Paracetamol pode ser usado na gravidez?

O paracetamol é um analgésico que pode ser tomado durante a gravidez, mas em doses controladas e sob orientação do obstetra. Quando comparado com outros analgésicos, o paracetamol continua sendo o mais seguro e, por isso, é considerado a primeira linha de tratamento para dor e febre que não melhoram.

Ainda assim, é importante usar o paracetamol na menor dose possível e pelo menor período de tempo, já que existe um pequeno risco de afetar o normal desenvolvimento do bebê. Alguns estudos indicam que o consumo de paracetamol na gravidez pode estar relacionado com uma maior incidência de hiperatividade em crianças e, até, autismo.

Uma boa alternativa para evitar o uso do paracetamol durante a gravidez é recorrer a técnicas e remédios caseiros para tratar o problema. Confira algumas formas naturais de tratar problemas comuns na gravidez como dor de garganta, dor de cabeça ou sinusite, por exemplo.

Paracetamol pode ser usado na gravidez?

Porque pode afetar o desenvolvimento do bebê

O paracetamol ajuda a aliviar a dor porque se liga a alguns receptores do cérebro, chamados receptores canabinoides, que produzem um efeito de adormecimento dos nervos, aliviando a sensação de dor.

Dessa forma, quando a grávida utiliza o medicamento durante a gravidez, a substância pode também ser absorvida pelo cérebro do bebê, afetando os mesmos receptores, que são responsáveis pelo desenvolvimento e maturação dos neurônios. Quando esses neurônios não se desenvolvem corretamente podem surgir problemas como autismo ou hiperatividade, por exemplo.

Conheça a lista completa dos medicamentos proibidos na gravidez.

Como preparar um analgésico natural para a gravidez

Um bom exemplo de analgésico natural que pode ser utilizado para aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca ou outras dores na gravidez é o chá de gengibre, pois possui efeito analgésico e anti-inflamatório.

Ao contrário da crença popular, o gengibre não afeta a gravidez desde que utilizado em doses de até 1 grama por dia e por até 4 dias seguidos, sendo uma melhor opção ao uso de medicamentos.

Ingredientes

  • 1 g da raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar o gengibre numa panela e acrescentar a água. Tampar e deixar ferver por 5 minutos, depois tomar morno ou frio.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NHS. Paracetamol for adults. Disponível em: <https://www.nhs.uk/medicines/paracetamol-for-adults/>. Acesso em 22 Jun 2021
  • DE FAYS, Laurence et al.. Use of paracetamol during pregnancy and child neurological development. Developmental Medicine & Child Neurology. 2015
Mais sobre este assunto: