Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quais são os Exames do 3º Trimestre de gestação

Os exames do terceiro trimestre, que compreendem a 27ª semana de gestação até o nascimento, servem para verificar o desenvolvimento do bebê e para se certificar de que não haverá problemas durante o parto.

Nesta fase final da gravidez, além dos exames, os pais devem se preparar para o parto e podem fazer um curso de preparação para o parto e os primeiros cuidados com o bebê e devem comprar todos os itens necessários para o seu crescimento.

No final da gravidez, a partir da 32ª semana de gestação, a mala com o enxoval da mamãe e do bebê devem estar prontas, à porta de casa ou no porta-malas do carro, para uma eventual necessidade.

Quais são os Exames do 3º Trimestre de gestação

Os exames que devem ser realizados no terceiro trimestre de gravidez incluem:

  • Aferição da pressão arterial: Em todas as consultas porque avalia se a mulher está com a pressão muito alta, que pode levar ao parto prematuro.
  • Medição da altura da barriga: Deve acontecer em todas as consultas e serve para verificar o tamanho do útero. Este exame físico também é chamado de medida da altura uterina.
  • Ultrassom obstétrico: Verifica como está o líquido aminótico, a placenta, o desenvolvimento do bebê e a posição do bebê.
  • Urina e urocultura: Serve para diagnosticar a infecção urinária, que quando não é devidamente tratada pode levar ao parto prematuro.
  • Cardiotocografia: Serve para avaliar a vitalidade fetal e a presença de contração uterina.
  • Pesquisa da bactéria estreptococo B na secreção vaginal: É feito na 35ª semana de gestação e serve para avaliar infecções vaginais que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê ou provocar o parto prematuro. Veja outras complicações aqui.
  • Perfil biofísico fetal: Deve ser realizado a partir da 28ª semana de gestação. Avalia o líquido amniótico, movimentos físicos e respiratórios do bebê e a frequência cardíaca do bebê.

Os pais podem optar por fazer um ultrassom 3D ou 4D, que permitem visualizar melhor o bebê em tempo real.

Além destes exames, o médico poderá solicitar outros, dependendo do histórico de saúde da gestantes e do desenvolvimento de doenças durante a gestação, especialmente para detectar doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia e clamídia, que podem causar problemas como parto prematuro e diminuição do desenvolvimento do feto. Veja quais são as 7 DSTs mais comuns na gravidez.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...