Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar o desconforto no final da gravidez

Os desconfortos no final da gravidez, como azia, inchaço, insônia e cãibras surgem devido às alterações hormonais próprias da gestação e ao aumento da pressão exercida pelo bebê, podendo causar grande desconforto e mal-estar à grávida.

Como aliviar a azia na gravidez

Para aliviar a azia na gravidez, é importante que a gestante não se deite logo após as refeições, coma pequenas quantidades de cada vez, coloque a cabeceira da cama mais alta e evite consumir alimentos que causam azia. Saiba quais são esses alimentos em: alimentação para evitar azia.

A azia na gravidez ocorre devido às alterações hormonais e ao crescimento do bebê na barriga que provocam a subida dos ácidos do estômago para o esófago, causando a azia.

Como aliviar a dor nas costas na gravidez

Para aliviar a dor nas costas na gravidez, ótimas dicas são usar uma cinta, receber uma massagem ou aplicar panos quentes sobre as costas. Além disso, a grávida deve evitar fazer esforços. A dor nas costas na gravidez é muito comum e surge especialmente no final da gestação, devido ao peso do bebê.

Conheça os benefícios, riscos e contraindicações da massagem na gravidez.

Como aliviar o inchaço na gravidez

Para aliviar o inchaço na gravidez, a gestante deve colocar os pés mais altos que o corpo com a ajuda de um banco ou almofadas quando estiver sentada ou deitada, não usar sapatos apertados, não ficar muito tempo de pé e deve praticar exercício físico regular como caminhada ou natação.

O inchaço na gravidez, apesar de poder surgir no início ou no meio da gestação, piora no final da gravidez porque o corpo retém mais água e ocorre principalmente nos tornozelos, nas mãos e nas pernas.

Como aliviar as varizes na gravidez

Para aliviar a dor das varizes na gravidez, usar meias elásticas compressivas, durante o dia, aplicar água quente e depois água fria nas pernas ou colocar um saco de gelo sobre as pernas, são ótimas dicas para ajudar a contrair as veias e a diminuir a dor.

As varizes na gravidez surgem devido às alterações hormonais que provocam o relaxamento das veias, assim como ao crescimento do útero, que dificulta a subida do sangue da veia cava até o coração.

Como aliviar a insônia na gravidez

Para aliviar a insônia na gravidez, a grávida deve criar uma rotina de sono, pode beber um chá de camomila que é calmante antes de dormir, deve evitar dormir durante o dia ou pode colocar 5 gotas de alfazema no travesseiro, para ajudar a induzir o sono.

A insônia na gravidez é mais frequente no terceiro trimestre de gestação e acontece devido às alterações hormonais típicas da gravidez.

Como aliviar as cãibras na gravidez

Para aliviar as cãibras no pé, a gestante deve alongá-lo, puxando o calcanhar para baixo e os dedos do pé para cima. Além disso, para evitar as cãibras é importante beber cerca de 2 litros de água por dia e aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio.

As cãibras na gravidez são mais frequentes nas pernas e nos pés.

Como aliviar a falta de ar na gravidez

Para aliviar a falta de ar na gravidez, a gestante deve parar de fazer o que está fazendo, sentar-se, tentar relaxar e respirar profunda e regularmente. É também importante evitar fazer esforços e evitar situações de estresse.

A falta de ar na gravidez pode ser causada pela asma ou bronquite, no entanto, a partir do 7º mês de gestação até cerca das 36 semanas de gestação, pode ser causada pela dilatação das veias e pelo útero que começam a pressionar os pulmões, provocando sensação de falta de ar.

Estes incômodos, apesar de serem mais comuns no fim da gravidez, também podem surgir no início ou no meio da gestação. Veja quais são e como aliviar os incômodos no início da gravidez.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...