Como é feito o tratamento da Sífilis (em cada fase)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
maio 2022

O tratamento para sífilis geralmente é feito com injeções de Penicilina benzatina, também conhecida como Benzetacil, que devem ser indicadas pelo clínico geral, infectologista ou ginecologista-obstetra, no caso das gestantes diagnosticadas com sífilis. O tempo de tratamento, assim como o número de injeções podem variar de acordo com a fase de evolução da doença e sintomas apresentados.

Quando a ferida que não sangra e não dói ainda se encontra presente, basta tomar 1 dose de penicilina para curar a sífilis, mas quando se trata de sífilis secundária ou terciária podem ser necessárias até 3 doses.

As injeções são aplicadas na região do glúteo 1 vez por semana, conforme a orientação médica, no entanto quando se trata de sífilis terciária ou neurossífilis é necessário o internamento hospitalar, porque é uma doença mais avançada e que tem outras complicações envolvidas.

Assim, de acordo com o CDC e o protocolo clínico das IST's do Ministério da Saúde, o tratamento para sífilis no adulto deve ser feito seguindo este plano:

Fase da doençaTratamento recomendadoTratamento alternativo
Sífilis primária e secundáriaDose única de BenzetacilDoxiciclina 100 mg, 2 vezes ao dia por 15 dias
Sífilis latente recente1 injeção única de BenzetacilDoxiciclina 100 mg, 2 vezes ao dia por 15 dias
Sífilis latente tardia1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanasDoxiciclina 100 mg, 2 vezes ao dia por 30 dias
Sífilis terciária1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanasDoxiciclina 100 mg, 2 vezes ao dia por 30 dias
NeurossífilisInjeções de Penicilina cristalina por 14 diasInjeção de ceftriaxona 1g por 10 a 14 dias

Após a injeção de penicilina é comum o surgimento de uma reação que causa febre, dor muscular, dor de cabeça, batimento cardíaco acelerado, respiração baixa e queda da pressão. Este sintomas podem permanecer por 12 a 24 horas e só devem ser tratados com Paracetamol.

É importante também que seja realizado exame para sífilis, o VDRL, de forma regular e de acordo com a orientação do médico, que normalmente recomenda a cada 3 meses, pois assim é possível avaliar se o tratamento está sendo eficaz e, em caso negativo, poder ser indicado um novo esquema terapêutico. Entenda melhor sobre o exame VDRL.

O que fazer no caso de alergia à Penicilina?

Em caso de alergia a penicilina deve-se optar pela dessensibilização à penicilina porque não existem outros antibióticos capazes de eliminar o Treponema pallidum. No entanto, em alguns casos o médico pode receitar doxiciclina, tetraciclina ou ceftriaxone.

Tratamento durante a gravidez

O tratamento para a sífilis na gravidez apenas deve ser feito com antibióticos derivados da Penicilina, como Amoxicilina ou Ampicilina, uma vez que os outros antibióticos podem provocar malformações no feto.

Caso a grávida seja alérgica à Penicilina o médico poderá recomendar fazer o tratamento após a gravidez, se a doença estiver latente ou usar a Eritromicina em forma de comprimidos durante 15 a 30 dias, dependendo da semana de gestação. Veja mais detalhes sobre o tratamento da sífilis na gravidez.

Tratamento para sífilis congênita

A sífilis congênita é aquela que surge no bebê e que é transmitida da mãe infectada. Nestes casos, o tratamento deve ser orientada pelo pediatra e, normalmente, é iniciado logo após o nascimento com Penicilina diretamente na veia a cada 12 horas nos primeiros 7 dias de vida.

Com o início do tratamento para sífilis congênita, é normal que alguns recém-nascidos desenvolvam sintomas como febre, respiração rápida ou aumento da frequência cardíaca, que podem ser controlados com outros remédios como Paracetamol. Saiba mais detalhes sobre o tratamento da sífilis congênita.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento, ou logo após o diagnóstico da sífilis, a pessoa deve ter alguns cuidados como:

  • Informar sua parceira ou parceiro para fazer o teste da doença e iniciar o tratamento, caso seja necessário;
  • Evitar o contato sexual durante o tratamento, mesmo com camisinha;
  • Fazer o teste de HIV, pois a infecção pelo Treponema pallidum aumenta o risco de infecção pelo vírus HIV.

Mesmo após o tratamento, o paciente pode voltar a pegar sífilis e, por isso, é importante continuar usando camisinha durante todo contato íntimo para evitar ser novamente contaminado com a sífilis ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora da sífilis surgem cerca de 3 a 4 dias após o início do tratamento e podem incluir aumento do bem-estar, redução das ínguas e cicatrização das feridas, por exemplo.

Por outro lado, quando o tratamento não é realizado da forma indicada pelo médico, é possível notar o surgimento de sinais de piora, como febre acima de 38ºC, dores articulares e musculares, diminuição da força muscular e paralisia progressiva. Além disso, nesses casos, pode haver também maior risco de desenvolver complicações, como meningite, hepatite, deformidade das articulações e paralisia, por exemplo.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre a sífilis:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Esquema terapêutico para sífilis e controle de cura. 2017. Disponível em: <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201703/16152016-4-5-7-esquema-tto-sifilis.pdf>. Acesso em 09 mai 2022
  • CDC. 2015 Sexually Transmitted Diseases Treatment Guidelines: Syphilis. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/tg2015/syphilis.htm>. Acesso em 28 mai 2019
Mostrar bibliografia completa
  • Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT): Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). 2.ed. Brasília: 2015. 97-98.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Tudo que precisa saber sobre SÍFILIS

    08:49 | 92724 visualizações