Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 formas de acalmar a mente agitada

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

O estresse além de afetar a mente, pode também provocar tensão muscular, queda de cabelo, tontura e dor de cabeça frequente, podendo se manifestar em pessoas de todas as idades, sendo por isso, muito importante seguir algumas técnicas de relaxamento, de forma a prevenir estes sintomas ou o agravamento de doenças já existentes.

8 formas de acalmar a mente agitada

1. Meditar todos os dias

A meditação pode deixar a pessoa mais calma, e pode ser praticada em qualquer lugar ou em qualquer momento. Durante a meditação, a concentração aumenta, e são eliminados alguns pensamentos confusos que podem estar na origem do estresse, promovendo um maior bem-estar físico e emocional, devolvendo equilíbrio e paz interior.

Existem vários tipos de meditação:

  • Meditação guiada: com este método de meditação, deve-se formar imagens mentais de lugares ou situações que se considerem relaxantes. Para isso, devem-se usar os sentidos através de cheiros, sons, imagens e texturas, podendo ser ou não guiada por um profissional;

  • Mantra: neste método de meditação, repete-se lentamente uma palavra, frase ou pensamento que ajude a acalmar, de forma a evitar distrações;

  • Mindfulness: este tipo de meditação baseia-se em ter uma maior consciência e aceitação de viver no momento presente. Deve ser feito numa posição confortável, vivendo apenas o momento presente, e caso surja algum sentimento ou preocupação, deixar passar sem focar nele, julgar ou fazer planos. Veja mais sobre como fazer mindfulness e quais os benefícios para a saúde;

  • Qi gong: esta técnica normalmente combina meditação, relaxamento, movimento físico e exercícios de respiração para restaurar e manter o equilíbrio;

  • Tai chi: este é um tipo de meditação com artes marciais chinesas em que se realizam lentamente determinadas posturas e movimentos, enquanto se respira profundamente;

  • Yoga: são realizadas posturas e exercícios de respiração controlados para promover um corpo mais flexível e uma mente calma. À medida que a pessoa se move através de poses que exigem equilíbrio e concentração, concentra-se menos em seu dia agitado e mais no momento. Veja outros benefícios do yoga para a saúde.

Idealmente, para praticar estas técnicas, deve-se escolher um local sossegado, posições confortáveis e sobretudo ter uma atitude positiva.

8 formas de acalmar a mente agitada

2. Praticar 30 minutos de exercício físico

Fazer pelo menos 30 minutos de algum tipo de exercício físico diário, traz benefícios para as emoções, e é um bom momento para pensar nos problemas e encontrar estratégias para solucioná-los. Além disso, diminui a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e libera endorfinas na corrente sanguínea que promovem o bem-estar. 

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos e os menos aconselhados são os de competição porque podem agravar o estresse. Podem-se fazer caminhadas na rua, na praia ou andar de bicicleta, por exemplo.

3. Ter um pensamento positivo

O otimismo e pessimismo podem afetar muito a saúde e o bem-estar, por isso, deve-se manter um pensamento positivo, da seguinte forma: 

  • Identificar e mudar pensamentos negativos, como dramatizar demasiado uma determinada situação, culpar-se ou sofrer antecipadamente;
  • Identificar áreas para mudar que são enfrentadas com pessimismo, seja no trabalho ou num relacionamento;
  • Rodear-se de pessoas positivas;
  • Avaliar racionalmente cada pensamento negativo que surgir;
  • Agradecer as coisas boas que acontecem na vida;
  • Praticar o bom humor, rindo ou sorrindo especialmente durante momentos difíceis. 

Mesmo que se esteja a passar por um momento menos bom, deve-se sempre pensar e focar-se em algo positivo que esteja acontecendo. 

4. Tirar tempo para você mesmo

Algumas pessoas acham difícil dizer não a qualquer pedido, mesmo quando não têm tempo. Mas, dizer sim a tudo, provoca ainda mais estresse e menos paz de espírito e, por isso, é importante tirar um tempo para fazer algo que se gosta, como ler um livro ou dar um passeio, sem se sentir culpado.

Também é importante gerir o tempo entre o trabalho e a vida pessoal, tentando encontrar um equilíbrio entre ambos.

8 formas de acalmar a mente agitada

5. Sair com os amigos

Manter uma vida social com amigos e familiares, ajuda a reduzir o estresse. Assim, fazer uma pausa para café com um amigo no trabalho, conversar com um vizinho, telefonar a um familiar, são formas de reduzir o estresse, enquanto se promove relacionamentos duradouros com pessoas próximas.

6. Comer bem para se proteger do estresse

Para combater o estresse, deve-se fazer uma alimentação equilibrada, evitando alimentos que sobrecarreguem  as glândulas supra-renais, já que têm um papel muito importante na regulação das reações do organismo ao estresse, como a cafeína, o açúcar e o álcool, e dando preferência a alimentos ricos em vitamina C, Vitamina B5 e B6, magnésio e zinco.

A vitamina C pode ser encontrada em frutas e legumes como morangos, laranjas e bróculos, a vitamina B5 está presente em ovos, cogumelos, frango e salmão e a vitamina B6 pode ser encontrada em lentilhas, truta e banana. Já o zinco está presente em feijão-preto, ostras e mexilhões e o magnésio em amêndoas, milho e ervilhas. Pode-se também optar por tomar um suplemento que tenha os mesmos nutrientes na sua composição. Veja mais sobre o que comer para combater o estresse e o esgotamento mental.

7. Fazer massagens relaxantes

As massagens com óleos essenciais de Alfazema, Eucalipto ou Camomila são ótimas opções para aliviar a tensão muscular e o estresse, pois estimulam a circulação sanguínea e renovam energias. Além disso, ajudam a reduzir a tensão muscular e promovem o relaxamento dos músculos. 

Os óleos a utilizar neste tipo de massagens devem possuir propriedades terapêuticas que acalmem e relaxem, como o óleo de alfazema ou de camomila por exemplo. Veja mais sobre como fazer massagens relaxantes com óleos essenciais.

8 formas de acalmar a mente agitada

8. Tomar remédios naturais 

São vários os remédios naturais que podem ajudar a acalmar a mente e a dormir melhor, como:

Chá de camomila e erva-dos-gatos

A camomila e erva-dos-gatos são relaxantes e ligeiramente sedativos.

Ingredientes

  • 250 ml de água a ferver
  • 1 colher de chá de camomila seca
  • 1 colher de cá de erva-dos-gatos seca

Modo de preparo

Verter a água a ferver sobre as ervas e tapar deixando repousar durante dez minutos e coar. Beber três chávenas por dia.

Chá de valeriana

A valeriana é um sedativo poderoso e seguro muito útil em casos de estresse e ansiedade.

Ingredientes

  • 250 ml de água a ferver
  • 1 colher de raiz de valeriana seca

Modo de preparo

Verter a água a ferver sobre a raíz de valeriana seca, tapando de seguida para que os óleos essenciais não evaporem e deixando repousar por dez minutos, coando de seguida. Beber no máximo três chávenas por dia.

Inalador de alfazema

Para aliviar o estresse e a ansiedade, colocar uma gota de óleo essencial de alfazema num lenço de mão, ou numa almofada e inspirar quantas vezes se desejar. Veja mais remédios naturais que combatem o estresse.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...