Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o paracetamol e quando tomar

O paracetamol é um remédio muito usado para baixar a febre e para aliviar temporariamente dores leves a moderadas tais como dores associadas a resfriados, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares ou dores associadas a cólicas menstruais.

Se recomendado pelo médico, este medicamento pode ser usado em crianças, adultos e grávidas, no entanto devem-se respeitar sempre as doses, porque caso contrário o paracetamol pode causar graves problemas de saúde, como lesões no fígado por exemplo.

Para que serve o paracetamol e quando tomar

Para que serve

O paracetamol é um analgésico e antipirético que está disponível em várias doses e apresentações e pode ser obtido em farmácias em genérico ou com o nome de marca Tylenol ou Dafalgan. Este medicamento pode ser tomado para baixar a febre e para atenuar as dores associadas a resfriados, dor de cabeça, dor no corpo, dor de dente, dor nas costas, dores musculares ou dores associadas a cólicas menstruais.

O paracetamol está ainda disponível associado a outras substâncias ativas, como a codeína ou tramadol por exemplo, exercendo assim uma maior ação analgésica, ou associado a anti-histamínicos, que são associações muito usadas em estados de gripe e resfriados. Além disso, a cafeína é muitas vezes adicionada ao paracetamol, para potenciar a sua ação analgésica.

Como se deve tomar este medicamento

O paracetamol está disponível em várias doses e apresentações, como comprimidos, xarope e gotas, devendo ser tomado da seguinte forma:

1. Paracetamol gotas 200 mg/mL

A posologia de Paracetamol gotas depende da idade e do peso, assim:

  • Crianças abaixo de 12 anos: A dose usual é de 1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. 
  • Adultos e crianças acima de 12 anos: A dose usual é de 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, com intervalos de 4 a 6 horas, no período de 24 horas.

Para bebês e crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, deve-se consultar o médico antes do uso. 

2. Paracetamol xarope 100 mg/mL

A dose infantil de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração, de acordo com a tabela seguinte:

Peso (kg)Dose (mL)
3

0,4

40,5
50,6
60,8
70,9
81,0
91,1
101,3
111,4
121,5
131,6
141,8
151,9
162,0
172,1
182,3
192,4
202,5

3. Paracetamol comprimidos

O paracetamol comprimidos só deve ser usado por adultos ou crianças com mais de 12 anos.

  • Paracetamol 500 mg: A dose usual é de 1 a 3 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia.
  • Paracetamol 750 mg: A dose usual é de 1 comprimido 3 a 5 vezes ao dia.

A duração do tratamento depende do desaparecimento dos sintomas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do paracetamol são urticária, coceira e vermelhidão no corpo, reações alérgicas e aumento das transaminases, que são enzimas presentes no fígado, cujo aumento pode levar a problemas neste órgão.

Quando não se deve usar

O paracetamol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a esta substância ativa ou a qualquer outro componente contido no medicamento. Além disso, também não deve ser usado por pessoas que ingiram grandes quantidade de álcool, que tenham problemas de fígado ou que já estejam a tomar outro medicamento contendo paracetamol.

O paracetamol pode ser usado na gravidez?

O paracetamol é um analgésico que pode ser tomado durante a gravidez, mas deve ser usada a menor dose possível e sempre sob orientação médica. A dose diária de até 1g de paracetamol por dia é considerado seguro, no entanto, o ideal é privilegiar os analgésicos naturais, como gengibre ou o alecrim por exemplo. Veja como preparar um analgésico natural para a gravidez.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...