Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação

Semana de gestação: 28 semanas

Equivale ao mês: início do 7º mês

Equivale aos dias: 190 a 196 dias de gestação

Na 28ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pelo rápido crescimento do cérebro, que começa a formar dobras permitindo aumentar a área de contato entre os neurônios e formar novas conexões entre eles. O bebê já está mais ativo, reconhece a voz da mãe e reage aos sons e luz, movimentando-se cada vez mais em resposta a esses estímulos externos.

Esta é a semana que marca o início do terceiro trimestre da gestação e a mulher pode apresentar sintomas como coceira ou estrias na barriga, ou dificuldade para dormir devido ao tamanho da barriga em crescimento.

Desenvolvimento do bebê - 28 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na 28ª semana da gestação, o cérebro do bebê está em rápido crescimento, as células cerebrais se multiplicam cada vez mais e são formadas as dobras no cérebro que servem aumentar a área de contato entre os neurônios, e o bebê começa a reagir à dor, ao tato, ao som e a luz que passa pela barriga da mãe, fazendo com que se mexa mais.

Nesta semana da gestação, o bebê já reconhece a voz da mãe e reage a barulhos fortes e música alta, por exemplo, e o coração já passa a bater num ritmo mais acelerado.

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 28 semanas de gestação é de cerca de 36,1 centímetros medidos da cabeça aos pés, e cerca de 25,4 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma berinjela. 

Mudanças no corpo da mulher

Na 28ª semana de gravidez, devido ao crescimento do útero, algumas mulheres podem apresentar coceira na barriga ou estrias. Além disso, o peso do útero, a mudança da curvatura do corpo, e o afrouxamento das articulações para preparar o corpo para o parto, podem causar dor nas costas ou dor pélvica.

Nesta fase da gestação, também é comum a mulher apresentar insônia devido às alterações hormonais normais da gravidez e ao tamanho da barriga que pode dificultar encontrar uma posição confortável para dormir.

Cuidados durante a 28ª semana

Na 28ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Coceira na barriga ou estrias: passar óleo de amêndoas na barriga ou hidratantes próprios para usar gravidez recomendados pelo médico, podem ajudar a aliviar a coceira associadas à pele esticada e evitar o aparecimento de estrias;
  • Dor nas costas: evitar fazer esforços excessivos, não carregar pesos, não ficar muito tempo de pé, evitar cruzar as pernas ao sentar, usar uma cinta de gestante, para dar suporte à barriga e às costas, ou aplicar compressas quentes sobre as costas. Além disso, deve-se praticar atividades físicas recomendadas pelo médico como alongamentos, ioga ou pilates para fortalecer a musculatura das costas e da pelve. Confira os melhores exercícios para fazer na gravidez;
  • Dor pélvica: fazer alongamentos leves e movimentos suaves, praticar ioga ou pilates, desde que liberados pelo médico, ajudam a fortalecer a musculatura para suportar as mudanças no corpo durante a gravidez. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente;
  • Dificuldade para dormir ou insônia: dormir com um travesseiro entre as pernas e deitada de lado ou em uma posição que a mulher se sinta confortável ajudam a reduzir o desconforto que dificulta o sono. Além disso, é importante criar uma rotina de sono e um ambiente calmo e confortável para dormir, e evitar dormir durante o dia para não atrapalhar o sono noturno.

Durante toda a gestação é importante realizar as consultas pré-natais, seguir as recomendações médicas e tomar o ácido fólico ou suplementos recomendados pelo obstetra. Saiba como é feito o pré-natal.

Além disso, deve-se fazer uma alimentação balanceada incluindo frutas, verduras e legumes frescos, ricos em nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, e praticar atividades físicas liberadas pelo médico, como caminhada, ioga, pilates ou hidroginástica, por exemplo. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Principais exames

Nesta fase da gestação, que corresponde ao início do terceiro trimestre, o médico deve solicitar o perfil biofísico fetal, que é um exame que permite avaliar os movimentos do bebê, e a quantidade de líquido amniótico no útero. Veja como é feito o perfil biofísico fetal.  

Além disso, na 28ª semana de gestação, o médico pode indicar a injeção de imunoglobulina anti-D, para mulheres com tipo sanguíneo Rh-, e parceiro Rh+, ou que tiveram o primeiro com sangue do tipo Rh+ e não se fez a injeção durante a primeira gestação ou até 3 dias após o parto. Essa injeção tem como objetivo evitar a formação de anticorpos contra o sangue do feto, que pode causar eritroblastose fetal. Entenda o que é a eritroblastose fetal.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BLOTT, Maggie. A sua gravidez dia a dia. 2.ed. São Paulo: Senac, 2011. 280.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da Gestante. 2016. Disponível em: <https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/Caderneta-Gest-Internet(1).pdf>. Acesso em 15 Nov 2019
  • NATIONAL HEALTH SERVICE . Your pregnancy week by week. 2018. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/pregnancy-week-by-week/>. Acesso em 15 Nov 2019
  • GABBE, Steven G.; NIEBYL, Jennifer R.; SIMPSON, Joe L.; LANDON, Mark B.; GALAN, Henry L.; JAUNIAUX, Eric R. M.; DRISCOLL, Deborah A. Obstetrícia: gravidez normal e patológica. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 1212-1220.
  • American College of Obstetricians and Gynecologists. Your Pregnancy and Childbirth: Month to Month. 6.ed. Washington DC: Your Pregnancy and Childbirth: Month to Month, 2015.
  • KISERUD, T.; et al. The World Health Organization Fetal Growth Charts: A multinational longitudinal study of ultrasound biometric measurements and estimated fetal weight. PLoS Med. 14. 3; e1002284, 2017
  • CHEN, X.; et al. Ultrasonographic characteristics of cortical sulcus development in the human fetus between 18 and 41 weeks of gestation.. Chin Med J (Engl). 130. 8; 920-928, 2017
  • OKAWA, H.; et al. Eye movement activity in normal human fetuses between 24 and 39 weeks of gestation. PLoS One. 12. 7; e0178722, 2017
  • JAKAB, A.; et al. Fetal functional imaging portrays heterogeneous development of emerging human brain networks. Front Hum Neurosci. 8. 852, 2014
  • LIDDLE, Sarah D.; PENNICK, Victoria. Interventions for preventing and treating low-back and pelvic pain during pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2015. 9; CD001139, 2015
Mais sobre este assunto:

Carregando
...