Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aneurisma da Aorta: sintomas, causas e tratamento

O aneurisma da aorta consiste na dilatação permanente de alguma parte da aorta, a maior artéria do corpo, que é subdivida em aorta abdominal e aorta torácica. Dependendo da região da aorta em que há a dilatação, pode ser classificada em torácica e abdominal, sendo esta última mais frequente de acontecer.

Na maioria dos casos, o aneurisma da aorta não gera sintomas, sendo percebido apenas durante exames médicos de rotina. O risco de sofrer esse tipo de lesão aumenta com o passar da idade, sendo mais comum de acontecer em homens com mais de 65 anos. Há ainda alguns fatores de risco para desenvolver a doença como a diabetes, aterosclerose, colesterol alto, hipertensão e doença coronária. Veja os sintomas da aterosclerose na aorta.

Aneurisma da Aorta: sintomas, causas e tratamento

Sintomas do aneurisma da aorta

Os sintomas de aneurisma da aorta variam de acordo com a porção da artéria afetada e tamanho do aneurisma. No caso do aneurisma da aorta abdominal, normalmente não há sintomas, podendo crescer lentamente e ser identificado apenas em exames de rotina.

Quando o aneurisma abdominal é grande, pode ser possível sentir certa pulsação na região abdominal, dor na lombar e dor intensa ou constante no peito. Já o aneurisma da aorta torácica pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Por exemplo: aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta pode causar dificuldade em engolir e rouquidão. Saiba reconhecer os sintomas do aneurisma da aorta.

Em alguns casos, a parede do aneurisma pode tornar-se fraca ao mesmo tempo que a pressão do sangue é constante, o que pode resultar na ruptura do aneurisma, levando à hemorragia interna grave.

Principais causas

As principais causas do aneurisma da aorta são:

  • Aterosclerose, que corresponde ao acúmulo de placas de gordura no interior da artéria aorta;
  • Hipertensão;
  • Fatores genéticos;
  • Diabetes,
  • Problemas cardíacos;
  • Hipercolesterolemia.

Além disso, a idade superior a 65 anos e o hábito de fumar podem favorecer o aparecimento do aneurisma.

Para diagnosticar a aneurisma da aorta, o médico pode solicitar a realização de alguns exames, como tomografia computadorizada, raio-x e ecocardiograma, por exemplo. Conheça mais sobre os exames que avaliam o coração.

Como é feito o tratamento

O tratamento para aneurisma da aorta depende da idade da pessoa e a presença de outras doenças associadas, podendo ser indicada a realização de um procedimento cirúrgico para reparação da aorta ou a sua substituição por um enxerto feito com material sintético. Entenda como é feito o tratamento para aneurisma da aorta.

Para a prevenção de um aneurisma da aorta, recomenda-se a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem