Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aneurisma da Aorta: sintomas, causas e tratamento

O aneurisma da aorta consiste na dilatação permanente de alguma parte da aorta, a maior artéria do corpo, que é subdivida em aorta abdominal e aorta torácica. Dependendo da região da aorta em que há a dilatação, pode ser classificada em torácica e abdominal, sendo esta última mais frequente de acontecer.

Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta não gera sintomas, sendo percebido apenas durante exames médicos de rotina. O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum de acontecer em homens com mais de 65 anos. Há ainda alguns fatores de risco para desenvolver a doença como a diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão e doença coronária. Veja os sintomas da aterosclerose na aorta.

Diferentes regiões da aorta
Diferentes regiões da aorta

Sintomas do aneurisma da aorta

Os sintomas de aneurisma da aorta variam de acordo com a porção da artéria afetada e tamanho do aneurisma. No caso do aneurisma da aorta abdominal, normalmente não há sintomas, podendo crescer lentamente e ser identificado apenas em exames de rotina.

Quando o aneurisma abdominal é grande, pode ser possível sentir certa pulsação na região abdominal, dor na lombar e dor intensa ou constante no peito. Já o aneurisma da aorta torácica pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Por exemplo: aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta pode causar dificuldade em engolir e rouquidão. Saiba reconhecer os sintomas do aneurisma da aorta.

Em alguns casos, a parede do aneurisma pode tornar-se fraca ao mesmo tempo que a pressão do sangue é constante, o que pode resultar na ruptura do aneurisma, levando à hemorragia interna grave.

Principais causas

As principais causas do aneurisma da aorta são:

  • Aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de placas de gordura no interior da artéria aorta;
  • Hipertensão;
  • Fatores genéticos;
  • Diabetes,
  • Problemas cardíacos;
  • Hipercolesterolemia.

Além disso, a idade superior a 65 anos e o hábito de fumar podem favorecer o aparecimento do aneurisma.

Para diagnosticar a aneurisma da aorta, o médico pode solicitar a realização de alguns exames, como tomografia computadorizada, raio-x e ecocardiograma, por exemplo. Conheça mais sobre os exames que avaliam o coração.

Como é feito o tratamento

O tratamento para aneurisma da aorta depende da idade da pessoa e a presença de outras doenças associadas, podendo ser indicada a realização de um procedimento cirúrgico para reparação da aorta ou a sua substituição por um enxerto feito com material sintético. Entenda como é feito o tratamento para aneurisma da aorta.

Para a prevenção de um aneurisma da aorta, recomenda-se a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem