Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para incontinência urinaria

Para ajudar a controlar a incontinência urinária, deve-se ter cuidados com a alimentação como evitar tomar muito café ao longo do dia e evitar o consumo excessivo de alimentos diuréticos, pois irão aumentar a frequência urinária.

A incontinência urinária é a perda do controle de segurar o xixi, que escapa durante pequenos esforços, como tossir ou espirrar, ou que vem na forma de uma vontade súbita de urinar, não dando tempo para chegar ao banheiro.

Assim, veja a seguir 5 dicas de alimentação para reduzir a frequência e esses escapes de urina acontecem.

Dieta para incontinência urinaria

1. Reduzir o consumo de café

O café é uma bebida diurética, pois contém cafeína, uma substância que estimula a produção de urina e por isso deve evitado. Uma boa dica é tomar o café descafeinado ou reduzir o tamanho da xícara e a frequência dos cafés ao longo do dia, estando atento para notar alterações na frequência urinária.

Além do café, bebidas ricas em cafeína também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola e energéticos, e chás diuréticos, como chá verde, chá mate, chá preto, salsinha e hibisco. Veja todos os alimentos ricos em cafeína.

2. Beber bastante água

Apesar de a água estimular a produção de urina, é importante se manter bem hidratado para evitar problemas como prisão de ventre e infecção urinária. Além disso, a água é importante para manter o controle da pressão arterial, para a eliminação de toxinas do organismo e para evitar ressecamento na pele e nos cabelos.

3. Evitar alimentos diuréticos e picantes

Dieta para incontinência urinaria

Os alimentos diuréticos estimulam a produção de urina e ajudam a combater a retenção de líquidos, mas podem aumentar a frequência da incontinência urinária. Esses alimentos são: abobrinha, melão, melancia, espargos, endívias, uvas, nêspera, pêssego, alcachofra, aipo, berinjela, couve-flor. Já alimentos picantes e ricos em pimenta podem irritar o trato urinário, tornando mais difícil o controle da bexiga.

Assim, deve-se evitar consumir 2 ou mais destes alimentos no mesmo horário, e observar se algum alimento desta lista tem uma influência para aumentar os episódios de incontinência. Veja a lista completa dos alimentos diuréticos.

4. Manter o peso controlado

Manter o peso controlado é importante para ter um melhor controle da bexiga porque o excesso de gordura abdominal aumenta a pressão sobre a bexiga, forçando a saída da urina. Ao perder peso, o tamanho da barriga diminui, reduzindo a quantidade de peso sobre a bexiga.

5. Evitar bebidas alcoólicas

Um ponto importante é evitar o consumo de bebidas alcoólicas, pois elas têm um forte poder diurético e estimulam muito a produção de urina, levando também o organismo a um estado de desidratação.

O tratamento completo para incontinência urinária é feito com estratégias como medicamentos, fisioterapia, alimentação e, em alguns casos, cirurgia. Assim, além dos cuidados com a alimentação, veja também alguns exercícios que ajudam a ter um maior controle da bexiga.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...