Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para eliminar os gases na gravidez

Para eliminar os gases durante a gravidez e aliviar o desconforto abdominal pode-se consumir o chá de hortelã-pimenta, por exemplo, devido às suas ações anti-espasmódicas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto. Para fazer o chá, basta colocar 2 a 4 g de folhas frescas de hortelã-pimenta em uma xícara fervente, deixar repousar por, aproximadamente, 10 minutos, coar e beber de duas a três xícaras do chá por dia depois das refeições.

Os gases na gravidez não prejudicam o bebê, mas podem causar dor de barriga intensa e desconforto abdominal na gestante, que podem ser aliviados eliminando alimentos que provoquem gases, como nabo, ervilhas e repolho, por exemplo, ou com remédios prescritos pelo obstetra como a dimeticona.

O que fazer para eliminar os gases na gravidez

Como tratar os gases na gravidez

Os gases na gravidez podem ser tratados com remédio para gases prescritos pelo obstetra como o Luftal ou Dimeticona, que ajudam a eliminar os gases mais facilmente, diminuindo o desconforto e a dor.

Outra opção para tratar os gases na gravidez é a aplicação de um Micro Clister, como o Microlax, que pode ser comprado em uma farmácia. A grávida deve seguir as instruções de uso vindas na bula ou na própria embalagem. Veja outros remédios para tratar os gases durante a gravidez.

O que fazer para evitar os gases na gravidez

É normal ter um aumento na produção de gases durante a gravidez, pois ocorre um aumento do hormônio progesterona, que relaxa todos os tecidos do corpo, inclusive os do sistema digestivo, deixando a digestão mais lenta e favorecendo a formação de gases estomacais e intestinais. Para evitar os gases na gravidez, a gestante deve:

  • Evitar comer alimentos de difícil digestão e bebidas gasosas;
  • Evitar os alimentos que causam gases, como: batata doce, ovos, repolho, cebola, brócolis, feijão, grão de bico, frituras, ervilhas, pêssego e grãos;
  • Evitar falar enquanto come;
  • Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos;
  • Usar roupas folgadas e confortáveis;
  • Caminhar diariamente;
  • Evitar chicletes.

Fazer exercícios leves e respirar profundamente também ajuda a melhorar a digestão, favorece os movimentos peristálticos do intestino, ajudando na eliminação dos gases e diminuindo a sua formação.

Assista o vídeo a seguir para saber como combater e evitar os gases na gravidez através da alimentação:

Como identificar os gases na gravidez

Os gases tanto no início como no fim da gravidez são mais comuns após as principais refeições e podem ser evitados com alguns hábitos simples, como evitar o consumo de alimentos que causam gases e evitar comer muito em uma mesma refeição. Isto, além de diminuir a formação de gases, diminui a azia e a queimação, que também são comuns durante a gravidez.

Os sintomas de gases na gravidez são dor abdominal intensa, normalmente em forma de pontada, flatulência, prisão de ventre e cólica intestinal, por exemplo. Quando além destes sintomas a grávida apresentar dor abdominal apenas em um lado, náuseas, vômitos ou diarreia, deve consultar o obstetra que acompanha a gravidez.


Bibliografia

  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 184-185.
  • CURTIS, Susan et al.. O livro de receitas das ervas medicinais. São Paulo: Dorling Kindersley, 2011. 84.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem