Sífilis: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento

Atualizado em abril 2024

Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum resultando em sintomas iniciais como feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses ou anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.

Essa infecção é transmitida através da relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, seja vaginal, oral ou anal, mas também pode ser transmitida por compartilhamento de agulhas contaminadas o ainda da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

A sífilis tem cura e o seu tratamento é feito pelo ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença. Veja como tratar e alcançar a cura da sífilis.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da sífilis

Os sintomas de sífilis variam de acordo com o estágio da infecção, sendo os principais:

1. Sífilis primária

Os principais sintomas da sífilis primária são:

  • Caroço duro e liso que não dói e não causa desconforto;
  • Ferida única ou múltipla que não sangra;
  • Ínguas dolorosas ou não, próximas ao local das lesões.

Essas lesões primárias, chamadas cancro duro, são o estágio inicial da infecção, surgindo cerca de 10 a 90 dias após o contato com direto com a ferida de sífilis de outra pessoa, e desaparecem espontaneamente cerca de 3 a 6 semanas, sem deixar cicatrizes.

Geralmente, as feridas de sífilis surgem na região genital, como pequenos lábios e na parede da vagina em mulheres, ou em volta do prepúcio do pênis em homens.

Leia também: 18 sintomas de sífilis no homem (e o que fazer) tuasaude.com/sifilis-sintomas-em-homem

Além disso, as lesões podem ocorrer em outras regiões que tiveram contato com a bactéria, como ânus, boca, língua, mamas ou dedos das mãos. Saiba identificar todos os sintomas de sífilis primária.

2. Sífilis secundária

Os principais sintomas da sífilis secundária são:

  • Lesões lisas, macias e planas na pele, chamadas condiloma plano;
  • Manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
  • Descamação da pele ou alopecia;
  • Ínguas em todo o corpo, mas principalmente na região genital;
  • Dor de cabeça, nos músculos, nas articulações ou dor de garganta;
  • Febre baixa, geralmente abaixo de 38ºC;
  • Mal-estar geral, falta de apetite e perda de peso.

Os sintomas da sífilis secundária surgem cerca de 2 a 8 semanas após o desaparecimento das lesões da sífilis primária, afetando a pele e os órgãos internos, já que a bactéria foi capaz de multiplicar e se espalhar para outros locais do corpo por meio da corrente sanguínea.

As lesões da sífilis secundária são altamente contagiosas e surgem em surtos que regridem espontaneamente, ou seja, os sintomas podem aparecer periodicamente e desaparece. Veja outros sintomas de sífilis secundária.

Tanto a sífilis secundária como a sífilis primária, quando não tratadas, podem ser seguidas de uma fase sem sintomas, chamada sífilis latente, que pode durar um ano ou mais e, apesar de não existir sintomas, a bactéria foi eliminada.

3. Sífilis terciária

Os principais sintomas da sífilis terciária são:

  • Lesões maiores na pele, boca e nariz;
  • Dor de cabeça intensa ou constante;
  • Fraqueza muscular;
  • Alterações na visão ou dor nos olhos;
  • Perda auditiva, tontura ou vertigem;
  • Confusão mental ou problemas de memória.

Os sintomas da sífilis terciária podem variar de acordo com o órgão afetado, como coração, cérebro, nervos, ossos, músculos, olhos, fígado ou vasos sanguíneos, por exemplo. Confira todos os sintomas da sífilis terciária.

A sífilis terciária pode surgir depois de 10 a 30 anos após a infecção inicial, principalmente quando o tratamento não é realizado. 

Entenda melhor as fases da sífilis no vídeo a seguir:

4. Sífilis congênita

Os principais sintomas de sífilis congênita são:

  • Manchas arredondadas de cor vermelho pálido ou cor de rosa na pele, incluindo a palma das mãos e a sola dos pés;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Irritabilidade fácil;
  • Perda de apetite e da energia para brincar;
  • Problemas nos ossos e nos dentes;
  • Perda da audição;
  • Deficiência mental.

A sífilis congênita é a sífilis no recém-nascido ou no bebê que é transmitida pela grávida para o bebê pela placenta durante a gestação ou no momento do parto, quando a mulher que possui sífilis não faz o tratamento correto para doença.

A sífilis durante a gravidez pode causar aborto, mal formações ou morte do bebê ao nascer. Em bebês vivos, os sintomas podem surgir desde as primeiras semanas de vida até mais de 2 anos após o nascimento. Veja mais sobre a sífilis congênita.

Teste online de sintomas

Para saber a possibilidade de ter sífilis, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Tem uma ferida endurecida na região genital que não dói
  2. 2. Teve alguma relação sexual desprotegidas nos últimos 3 meses
  3. 3. Manchas vermelhas ou acastanhadas na pele, especialmente no tronco, palmas das mãos ou plantas dos pés
  4. 4. Placas ou caroços de cor clara na região genital, língua, lábios ou boca
  5. 5. Queda de cabelo ou pelos das sobrancelhas
  6. 6. Febre baixa
  7. 7. Sensação de mal-estar
  8. 8. Ínguas inchadas em um ou mais locais do corpo
  9. 9. Úlceras na pele
  10. 10. Confusão mental ou dificuldade de raciocínio/memória
  11. 11. Dor de cabeça constante

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um urologista, ginecologista ou infectologista.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da sífilis é feio pelo ginecologista, urologista, infectologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e sexual, e exame físico das lesões.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Exames para sífilis

O diagnóstico da sífilis pode ser confirmado através de exames, como:

  • Teste rápido de sífilis;
  • Testes não-treponêmicos, como VDRL, que detecta anticorpos contra a bactéria;
  • Sorologia treponêmica, como FTA-ABS ou TPHA.

