptococcus mutans, Staphylococcus aureus e Escherichia coli.

7. Combate infecções causadas por fungos

O timol e o limoneno, presentes no óleo essencial de tomilho, têm potente ação antifúngica que ajuda a combater infecções causadas fungos, como Candida albicans, que podem causar infecções na pele ou unhas.

Além disso, o tomilho também pode ajudar a combater a infecção causada por Cryptococcus neoformans, um tipo de fungo presente no solo ou nas fezes de pombos, e que pode ser transmitido ao ser humano por inalação, causando a criptococose, uma doença que afeta os pulmões e o sistema nervoso, podendo provocar pneumonia ou meningite.

8. Ajuda no tratamento do Alzheimer

O timol presente no tomilho pode ajudar no tratamento do Alzheimer, porque inibe a colinesterase, uma enzima que degrada a acetilcolina, que é um neurotransmissor importante para a memória e capacidade de aprendizado, mas que se encontra reduzida em pessoas com Alzheimer.

Além disso, o timol também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, reduzindo a inflamação e os danos causados pelos radicais livres no sistema nervoso, o que pode ajudar no tratamento do Alzheimer. No entanto, ainda são necessários mais estudos em seres humanos para comprovar os benefícios do tomilho no tratamento do Alzheimer.

9. Pode ajudar a combater o câncer

O tomilho poderia ajudar a combater o câncer de mama, intestino, colo do útero, fígado e pulmão, por ser rico em timol e carvacrol, que são substâncias antitumorais que inibem o crescimento e provocam a morte de células cancerígenas.

Entretanto, ainda são necessários estudos científicos com seres humanos para confirmar esses possíveis benefícios do tomilho no combate ao câncer.

Como usar

As folhas frescas ou secas de tomilho podem ser usadas como tempero para o preparo de carnes, peixes, legumes, molhos, massas ou sopas, por exemplo.

Já para uso medicinal, as partes usadas do tomilho são suas flores e folhas frescas ou secas, de onde são extraídas as suas substâncias ativas.

1. Chá de tomilho

Para fazer o chá de tomilho, pode-se usar as folhas frescas ou secas dessa erva aromática.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de tomilho seco ou desidratado;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de tomilho. Tampar a panela, deixar descansar por 10 minutos, coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

2. Xarope de tomilho

O xarope de tomilho pode ser preparado usando-se o tomilho seco e mel, sendo indicado para aliviar tosses e inflamação na garganta.

Ingredientes:

  • 4 ramos pequenos de tomilho fresco;
  • 1/2 litro de água;
  • 1 xícara (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Adicionar os ramos de tomilho e a água em uma panela e levar para ferver em fogo baixo por 20 minutos. Desligar o fogo e deixar repousar por cerca de 3 minutos.

Em seguida, quando a mistura ainda estiver morna, retirar os ramos de tomilho e adicionar o mel, misturando bem. Tomar uma colher (de chá) do xarope sempre que necessário. Armazenar esse xarope em um frasco de vidro com tampa, limpo e seco, na geladeira, por até 1 mês.

3. Banho de imersão com tomilho

O banho de imersão com tomilho pode ser usado para ajudar a aliviar sintomas de tosse e resfriado, ou para diminuir a ansiedade e o estresse.

Para isso, basta adicionar 140 g de folhas de tomilho seco em 1 litro de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e adicionar a infusão na água do banho. Esse banho pode ser feito 1 vez por semana durante cerca de 10 a 20 minutos.

4. Inalação com tomilho

A inalação com tomilho pode ser feita para acalmar a tosse em casos de gripes e resfriados. Para isso, basta colocar de 3 a 4 gotas do óleo essencial de tomilho e 1 litro de água morna numa bacia.

Em seguida, deve-se cobrir a cabeça com uma toalha, de modo que cubra também a bacia. Inclinar a cabeça sobre a bacia e inspirar o vapor por 10 minutos.

5. Tintura de tomilho

A tintura de tomilho pode ser indicada para aliviar os sintomas de gripes, asma, garganta inflamada e resfriados. Geralmente, recomenda-se tomar 25 gotas de tintura de tomilho, diluídas em um copo de água, de 2 a 3 vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais com o uso de tomilho na forma de banho de imersão são ardência, irritação ou vermelhidão na pele. Já o uso oral de tomilho pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Por isso, o uso medicinal do tomilho deve ser feito somente com orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência com o uso de plantas medicinais.

Quem não deve usar

Quando usado para fins medicinais, como chás, banhos, tintura e inalação, o tomilho não é indicado para mulheres grávidas ou amamentando. Da mesma forma que não é indicado para crianças com menos de 18 anos.

Na forma de banhos, o tomilho é contraindicado para pessoas com feridas abertas, grandes lesões ou doenças de pele, febre alta, infecções graves, problemas de circulação graves e insuficiência cardíaca.

Pessoas com falta de ar, pressão alta e febre, devem usar o tomilho na forma de banhos somente com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares ou que possuem gastrite, úlcera, colite, síndrome do intestino irritável ou doenças no fígado, só devem usar o tomilho, para fins medicinais, com a orientação de um médico.

Vídeos relacionados

Por que o TOMILHO faz bem? (com receita fácil e especial)

03:19 | 98.879 visualizações