9 remédios para dor na coluna (e quando ir ao médico)

Atualizado em março 2024

Alguns remédios para dor na coluna, como o ibuprofeno, o paracetamol, a ciclobenzaprina ou a duloxetina, ajudam a reduzir a inflamação, relaxar a musculatura das costas ou inibir a dor, aliviando os sintomas de dor na coluna.

A dor na coluna é muito comum, podendo ocorrer por má postura, tensão muscular, entorse ou até por condições de saúde como hérnia de disco, artrite, artrose, fibromialgia ou espondilite anquilosante, por exemplo. Confira todas as causas de dor na coluna.

Os remédios para dor na coluna devem ser utilizados com orientação do ortopedista, após avaliação da causa da dor, assim como da sua intensidade, e assim, indicar o melhor remédio de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

9 remédios para dor na coluna

Os principais remédios para dor na coluna são:

1. Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que age reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, aliviando a dor.

Esses anti-inflamatórios podem ser indicados para a dor nas costas, causada por inflamação no nervo ciático, entorse, hérnia de disco, dor lombar, bico de papagaio ou espondilolistese, por exemplo. 

Os anti-inflamatórios não esteroides geralmente são a primeira opção de tratamento para dor nas costas, sendo que além do ibuprofeno, outros anti-inflamatórios que podem ser indicados pelo médico são naproxeno, cetoprofeno ou diclofenaco, por exemplo.

Se tem dor na coluna, marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas de Coluna e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

2. Paracetamol

O paracetamol, assim como a dipirona, é um analgésico que pode ser indicado pelo médico pois ajuda a aliviar a dor nas coluna.  

O uso de analgésicos deve sempre ser orientado pelo médico, uma vez que podem causar danos no estômago ou fígado, principalmente se tomados por tempo prolongado ou em doses altas.

No caso de dor na coluna durante a gravidez, o único analgésico considerado seguro para dor na coluna é o paracetamol, que deve ser usado somente com orientação do obstetra. Saiba como tomar o paracetamol na gravidez.  

3. Diclofenaco dietilamônio

O diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac) é uma pomada que tem ação anti-inflamatória local, aliviando a dor na coluna causada por traumas ou lesões nos músculos ou ligamentos, contusões, distensões ou entorses.

Outras pomadas para dor na coluna que podem ser indicadas pelo médico são Calminex H ou Gelol, que possuem uma associação de substâncias como salicilato de metila, cânfora ou levomentol, que ajudam a aliviar a dor nas coluna.

4. Ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina é um relaxante muscular que pode ser indicado pelo médico para a dor na coluna causada por fibromialgia, pois bloqueia os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular.

Esse remédio deve ser utilizado somente por adultos, com indicação médica, por um período máximo de 2 a 3 semanas de tratamento. Veja como tomar a ciclobenzaprina.  

5. Diazepam

O diazepam é um benzodiazepínico que tem ação relaxante muscular podendo ser indicado pelo médico para o alívio da dor muscular na coluna.

Esse remédio é vendido somente com receita médica e retenção da receita pela farmácia. Saiba como tomar o diazepam.  

6. Tiocolchicosídeo

O tiocolchicosídeo também é um relaxante muscular que pode ser indicado para a dor na coluna, causada por espasmo ou contração muscular.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação médica, por no máximo 7 dias de tratamento.

7. Tramadol

O tramadol, assim como a codeína, é um analgésico opioide que pode ser indicado pelo médico para dor na coluna, pois tem ação analgésica potente, aliviando a dor moderada a intensa.  

Os opioides devem ser usados por um curto período de tempo, pois podem causar diversos efeitos colaterais, além de poder causar dependência.

8. Duloxetina

A duloxetina é um antidepressivo que pode ser indicado para dor crônica na coluna crônica, causada por fibromialgia. Saiba como tomar a duloxetina.

Outro antidepressivo que pode ser indicado pelo médico é a amitriptilina.

9. Dipropionato de betametasona

O dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona (Diprospan) é um corticoide na forma de injeção que pode ser aplicada pelo médico diretamente na articulação da coluna lombar, cervical ou torácica, ou por via intramuscular, pois ajuda a aliviar a dor causada por hérnia de disco, bico de papagaio ou compressão de nervos, por exemplo.

Geralmente, essa injeção é indicada nos casos em que a dor na coluna é acompanhada por formigamento ou dormência nos braços ou pernas, ou quando os remédios orais provocam efeitos colaterais ou a pessoa não consegue realizar a fisioterapia por sentir dor.

Remédios caseiros para dor na coluna

Os remédios caseiros para dor na coluna podem ajudar a complementar o tratamento médico com remédios e fisioterapia.

Uma boa opção de remédio caseiro para dor na coluna é fazer uma compressa morna, pois ajuda a reduzir a dor por relaxar os músculos e ativar a circulação sanguínea na região.

Quando ir ao médico

É importante consultar o ortopedista quando a dor na coluna é acompanhada de outros sintomas como:

  • Dor muito forte;
  • Dor que dura mais de 4 semanas;
  • Sensação de dormência ou formigamento nos braços ou pernas;
  • Perda da força nos braços ou pernas;
  • Dor que não melhora com o repouso;
  • Perda de peso sem motivo aparente.

Além disso, deve-se procurar o pronto-socorro nos casos de traumas na coluna, perda do controle da bexiga ou intestinos ou febre.

Vídeos relacionados