Como é feita a cirurgia para Incontinência Urinária e Pós-operatório

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
agosto 2020

A cirurgia para incontinência urinária feminina normalmente é feita com a colocação de uma fita cirúrgica chamada TVT - Tension Free Vaginal Tape ou TOV - Tape and Trans Obturator Tape, também chamada de cirurgia de Sling, que é colocada sob a uretra para a apoiar, aumentando a capacidade para segurar o xixi. O tipo de cirurgia normalmente é selecionado com o médico, de acordo com os sintomas, idade e histórico de cada mulher.

A cirurgia é feita sob anestesia local ou epidural e tem 80% de chances de sucesso, sendo indicada para casos de incontinência urinária de esforço que não tenham tido o resultado esperado após mais de 6 meses de tratamento com os exercícios de Kegel e fisioterapia.

Já a cirurgia para incontinência urinária no homem pode ser feita com a injeção de substâncias na região do esfíncter ou colocação de um esfíncter artificial, para ajudar a fechar a uretra, evitando a passagem involuntária da urina. Em casos mais raros, a incontinência urinária masculina também pode ser tratar com a colocação de Sling.

Imagem ilustrativa número 1

Como é a recuperação da cirurgia

A recuperação após a cirurgia para incontinência urinária é relativamente rápida e indolor. Na maioria dos casos, só é necessário ficar internado 1 a 2 dias no hospital e depois pode-se voltar para casa, tendo apenas atenção para seguir alguns cuidados como:

  • Evitar fazer esforços por 15 dias, não podendo fazer exercícios, abaixar, pegar peso ou levantar-se bruscamente;
  • Ingerir alimentos ricos em fibras para evitar a prisão de ventre;
  • Evitar tossir ou espirrar no 1º mês;
  • Lavar a região genital com água e sabão neutro sempre após urinar e evacuar;
  • Usar calcinha de algodão para evitar o surgimento de infecções;
  • Não usar absorvente interno;
  • Não ter relações íntimas por no mínimo 40 dias;
  • Não tomar banho de banheira, de piscina ou de mar para evitar o contato com água contaminada.

Estes cuidados pós-operatórios devem ser seguidos com rigor para prevenir o risco de complicações, mas dependendo do tipo de cirurgia o médico pode dar outras indicações, que também devem ser seguidas.

Após 2 semanas, podem ser iniciados os exercícios de Kegel que ajudam a fortalecer os músculos em redor da bexiga, acelerando a recuperação e garantindo melhores resultados. No entanto, antes de iniciar este tipo de exercícios é muito importante falar com o médico, já que, dependendo do grau de cicatrização, pode ser recomendado esperar mais alguns dias. Confira como fazer os exercícios de Kegel corretamente.

Como a alimentação pode ajudar

Consumir água na medida certa e evitar tomar café são algumas dicas que podem ajudar a controlar o xixi, mesmo depois da cirurgia, veja o que mais pode ser feito, nesse vídeo:

Possíveis riscos da cirurgia

Embora seja relativamente segura, a cirurgia para incontinência pode causar algumas complicações, como:

  • Dificuldade para urinar ou esvaziar completamente a bexiga;
  • Aumento da vontade para urinar;
  • Infecções urinárias mais recorrentes;
  • Dor durante a relação íntima.

Dessa forma, antes de se optar pela cirurgia é importante experimentar as outras opções de tratamento da incontinência urinária, sendo por isso importante conversar com um urologista. Veja todas as opções de tratamento.

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em agosto de 2020. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • Incontinência Urinária: 7 truques para o xixi não escapar

    06:04 | 78837 visualizações
  • O que COMER na INCONTINÊNCIA URINÁRIA

    03:10 | 93151 visualizações