Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios para Ansiedade

O tratamento para ansiedade pode ser feito com remédios que ajudam a acalmar e diminuir a tensão, como ansiolíticos e antidepressivos, indicados pelo médico, além de remédios naturais fitoterápicos como os a base de maracujá, camomila ou hipericão, que ajudam a aliviar os sintomas.

A ansiedade é um estado psicológico que antecede momentos de perigo, e quando ocorre de forma excessiva acaba criando um estado de alerta e medo constantes que afetam a tranquilidade e causam sensações corporais desagradáveis, como batimentos cardíacos acelerados, transpiração, dores no corpo e desconfortos abdominais. Saiba identificar o estresse e ansiedade e conheça as suas consequências para o organismo.

Na presença de sinais e sintomas que indiquem ansiedade, é importante procurar o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para que sejam identificadas as suas causas e indicados as melhores formas de tratamento, que devem começar pela realização de psicoterapia e, somente em casos necessários indicados pelo médico, é recomendado o uso de remédios.

Melhores remédios para Ansiedade

Principais remédios

Alguns exemplos de remédios de farmácia para ansiedade são:

AnsiolíticosAntidepressivos
DiazepamFluoxetina
FlurazepamSertralina
TriazolamAmitriptilina
LorazepamNortriptilina
AlprazolamVenlafaxina
ClordiazepóxidoDesvenlafaxina
OxazepamBupropiona
TemazepamTrazodona
ClonazepamFenelzina

Estes remédios só devem ser utilizados sob prescrição médica pois podem causar dependência e gerar efeitos colaterais desagradáveis como enjôo, tontura, sonolência e aumento do peso.

Opções de remédios naturais para ansiedade

Algumas das principais formas naturais para controlar a ansiedade incluem:

  • Aumento do consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B como a banana e o fígado;
  • Praticar exercícios físicos de baixa intensidade como caminhada, pilates e a yoga;
  • Utilizar remédios caseiros, como suco de maracujá, vitamina de banana, chá das folhas do maracujá, consumo de folhas de alface, chá de brócolis, chá de erva cidreira ou melissa, chá de ervas de são joão ou hipericão, pois são ricos em princípios ativos calmantes e ansiolíticos. 

Além disso, é recomendado investir em métodos de relaxamento, como meditação, conversas com amigos ou técnicas de respiração, por exemplo, que ajudam muito no controle dos sintomas. Confira, também, outras dicas para ajudar a controlar a ansiedade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...