Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas, causas e tratamento do aneurisma da aorta

O aneurisma da aorta consiste na dilatação permanente de alguma parte da aorta, a maior artéria do corpo, que é subdivida em aorta abdominal e aorta torácica, dependendo da região do corpo em que está localizada, sendo que o tipo de aneurisma da aorta mais comum é o aneurisma da aorta abdominal.

O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, principalmente homens com mais de 65 anos. Há ainda alguns fatores de risco para desenvolver a doença como a diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão e doença coronária. Veja os sintomas da aterosclerose na aorta.

Diferentes regiões da aortaDiferentes regiões da aorta

Sintomas do aneurisma da aorta

Os sintomas do aneurisma da aorta podem variar de acordo com a porção da artéria afetada. Os sintomas do aneurisma da aorta abdominal são praticamente inexistentes, mas o indivíduo poderá perceber uma certa pulsação na região abdominal, que pode causar dor intensa ou constante no peito.

Já o aneurisma da aorta torácica pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Por exemplo: aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta pode causar dificuldade em engolir e rouquidão. Veja mais detalhes em: Como saber se posso ter um aneurisma da aorta.

Causas do aneurisma da aorta

As causas do aneurisma da aorta geralmente estão relacionados à aterosclerose, que consiste no acumulo de placas de gordura no interior das artérias, neste caso, da aorta. A aterosclerose enfraquece as paredes a aorta, facilitando a sua dilatação.

Para o diagnóstico do aneurisma da aorta, o médico poderá solicitar exames como tomografia computadorizada, raio-x e ecocardiograma.

Como tratar o aneurisma da aorta

O tratamento para um aneurisma da aorta consiste na realização de uma cirurgia para reparação da aorta ou sua substituição por um enxerto feito com material sintético, dependendo da idade do paciente e se existem outras doenças envolvidas ou não. Veja como pode ser feito o tratamento para aneurisma da aorta.

Para a prevenção de um aneurisma da aorta, recomenda-se a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...