8 remédios para incontinência urinária

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

Os remédios para incontinência urinária, como oxibutinina, o cloreto de tróspio ou o  estrogênio, podem ser indicados pelo médico, pois ajudam a reduzir as contrações da bexiga ou melhorar a ação do esfíncter da uretra, diminuindo os episódios de perda involuntária da urina.

A incontinência urinária é uma condição comum, que pode afetar qualquer pessoa, principalmente mulheres acima dos 45 anos, e provoca sintomas incômodos como perda da urina na roupa, que pode surgir após realização de esforços ou após uma vontade súbita de urinar, podendo ocorrer em pouca ou grande quantidade.

Os remédios para incontinência urinária devem ser usados somente com indicação médica, quando outras formas de tratamento, como os exercícios de fisioterapia, não foram suficientes para controlar os sintomas. Além disso, esses remédios possuem contraindicações não devendo ser usados na gravidez ou por pessoas que têm glaucoma, por exemplo, além poderem causar efeitos colaterais, como boca seca, tonturas, diarreia ou, até, retenção urinária.

Os remédios para o tratamento da incontinência urinária que podem ser indicados pelo médico incluem:

1. Mirabegrona

A mirabegrona é um remédio indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência em adultos, quando ocorre uma vontade urgente e incontrolável de urinar, relacionada especialmente com a síndrome da bexiga hiperativa. Entenda o que é a síndrome da bexiga hiperativa.  

Esse remédio age relaxando o músculo da bexiga, melhorando a capacidade da bexiga de armazenar a urina, além de aumentar a quantidade de urina eliminada a cada vez que se vai ao banheiro, ajudando a esvaziar completamente a bexiga.

A mirabegrona pode ser encontrada em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, com o nome comercial Myrbetric, e deve ser usada com indicação médica.

2. Oxibutinina

A oxibutinina é um remédio para incontinência urinária que tem efeito direto na musculatura da bexiga, aumentando a sua capacidade de armazenamento, sendo indicado para adultos com dificuldade para reter a urina, urgência urinária ou bexiga neurogênica.

Além disso, a oxibutinina também é indicada para o tratamento da enurese noturna em crianças com mais de 5 anos, devendo ser usada apenas com indicação do pediatra. 

Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos ou xarope, vendido em farmácias ou drogarias como os nomes comerciais Retemic, Nourin ou Dry. Veja como usar a oxibutinina.  

3. Bromidrato de darifenacina

O bromidrato de darifenacina é um remédio para incontinência urinária indicado para o tratamento da bexiga hiperativa que causa vontade urgente de urinar e/ou necessidade de urinar frequentemente.

Esse remédio age relaxando a musculatura da bexiga e aumentando a capacidade de armazenamento da urina na bexiga, o que reduz a perda involuntária da urina.

O bromidrato de darifenacina é vendido em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, com o nome comercial Fenazic, indicado somente para adultos com mais de 18 anos.

4. Succinato de solifenacina

O succinato de solifenacina é indicado para incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa em adultos com mais de 18 anos, pois ajuda a relaxar o músculo da bexiga, diminuindo suas contrações que podem levar à perda involuntária da urina.

O succinato de solifenacina é vendido em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos, com o nome comercial Vesicare. 

5. Imipramina

A imipramina é um tipo de antidepressivo que pode ser indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa em adultos, pois é capaz de diminuir a contração da bexiga e aumentar a resistência da uretra, reduzindo a perda de urina.

Esse remédio pode ser encontrado com os nomes comerciais Tofranil ou Imipra, por exemplo, vendido somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia. Saiba como tomar a imipramina.  

6. Cloreto de tróspio

O cloreto de tróspio é um antiespasmódico das vias urinárias, indicado no tratamento da incontinência urinária de urgência, bexiga hiperativa ou irritável, pois age diminuindo a contração involuntária da bexiga e melhorando a ação do esfíncter da uretra, reduzindo a perda de urina.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica, por adultos com mais de 18 anos, e pode ser encontrado na forma de comprimidos com o nome comercial Spasmoplex. Saiba como usar o cloreto de tróspio.  

7. Tansulosina

A tansulosina é um remédio indicado para o tratamento da incontinência urinária de urgência em homens com hiperplasia prostática benigna, pois ajuda a relaxar a musculatura da bexiga e da próstata, melhorando assim o fluxo urinário e facilitando o esvaziamento da bexiga.

Este remédio deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos ou cápsulas, como genérico “cloridrato de tansulosina” ou com os nomes comerciais Secotex, Tansudart, Tamsulom ou Stub, por exemplo. Veja como usar a tansulosina.  

8. Estrógeno

O estrógeno, como o estradiol nas formas de pomada, adesivo ou anel vaginal, pode ser indicado para incontinência urinária em mulheres na menopausa, pois age aumentando a pressão de fechamento da uretra, o fluxo sanguíneo e a qualidade do tecido que reveste a uretra e vagina, diminuindo as chances de incontinência.

A incontinência urinária na menopausa acontece devido à diminuição da produção de estrogênios durante este período e o uso de estrógeno deve ser feito somente com indicação do ginecologista.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • APSEN. Retemic (cloridrato de oxibutinina). 2019. Disponível em: <https://www.bifarma.com.br/manual/retemic-ud-10mg-com-30-comprimidos-revestidos-de-liberacao-prolongada-apsen-manual.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • ASTELLAS FARMA BRASIL IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA. Myrbetric (mirabegrona). 2016. Disponível em: <https://static-webv8.jet.com.br/drogaosuper/Bulas/7899337000653.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • ASTELLAS FARMA BRASIL IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA. Vesicare (succinato de solifenacina). 2017. Disponível em: <https://www.astellas.com/br/system/files/Vesicare_Bula%20Profissional.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • ZODIAC PRODUTOS FARMACÊUTICOS S.A. Fenazic (bromidrato de darifenacina) comprimidos revestidos de liberação prolongada. 2021. Disponível em: <https://www.zodiac.com.br/Arquivos/bulas/Fenazic_bula_paciente.pdf>. Acesso em 26 jan 2022
  • APSEN. RETEMIC - cloridrato de oxibutinina. 2014. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=9094542015&pIdAnexo=2895153>. Acesso em 05 jul 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Incontinência Urinária: 7 truques para o xixi não escapar

    06:04 | 51036 visualizações
  • INCONTINÊNCIA URINÁRIA | com Rosana Jatobá e Silvia Faro

    06:01 | 16295 visualizações
  • Exercícios para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

    04:02 | 684557 visualizações
  • O que COMER na INCONTINÊNCIA URINÁRIA

    03:10 | 88381 visualizações