7 dicas para controlar a incontinência urinária

novembro 2022

Algumas dicas como fazer exercícios de Kegel, manter o peso adequado e parar de fumar, fortalecem e evitam a sobrecarga dos músculos pélvicos, por exemplo, ajudando a controlar a incontinência urinária.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que pode ser causada por situações como obesidade, gravidez ou tosse crônica, por exemplo, e que pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres. Entenda mais sobre a incontinência urinária.

As dicas para controlar a incontinência urinária devem ser feitas de preferência com o acompanhamento de um ginecologista, no caso das mulheres, ou urologista, para os homens. Isto porque em alguns casos, pode também ser necessário o uso de remédios ou até mesmo cirurgias.

Principais dicas para incontinência urinária

Veja a seguir as 7 principais dicas para controlar a incontinência urinária:

1. Fazer exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel ajudam a fortalecer a musculatura da região pélvica, que sustentam a bexiga, a uretra e o intestino, sendo indicados para homens e mulheres.

Para fazer o exercícios de Kegel basta seguir os seguintes passos:

  1. Esvaziar a bexiga;
  2. Identificar os músculos do assoalho pélvico, que pode ser feito ao parar a urina no meio do fluxo ou apertando os músculos dos ânus, como se tivesse impedindo a passagem de gases;
  3. Apertar os músculos do assoalho pélvico, segurando a contração por 3 segundos e depois relaxar por 3 segundos;
  4. Fazer 10 contrações e relaxamentos seguidas do músculo do assoalho pélvico;
  5. Retomar o exercício, fazendo pelo menos 8 a 10 séries de 10 contrações/relaxamento todos os dias.

Os exercícios de Kegel podem ser feitos em qualquer posição, embora no início seja mais fácil fazê-los na posição deitada. Durante esses exercícios é importante evitar contrair os músculos do abdômen, das coxas ou das nádegas. Entenda melhor sobre os exercícios de Kegel.

2. Evitar alimentos com cafeína

É importante evitar a cafeína, uma substância presente em alimentos como café, energéticos, chá verde e chocolate, porque a cafeína irrita a bexiga e estimula a produção de urina, piorando a incontinência urinária. Veja outros alimentos com cafeína.

Uma boa dica para evitar consumir cafeína, é consumir o café descafeinado ou substituir esses alimentos por água, chás de frutas ou de ervas.

3. Beber bastante água

Beber bastante água evitar problemas na bexiga, a desidratação ou a infecção urinária. Por isso, é recomendado beber o mínimo de 8 copos de água ao longo do dia. Saiba a quantidade de água indicada para cada pessoa.

Além disso, beber bastante água também é importante para hidratar as fezes, facilitando a sua eliminação e prevenindo a prisão de ventre, uma condição que piora a incontinência urinária por aumentar a pressão na região pélvica e na bexiga.

Para evitar os escapes de urina durante o sono, pode-se beber mais água ao longo do dia e diminuir o seu consumo durante a noite, por exemplo.

4. Parar de fumar

É importante parar de fumar, porque o fumo normalmente normalmente causa tosses crônicas que sobrecarregam o músculo do assoalho pélvico, piorando a incontinência urinária. Conheça algumas dicas para parar de fumar.

Além disso, os componentes do tabaco como nicotina e monóxido de carbono, causam deficiência de estrogênio, o hormônio responsável pela nutrição e circulação de sangue nos músculos do assoalho pélvico, podendo, assim, causar a incontinência urinária em mulheres.

5. Evitar alimentos cítricos e picantes

Deve-se evitar os alimentos cítricos e picantes, pois podem irritar o trato urinário, provocando a contração da bexiga e causando, assim, as perdas involuntárias de urina. Esses alimentos incluem pimentas, curry, páprica, laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola e maracujá, por exemplo.

6. Manter o peso ideal

Manter o peso ideal é importante para ter um melhor controle da bexiga, porque o excesso de gordura abdominal aumenta a pressão sobre o músculo do assoalho pélvico, piorando a incontinência urinária.

Se deseja saber o seu peso ideal, coloque seus dados na nossa calculadora a seguir:

Erro
anos
Erro
cm
Erro

7. Evitar bebidas alcoólicas

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a controlar os sintomas da incontinência urinária, porque essas bebidas são diuréticas e estimulam a produção excessiva de urina. Por isso, é importante evitar bebidas como cerveja, espumante, vinho, whisky e vodka, por exemplo.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas para controlar a incontinência urinária:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em novembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • THE AMERICAN COLLEGE OF OBSTETRICIANS AND GYNECOLOGISTS. From Leaking Urine to Sudden Urges to Go: An Ob-Gyn Talks Bladder Control Problems. Disponível em: <https://www.acog.org/womens-health/experts-and-stories/the-latest/from-leaking-urine-to-sudden-urges-to-go-an-ob-gyn-talks-bladder-control-problems>. Acesso em 04 nov 2022
  • HEALTH DIRECT AUSTRALIA. Urinary incontinence. Disponível em: <https://www.healthdirect.gov.au/urinary-incontinence#tips>. Acesso em 04 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • NATIONAL HEALTH SERVICE- NHS. 10 ways to stop leaks - Urinary incontinence. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/urinary-incontinence/10-ways-to-stop-leaks/>. Acesso em 04 nov 2022
  • OFFICE OF WOMEN´S HEALTH. A-Z health topics: Urinary incontinence. Disponível em: <https://www.womenshealth.gov/a-z-topics/urinary-incontinence>. Acesso em 04 nov 2022
  • HUANG, Y. C.; CHANG, K. V. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Kegel Exercises. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK555898/>. Acesso em 04 nov 2022
  • MAYO CLININC. Kegel exercises for men: Understand the benefits. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/mens-health/in-depth/kegel-exercises-for-men/art-20045074#:~:text=Tighten%20your%20pelvic%20floor%20muscles,Maintain%20your%20focus>. Acesso em 04 nov 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Incontinência Urinária: 7 truques para o xixi não escapar

    06:04 | 69600 visualizações
  • INCONTINÊNCIA URINÁRIA | com Rosana Jatobá e Silvia Faro

    06:01 | 16852 visualizações
  • Exercícios para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

    04:02 | 738416 visualizações