Zolpidem: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023

O zolpidem é um remédio hipnótico indicado para o tratamento da insônia em adultos que têm dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo. O medicamento age diretamente no centro do sono no cérebro, causando sedação rápida e melhorando a qualidade do sono.

O tratamento com zolpidem não deve durar muito tempo, pois existe o risco de dependência e tolerância, se usado por longo período. Por isso, deve ser usado somente com indicação médica, que pode orientar a dose e o tempo de tratamento.

O zolpidem pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos simples ou sublingual de 5 mg ou 10 mg, como os nomes comerciais Stilnox, Zolpaz, Nuit Flash ou Lune SL, por exemplo, ou na forma de genérico sob a designação “hemitartarato de zolpidem, vendido somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O zolpidem é indicado para o tratamento de curta duração da insônia ocasional, transitória ou crônica.

Esse remédio age rapidamente, cerca de 30 minutos após a ingestão do comprimido, induzindo o sono, reduzindo o número de vezes que se desperta durante a noite, e melhorando a qualidade do sono.

O zolpidem serve para ansiedade?

O zolpidem não é indicado para o tratamento da ansiedade, pois tem um efeito apenas indutor do sono, sendo indicado apenas para o tratamento da insônia em adultos.

Como tomar

O zolpidem deve ser tomado por via oral e como tem um efeito muito rápido, em menos de 30 minutos, deve ser ingerido imediatamente antes de deitar ou já deitado na cama, e apenas 1 comprimido de 5 mg ou 10 mg , não sendo recomendado administrar mais de uma dose na mesma noite.

Geralmente, a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido por dia, de 2 a 5 dias para casos de insônia ocasional, e 1 comprimido por dia de 2 a 3 semanas no caso de insônia transitória, não devendo ser ultrapassada a dose de 10 mg por cada 24h.

Para pessoas com mais de 65 anos, com insuficiência do fígado ou que estejam debilitadas, é recomendado tomar apenas meio comprimido, o que equivale a 5 mg por dia.

Devido ao risco de causar dependência e tolerância, este medicamento não deve ser usado por mais de 4 semanas, sendo que a média recomendada para seu uso é de 2 semanas no máximo.

O comprimido simples de zolpidem deve ser tomado com um pouco de água e o comprimido sublingual ou orodispersível, deve ser colocado debaixo da língua e mantido até completa dissolução.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de zolpidem são agitação, pesadelos, sonolência, dor de cabeça, tontura, insônia exacerbada, amnésia anterógrada, diarreia, náusea, vômito, dor abdominal, dor nas costas, infecção do trato respiratório inferior e superior e cansaço.

Para diminuir o risco de efeitos colaterais é muito importante tomar apenas a dose indicada pelo médico e evitar o uso de outras substâncias, como álcool, opioides, benzodiazepínicos ou outros fármacos hipnóticos sedativos, já que pode causar sedação, diminuição da respiração, coma e morte.

O zolpidem pode causar alucinações?

Existem relatos de pessoas que apresentaram alucinações durante o uso de zolpidem, assim como sonambulismo e comportamentos durante o sono, como caminhar, dirigir e participar de atividades, não lembrando no dia seguinte. Sempre que forem observados estes tipos de comportamento é muito importante interromper o uso do medicamento e informar o médico.

Quem não deve usar

O zolpidem não deve ser usado em pessoas com alergia à substância ativa ou a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, também é contraindicado para pessoas com miastenia gravis, apneia do sono, depressão ou que apresentem insuficiência respiratória ou insuficiência do fígado. Também não deve ser usado em crianças com menos de 18 anos, em pessoas com antecedentes de dependência de drogas ou álcool, assim como não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

É importante evitar dirigir ou realizar atividades que necessitam de atenção quando se faz uso de zolpidem.

Vídeos relacionados