Os sintomas da menopausa costumam ter início entre os 45 e 55 anos, em que a mulher passa a ter menstruação irregular e surgem ondas de calor, aumento da produção de suor, ressecamento da pele e dos cabelos e irritabilidade. Esses sintomas aparecem devido à diminuição da produção do hormônio estrogênio, que é responsável pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher.
O tratamento para menopausa é normalmente indicado para mulheres que apresentam sintomas muito intensos e que acabam por prejudicar sua vida profissional e pessoal. Por isso, nesses casos, o ginecologista pode indicar a realização da terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas.

Sintomas de menopausa
Os sintomas de menopausa surgem quando os ovários começam a entrar em falência, ou seja, quando deixam de funcionar e de produzir estrogênio, que está relacionado com o ciclo menstrual e a fertilidade da mulher. Os sintomas da menopausa e sua intensidade podem variar de mulher para mulher, assim como a idade que têm início, já que pode ter interferência da genética e do estilo de vida da mulher.
Se tem mais de 40 anos e acha que pode estar entrando na menopausa, selecione os seus sintomas:
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da menopausa é feito com base nos sintomas que a mulher apresenta e a sua principal característica é ficar sem menstruar por pelo menos 12 meses consecutivos. Além disso, o médico também poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de FSH no sangue para comprovar a menopausa, além da avaliação dos níveis de estrogênio e progesterona circulantes no sangue. Saiba mais sobre o diagnóstico da menopausa.
Tratamento para a menopausa
O tratamento para menopausa é indicado para mulheres que manifestam sintomas muito intensos que comprometem sua vida profissional, familiar e afetiva, podendo ser recomendado pelo ginecologista o uso de medicamentos à base de estrogênio e progesterona. No entanto, no caso de mulheres com hipertensão descontrolada ou colesterol alto, os medicamentos com estrogênio e progesterona não são indicados, podendo ser sugerida a suplementação com soja.
Outra opção para o tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais sob orientação médica como Agnocasto (Agnus castus), Dong quai (Angelica sinensis) ou Erva-de-são-cristóvão (Cimicifuga Racemosa), já que essa planta possui propriedades capazes de diminuir as dores menstruais. Conheça mais sobre a erva-de-são-cristóvão.
Para mais dicas do que se pode fazer para aliviar o desconforto da menopausa assista ao vídeo a seguir: