Adalgur N: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023

O Adalgur N é um remédio relaxante muscular, que contém paracetamol e tiocolchicosídeo na sua composição, que agem causando aliviando a dor e diminuindo a inflamação, indicado para o tratamento da dor leve a moderada, relacionadas à contrações musculares dolorosas ou dor na coluna vertebral.

Este remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 500 mg de paracetamol e 2 mg de tiocolchicosídeo, em embalagens com 30 ou 60 comprimidos, e deve ser usado com indicação médica.

O Adalgur N deve ser utilizado com indicação médica, somente por adultos, por um período máximo de 7 dias de tratamento. Conheça outros relaxantes musculares que podem ser prescritos pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Adalgur N é indicado como relaxante muscular para o tratamento da dor leve a moderada relacionadas a contrações musculares, ou para complementar o tratamento da dores causadas pelo reumatismo.

Como tomar

O Adalgur N deve ser tomado por via oral, com um copo de água, nos horários indicados pelo médico.

A dose geralmente recomendada é de 1 a 2 comprimidos, 3 ou 4 vezes ao dia, sendo que a dose máxima não deve ultrapassar 8 comprimidos por dia.

A duração do tratamento com Adalgur N deve ser feita por curto período de tempo, e geralmente não deve ser usado por mais de 7 dias, a não ser que o médico recomende um tratamento mais prolongado.

Possíveis efeitos colaterais

O efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com Adalgur N, são raros, e incluem sonolência, náuseas, vômitos, pancreatite, alterações sanguíneas, febre, hipoglicemia, dor de estômago ou diarreia.

Quando administrado em doses maiores do que as recomendadas, devido ao paracetamol na sua composição, o Adalgur N pode afetar gravemente o fígado e causar hepatite medicamentosa, colocando a vida em risco. Veja como identificar os sintomas de hepatite medicamentosa.

Além disso, o Adalgur N pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, inchaço na boca, língua ou rosto, vermelhidão ou formação de bolhas na pele. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O Adalgur N não deve ser usado por crianças menores de 16 anos, mulheres em amamentação, grávidas ou que desejam engravidar, ou por pessoas com doenças graves no fígado, doenças nos rins, falta de tônus muscular ou paralisia flácida, que se caracteriza por fraqueza nos músculos.

Além disso, o Adalgur N não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao paracetamol ou tiocolchicosídeo, ou por pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool, pois pode causar intoxicação e levar ao surgimento de insuficiência hepática ou hepatite medicamentosa.

O Adalgur N também não deve ser usado simultaneamente com medicamentos como a ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno, ou diclofenaco, por exemplo.

Vídeos relacionados