Além disso, dependendo dos sintomas apresentados, o médico pode solicitar outros exames como punção lombar, para verificar a presença da bactéria no sistema nervoso central, ou raio X de tórax ou tomografia computadorizada para avaliar se existe aneurisma na aorta, por exemplo.

Em todos os casos, o médico também pode solicitar exames para detectar outras infecções sexualmente transmissíveis (IST's), principalmente o HIV. Confira todos os exames para IST's.

Formas de transmissão da sífilis

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível e, por isso, pode ser transmitida por meio da relação sexual vaginal, anal ou oral desprotegida, ou seja, sem camisinha, ao entrar em contato com a secreção das lesões presentes na região genital e/ ou anal.

Além disso, a sífilis pode ser transmitida ao compartilhar agulhas, já que a bactéria na fase secundária da doença está circulando no sangue, podendo ser transmitida de uma pessoa para outra através dessa via.

Outra forma de transmissão é da mãe para o filho durante a gravidez ou no momento do parto, sendo isso possível de acontecer quando a mulher não faz o tratamento adequado. Entenda melhor como acontece a transmissão da sífilis.

Tipos de sífilis

Além de ser classificada de acordo com o estágio da infecção, a sífilis também pode ser classificada de acordo com o local do corpo afetado, sendo os principais:

1. Sífilis genital

A sífilis genital é caracterizada pelo surgimento das feridas de sífilis na região genital, como vulva, pequenos lábios, vagina ou colo do útero em mulheres, ou em volta do prepúcio do pênis em homens.

Quando afeta a região genital feminina, é conhecida como sífilis vaginal ou sífilis na vagina, e quando afeta a região genital masculina é chamada de sífilis peniana ou sífilis no pênis.

Esse tipo de sífilis também pode afetar a região anal.

2. Sífilis na boca

A sífilis na boca acontece quando as feridas de sífilis surgem na boca, língua ou garganta, causadas pelo sexo oral desprotegido.

3. Sífilis na pele

A sífilis na pele é caracterizada pela presença das feridas de sífilis na pele, podendo afetar a pele da região genital ou de qualquer outro local do corpo, como no caso da sífilis terciária.

4. Sífilis na gestação

A sífilis na gestação, também chamada de sífilis na gravidez, acontece quando a grávida tem a infecção pela bactéria, podendo transmitir para o bebê pela placenta e afetar o seu desenvolvimento, podendo provocar malformações no nariz, dentes, mandíbula, céu da boca, além de surdez, cegueira ou meningite, por exemplo.

Além disso, a sífilis na gravidez pode causar outras complicações como aborto espontâneo, baixo peso ao nascer ou morte do bebê após o nascimento.

Esse tipo de sífilis pode ser detectada pelo obstetra durante os exames de pré-natal. Veja os principais exames pré-natal.

5. Sífilis ocular

A sífilis ocular acontece nos casos de sífilis terciária, quando a bactéria atinge os olhos.

Os sintomas da sífilis ocular são vermelhidão ou dor no olhos, moscas volantes, visão embaçada, aumento da sensibilidade à luz ou até cegueira.

6. Neurossífilis

A neurossífilis também é um tipo de sífilis terciária, que acontece quando a bactéria atinge o sistema nervoso central, afetado o cérebro, meninges ou medula espinhal.

Esse tipo de sífilis pode causar sintomas como dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, paralisia, dificuldade de concentração ou demência. Saiba identificar os sintomas da neurossífilis.

7. Sífilis cardiovascular

A sífilis cardiovascular é outro tipo de sífilis terciária quando a bactéria afeta o coração e/ou vasos sanguíneos, provocando aneurisma da aorta ou problemas nas válvulas aórticas.

8. Otossífilis

A otossífilis é um tipo de sífilis terciária mais rara e acontece quando a bactéria afeta o sistema auditivo e vestibular, causando sintomas como tontura, vertigem, zumbido no ouvido, perda da audição ou problemas de equilíbrio.

9. Sífilis gomatosa

A sífilis gomatosa também é um tipo de sífilis terciária que surge quando a bactéria se infiltra em qualquer órgão, principalmente pele ou ossos, causando sua destruição. 

Tratamento para sífilis

O tratamento para sífilis deve ser feito de acordo com a orientação do médico, sendo importante seguir as indicações mesmo que não existam mais sintomas visíveis para garantir a eliminação da bactéria. 

Para isso, o médico normalmente indica injeções de penicilina-benzatina, também chamada de benzetacil, ou em alternativa outros antibióticos, como doxiciclina ou ceftriaxona. 

Leia também: Remédios indicados para o tratamento da sífilis tuasaude.com/remedio-para-sifilis

O tempo de tratamento e o número de injeções pode variar de acordo com o estágio da infecção e os sintomas apresentados. Confira mais detalhes do tratamento para sífilis.

Sífilis tem cura?

A sífilis tem cura e pode ser facilmente tratada com injeções de penicilina, mas seu tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar o surgimento de complicações graves em outros órgãos como o cérebro, o coração e os olhos, por exemplo. Saiba como alcançar a cura da sífilis.

Vídeos relacionados