O que você precisa saber?

Saiba como se pega Sífilis e como se Proteger

A forma de transmissão da sífilis é o contato íntimo desprotegido, sem camisinha, com uma pessoa contaminada com a doença. O contato direto com a ferida dura é responsável por cerca de 95% dos casos de sífilis. 

A sífilis também passa de mãe para filho durante a gravidez e com o contato direto com o sangue contaminado. Esta doença se não for tratada pode comprometer gravemente a saúde por afetar os olhos, os ossos, o coração e até mesmo o sistema nervoso central.

Saiba como se pega Sífilis e como se Proteger

Assim, a sífilis pode ser transmitida através:

  • Do contato íntimo com o indivíduo que possui alguma ferida na pele que seja sífilis;
  • Do contato direto com sangue contaminado com a bactéria;
  • De mãe para filho através da placenta em qualquer fase da gravidez ou estágio da doença materna e também através do parto normal se o bebê entrar em contato com a ferida da sífilis.

A sífilis primária é caracterizada por uma ferida única e dura na pele, indolor, que se não for logo descoberta e tratada, pode desaparecer espontaneamente sem deixar nenhuma cicatriz no local. No homem, o local mais afetado é a glande do prepúcio e em volta da uretra, e na mulher, os locais mais afetados são os pequenos lábios, paredes da vagina e colo do útero. 

A ferida da sífilis pode ser muito pequena, medindo menos de 1 cm e muitas vezes a pessoa nem sabe que a tem e por isso é importante ir ao ginecologista ou urologista pelo menos 1 vez ao ano para verificar se existem alterações ou não e realizar exames que possam identificar possíveis doenças.

Como se proteger da sífilis

A melhor forma de se proteger é usar camisinha em todo contato íntimo porque ela forma uma barreira que impede o contato pele a pele que pode transmitir fungos, vírus e bactérias.

Veja como usar a camisinha corretamente:

Além disso, deve-se evitar entrar em contato direto com o sangue de qualquer pessoa e não colocar piercing ou fazer uma tatuagem num local que não tenha as condições de higiene necessárias, nem utilize material descartável. 

Como é feito o Tratamento 

O tratamento para a sífilis deve ser instituído o quanto antes, para evitar o agravamento da doença e suas consequências. A penicilina benzatina é o remédio mais eficaz.

Se a doença não for imediatamente tratada pode haver complicação, caracterizando a sífilis secundária, quando o agente causador já penetrou nos órgãos internos. Isso leva à presença de feridas nas palmas das mãos e feridas no rosto, parecidas com a acne, havendo também descamação da pele.

Na sífilis terciária outros órgãos são afetados, além das lesões na pele espalharem-se por grandes áreas. Os órgãos mais facilmente afetados são os ossos, coração, sistema nervoso central e periférico.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...