Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 sintomas de menopausa que não deve ignorar

Os sintomas da menopausa costumam ter início entre os 45 e 55 anos, em que a mulher passa a ter menstruação irregular e surgem ondas de calor, aumento da produção de suor, ressecamento da pele e dos cabelos e irritabilidade. Esses sintomas aparecem devido à diminuição da produção do hormônio estrogênio, que é responsável pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher.

O tratamento para menopausa é normalmente indicado para mulheres que apresentam sintomas muito intensos e que acabam por prejudicar sua vida profissional e pessoal. Por isso, nesses casos, o ginecologista pode indicar a realização da terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas.

10 sintomas de menopausa que não deve ignorar

Sintomas de menopausa

Os sintomas de menopausa surgem quando os ovários começam a entrar em falência, ou seja, quando deixam de funcionar e de produzir estrogênio, que está relacionado com o ciclo menstrual e a fertilidade da mulher. Os sintomas da menopausa e sua intensidade podem variar de mulher para mulher, assim como a idade que têm início, já que pode ter interferência da genética e do estilo de vida da mulher.

Se tem mais de 40 anos e acha que pode estar entrando na menopausa, selecione os seus sintomas:

  1. 1. Menstruação irregular
  2. 2. Ausência de menstruação por 12 meses seguidos
  3. 3. Ondas de calor que começam de repente e sem causa aparente
  4. 4. Suores noturnos intensos que podem interromper o sono
  5. 5. Cansaço frequente
  6. 6. Alterações de humor como irritabilidade, ansiedade ou tristeza
  7. 7. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
  8. 8. Secura vaginal
  9. 9. Queda de cabelos
  10. 10. Diminuição da libido
Imagem que indica que o site está carregando

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos. Além disso, o médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa, além da avaliação dos níveis de estrogênio e progesterona circulantes no sangue. Saiba mais sobre o diagnóstico da menopausa.

Tratamento para a menopausa

O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva, podendo ser recomendado pelo ginecologista o uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona. No entanto, no caso de mulheres com hipertensão descontrolada ou colesterol alto, os medicamentos com estrogênio e progesterona não são indicados, podendo ser sugerida a suplementação com soja.

Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais sob orientação médica como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), já que essa planta possui propriedades capazes de diminuir as dores menstruais. Conheça mais sobre a erva-de-são-cristóvão.

Para mais dicas do que se pode fazer para aliviar o desconforto da menopausa assista ao vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA - REGIONAL SÃO PAULO. Menopausa. 2017. Disponível em: <http://www.sbemsp.org.br/images/2017/maisbem/encarte_maisbem27.pdf>. Acesso em 04 Fev 2020
  • SOCIEDADE PORTUGUESA DE GINECOLOGIA. Consenso Nacional sobre Menopausa. 2016. Disponível em: <https://www.spginecologia.pt/uploads/Consenso_Menopausa_2016.pdf>. Acesso em 04 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem