Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exames que confirmam a Menopausa

Para identificar a menopausa, deve-se avaliar os sintomas apresentados pela mulher, como ondas de calor e ausência de menstruação, e fazer exames complementares de sangue ou de urina que verificam os níveis de concentração do hormônio FSH, que está aumentado durante a menopausa.

Após confirmar a menopausa, o ginecologista também pode pedir outros exames para verificar a saúde geral da mulher, como ultrassonografia transvaginal e mamografia.

Exames que confirmam a Menopausa

Exame de farmácia da menopausa

É possível fazer um exame rápido de farmácia para detectar a menopausa, chamado Confirme Menopausa. O seu preço médio de 20 reais e a sua utilização deve ser feita da seguinte forma:

  1. Colocar a urina em um frasco limpo e seco;
  2. Inserir a ponta da caneta do exame dentro do frasco durante cerca de 3 segundos;
  3. Esperar 5 minutos e avaliar o resultado.

A urina pode ser coletada em qualquer hora do dia e o resultado positivo é dado quando surgem 2 linhas no teste, sendo uma de cor mais escura que a linha de controle.

Em caso de resultado positivo, a mulher pode estar na menopausa ou na pré-menopausa, devendo consultar um ginecologista para fazer confirmar o resultado obtido. Se o seu resultado deu positivo, saiba como deve ser o tratamento da menopausa.

Exames no médico

Para confirmar a menopausa, o ginecologista irá avaliar os sintomas apresentados e pedir um exame de sangue que avalie o hormônio FSH, que está aumentado durante esta fase da vida.

Em caso positivo, outros exames poderão ser recomendados para avaliar a saúde geral da mulher, como ultrassonografia transvaginal, mamografia, densitometria óssea e papanicolau.

Quando os sintomas da menopausa surgem antes dos 45 anos, o ginecologista também pode pedir um exame de sangue que avalia a função da tireoide, pois o hipotireoidismo também pode causar sintomas semelhantes aos da menopausa. Faça nosso teste online dos sintomas da menopausa e descubra que você já chegou nessa fase.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...