Urologista: o que é, que doenças cuida e quando consultar

Revisão clínica: Rodolfo Favaretto
Urologista
julho 2022
  1. O que cuida
  2. Marcar consulta
  3. Primeira consulta

O urologista é o médico especialista por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar de alterações no sistema urinário em mulheres e homens.

O urologista é, por isso, o médico mais indicado para tratar problemas na bexiga, uretra e rins, tanto de homens como mulheres, assim como alterações nos testículos ou pênis, por exemplo.

O urologista deve ser consultado anualmente, principalmente por homens a partir dos 45 a 50 anos, pois dessa forma é possível prevenir (ou detetar precocemente) o desenvolvimento de câncer de próstata e outras alterações.

Que problemas cuida o urologista

O urologista é responsável por tratar doenças/problemas relacionados com o sistema urinário, de homens e mulheres, e com os órgãos reprodutores masculinos, como:

  • Impotência sexual;
  • Ejaculação precoce;
  • Infertilidade;
  • Pedra nos rins;
  • Dificuldade em urinar;
  • Incontinência urinária;
  • Infecções urinárias;
  • Inflamação no trato urinário;
  • Varicocele, em que há dilatação das veias do testículo, causando acúmulo de sangue, dor e inchaço.

Além disso, o urologista realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata. Veja quais são as principais alterações na próstata.

Quando marcar consulta

A marcação de consulta com o urologista é recomendada quando existem sinais e sintomas como:

  • Dificuldade ou dor para urinar;
  • Dor nos rins;
  • Alterações no pênis;
  • Mudanças nos testículos;
  • Aumento na produção de urina.

No caso dos homens, é ainda recomendado que façam uma consulta com o urologista anualmente para que seja feito um check-up e possam ser esclarecidas possíveis dúvidas, já que o urologista também possui como função a avaliação dos órgãos reprodutores masculinos, diagnosticando e tratando disfunções sexuais masculinas.

Além disso, é considerado imprescindível que os homens a partir dos 50 anos consultem o urologista de forma regular, mesmo que não existam sinais e sintomas de alterações, uma vez que a partir dessa idade há maior risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

Caso exista na família história positiva para câncer de próstata ou caso o homem seja afrodescendente, é aconselhado fazer seguimento com um urologista a partir dos 45 anos de idade, para realizar regularmente o exame do toque retal e outros, com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer. Saiba quais são os 6 exames que avaliam a próstata.

O que o urologista faz na primeira consulta

Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral do estado de saúde e é feita uma pequena entrevista sobre o histórico de família em relação a problemas urinários ou do sistema reprodutor masculino.

Nesta consulta podem ainda ser indicados exames que avaliem o sistema urinário masculino e feminino, assim como exames que avaliem a fertilidade masculina.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão clínica por Rodolfo Favaretto - Urologista, em novembro de 2020.
Revisão clínica:
Rodolfo Favaretto
Urologista
Médico formado pela Universidade de Ribeirão Preto com CRM-SP 133358 e especialista em Urologia desde 2016 pela Sociedade Brasileira de Urologia.