Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação

​O desenvolvimento do bebê às 28 semanas de gestação, que são 7 meses de gravidez, é marcado pelo estabelecimento do padrão do sono e vigília. Isto é, a partir desta semana, o bebê já acorda e dorme quando deseja, e tem uma aparência menos enrugada porque começa a acumular gordura debaixo da pele.

Quando o feto nasce com 28 semanas pode sobreviver, no entanto, deve ficar internado no hospital até que os seus pulmões estejam completamente desenvolvidos, permitindo que respire sozinho.

Se o bebê ainda estiver sentado, veja como pode ajudá-lo a virar para encaixar em: 3 exercícios para ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo.

Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação

Em relação ao desenvolvimento do bebê, às 28 semanas de gestação, a pele encontra-se menos transparente e mais pálida, devido ao acúmulo de gordura. Além disso, as células cerebrais se multiplicam grandemente, e o bebê começa a reagir à dor, ao tato, ao som e a luz que passa pela barriga da mãe, fazendo com que se mexa mais. Ainda nas 28 semanas de gestação, o feto bebe o líquido amniótico e acumula as fezes no intestino, ajudando a construir o mecônio.

Além disso, na 28ª semana de gestação o bebê conhece reconhecer a voz da mãe e reagir a barulhos fortes e música alta, por exemplo, e o coração já passa a bater num ritmo mais acelerado.

O bebê também já começa a ter ciclos regulares de sono, respiração e deglutição.

Tamanho do feto com 28 semanas de gestação

O tamanho do feto com 28 semanas de gestação é de aproximadamente 36 centímetros da cabeça ao calcanhar e o peso médio é de 1,100 Kg.

Fotos do feto com 28 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação

Alterações na mulher 

Ao sétimo mês, os seios podem vazar colostro e a futura mãe pode ter alguma dificuldade em adormecer. A pressão abdominal está muito aumentada e o aparelho gastrointestinal funciona mais lentamente, por isso a azia ou prisão de ventre algumas vezes acompanhada de hemorroidas podem surgir.

Assim, é recomendado fazer refeições pequenas e com pouco líquidos, comendo devagar e mastigando lentamente os alimentos de modo a evitar a azia. Além disso, é importante evitar tomar laxantes para contornar a prisão de ventre, pois podem reduzir a absorção de nutrientes dos alimentos, dando preferência para frutas e legumes crus, com ou sem casca, pois ajudam a melhorar o trânsito intestinal.

É normal também que a mulher apresente dores na articulação pélvica, sendo normalmente resultado de alterações hormonais. Além disso, nessa fase da gestação é difícil achar uma posição confortável para dormir ou abaixar para pegar alguma coisa no chão. Assim, é recomendado evitar fazer esforço e descansar o máximo possível.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?


Bibliografia

  • BLOTT, Maggie. A sua gravidez dia a dia. DK, 2009. 280.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem