Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que Serve e Como Usar o Ibuprofeno

O Ibuprofeno está indicado para o alivio da febre e da dor leve a moderada, como dor de cabeça, dor muscular, dor de dentes, dor lombar, dores relacionadas a problemas reumáticos não articulares e periarticulares, enxaqueca, processos inflamatórios associados a entorses e distensões e dores associadas a gripe e resfriado. 

Além disso, também pode ser usado para o alívio de sinais e sintomas de osteoartrite, artrite reumatoide, reumatismo articular, nos traumas relacionados ao sistema musculoesquelético e no alívio da dor após procedimentos cirúrgicos em odontologia, ginecologia, ortopedia, traumatologia e otorrinolaringologia.

Este medicamento pode ser comprado em farmácias por um preço de cerca de 5 a 30 reais, dependendo da dose, forma farmacêutica e dimensão da embalagem, estando disponível com os nomes comercias Alivium, Advil, Buprovil, Ibupril ou Motrin e em genérico.

Para que Serve e Como Usar o Ibuprofeno

Como tomar 

A posologia depende da forma farmacêutica do medicamento:

1. Ibuprofeno gotas pediátricas 50 mg/ml

A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses de idade pode variar de 1 a 2 gotas/kg de peso, a cada 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não
excedendo o máximo de 40 gotas por dose.

Em adultos, a posologia habitual do ibuprofeno 50mg/mL como antipirético é de 40 gotas (200mg), podendo ser repetida por, no máximo, 4 vezes em um período de 24 horas.

2. Ibuprofeno gotas pediátricas 100 mg/ml

A posologia recomendada para crianças a partir de 6 meses de idade é de 1 gota/kg de peso, em intervalos de 6 a 8 horas, ou seja, de 3 a 4 vezes ao dia, não excedendo a dose máxima recomendada de 20 gotas por dose.

Crianças com mais de 30Kg não devem exceder a dose máxima de 20 gotas (200mg) por dose e a dose máxima permitida por dia é de 80 gotas (800mg). Para adultos, a posologia recomendada pode variar de 20 gotas (200mg) a 80 gotas (800mg), podendo ser repetida por, no máximo, 4 vezes por dia. 

3. Ibuprofeno comprimidos

A posologia deve ser estabelecida pelo médico, porque vai depender do problema que se deseja tratar.

A dose recomendada para adultos e crianças com mais de 12 anos é de 200 a 600 mg, 3 ou 4 vezes ao dia, evitando exceder a dose máxima diária de 2400 mg.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ibuprofeno são tontura, reações cutâneas, dor de estômago e náuseas.

Além disso, embora seja mais raro, também pode ocorrer coceira, má digestão, prisão de ventre, anorexia, vômitos, diarreia, excesso de gases intestinais, retenção de sódio e água, dor de cabeça, irritabilidade e zumbido.

Quem não deve usar

O ibuprofeno não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, que tenham uma úlcera no estômago ativa ou sangramento gastrintestinal ou que sofram de insuficiência grave do fígado, rins ou coração. 

Além disso, também não deve ser usado em casos em que o ácido salicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não esteroides tenham induzido asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática.

Este medicamento também não deve ser usado por grávidas, mulheres que estejam a amamentar e crianças com menos de 6 meses de idade. O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos de idade só deve ser feito sob orientação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem