Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Naproxeno

O naproxeno é um remédio com ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética sendo, por isso, indicado para o tratamento da dor de garganta, dor de dente, sintomas de gripe e resfriado, dores menstruais, dores musculares e dores reumáticas.

Este remédio está disponível em farmácias, em genérico ou com os nomes comerciais Flanax ou Naxotec, podendo ser comprado por um preço de cerca de 7 a 30 reais, dependendo da marca, dosagem e dimensão da embalagem.

Naproxeno

Para que serve

O naproxeno é um anti-inflamatório não esteroide, com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas, indicado para o tratamento de:

  • Dor e inflamação de garganta, dor de dente, dor abdominal, dor menstrual e dor pélvica;
  • Dor e febre, em situações como gripe e resfriado;
  • Condições periarticulares e musculoesqueléticas, como torcicolo, dor muscular, bursite, tendinite, sinovite, tenossinovite, dor de costas e das articulações e cotovelo do tenista;
  • Dor e a inflamação em doenças reumáticas como artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, gota e artrite reumatoide juvenil;
  • Enxaqueca e dor de cabeça, assim como da sua prevenção;
  • Dor pós-cirúrgica;
  • Dor pós-traumática, como entorses, distensões, contusões e dor decorrente da prática de esportes.

Além disso, este remédio também pode ser usado para tratar as dores no pós-parto, mas só em mulheres que não estejam a amamentar.

Como usar

A posologia do naproxeno depende do objetivo do tratamento, e deve ser determinada pelo médico.

Para o tratamento de estados dolorosos crônicos com inflamação, como osteoartrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante, a dose recomendada é de 250 mg ou 500 mg, duas vezes ao dia ou em dose única diária, podendo a dose ser reajustada.

Para o tratamento de estados dolorosos agudos com inflamação, como por exemplo para analgesia, dores menstruais ou condições musculoesqueléticas agudas, a dose inicial é de 500 mg, seguido por 250 mg, a cada 6 a 8 horas, conforme a necessidade.

Para tratar a crise de gota aguda, pode ser usada uma dose inicial de 750 mg, seguida por 250 mg a cada 8 horas até que a crise seja aliviada.

Para o tratamento da enxaqueca aguda, a dose recomendada é de 750 mg mal surja um primeiro sintoma de um ataque iminente. Após meia hora da dose inicial, pode-se tomar uma dose adicional de 250 mg a 500 mg no decorrer do dia, se necessário. Para a prevenção da enxaqueca, a dose recomendada é de 500 mg, duas vezes ao dia. 

Quem não deve usar

O naproxeno está contra-indicado em pessoas com hipersensibilidade ao naproxeno, naproxeno sódico ou aos restantes componentes da fórmula, pessoas com asma, rinite, pólipos nasais ou urticária causados ou exacerbados pelo uso de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Além disso, o naproxeno também não deve ser usado em pessoas com sangramento ativo ou antecedente de sangramento gastrintestinal ou perfuração relacionado a uso anterior de AINEs, com história de úlcera péptica, em pessoas com insuficiência cardíaca grave ou com depuração de creatinina inferior a 30 mL/min.

Também não deve ser usado em crianças menores de 2 anos, grávidas e lactantes. 

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com o naproxeno são distúrbios gastrointestinais e hepáticos, como náusea, má digestão, azia e dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e vômito.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem