Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como curar as hemorroidas que surgem na gravidez

As hemorroidas na gravidez podem ser curadas através de do consumo de fibras, água e banhos de assento, mas em alguns casos pode ser útil aplicar uma pomada com indicação médica.

Normalmente, elas desaparecem com o tratamento mas algumas vezes ela são mais difíceis de curar e podem permanecer até o parto. As hemorroidas externas na gravidez não impedem o trabalho de parto normal e não justificam uma cesárea, mas essa decisão depende do desejo da mulher e da opinião do obstetra.

Como curar as hemorroidas que surgem na gravidez

Por que aparecem hemorroidas na gravidez?

Ter hemorroidas na gravidez é normal devido ao aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica, à prisão de ventre e ao aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da gestante que faz com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, originando as hemorroidas.

As hemorroidas na gravidez podem aparecerem em qualquer trimestre da gestação, mas são mais frequentes a partir do segundo trimestre de gravidez, pois o aumento do peso e a pressão exercida na pélvis é maior. No entanto, elas tendem a desaparecer no pós-parto após cerca de 3 meses.

Como tratar as hemorroidas na gravidez

O tratamento das hemorroidas na gravidez pode ser feito apenas com alguns cuidados que a gestante deve adotar, como:

  • Não usar papel higiênico, limpando a região anal sempre com lenços umedecidos ou água morna e sabonete neutro após urinar ou defecar;
  • Não permanecer muito tempo sentada, principalmente no vaso sanitário ou em pé;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;
  • Ingerir alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas, cereais, feijão, grão de bico ou pão integral, por exemplo;
  • Não comer alimentos com pimenta e evitar muitos condimentos ou frituras;
  • Usar uma almofada com uma abertura no centro quando se sentar;
  • Praticar exercício físico como caminhada, Yoga ou hidroginástica, por exemplo.

Para tratar as hemorroidas na gravidez, também pode ser necessário o uso de medicamentos ou de pomadas que devem ser sempre indicadas pelo obstetra, pois a grávida deve utilizar uma pomada para hemorroidas própria para a gravidez, como o Ultraproct ou o Proctyl. Saiba que pomadas aplicar para curar a hemorroida.

A cirurgia para hemorroidas na gravidez só deve ser realizada se todas as alternativas de tratamento forem insuficientes, se a situação for insuportável para a mulher e se o bebê não correr nenhum risco.

Sintomas de hemorroidas na gravidez

As hemorroidas da gravidez podem ser internas ou externas, podendo ser percebidas por meio de dor na região anal, principalmente ao evacuar, andar ou sentar, coceira no ânus, presença de sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após a limpeza da região anal e aparecimento de saliência no ânus, no caso de hemorroida externa.

Se a grávida sentir algum destes sintomas, deve consultar o obstetra para ele avaliar a região anal e indicar o tratamento adequado. Veja um ótimo remédio caseiro para hemorroidas na gravidez que é bastante eficiente.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para hemorroidas na gravidez pode ser feito com banhos de assento com água morna para aliviar os sintomas de hemorroidas, como dor na região anal ao sentar e ao evacuar, coceira na região do ânus e um ou mais papos na região anal.

Confira como preparar alguns exemplos no vídeo a seguir:

Hemorroida | Remédios Caseiros

364 mil visualizações

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem