Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina contra Catapora (Varicela): para que serve e efeitos colaterais

A vacina contra a catapora, também conhecida por varicela, tem como função proteger a pessoa contra o vírus da varicela, prevenindo o desenvolvimento ou evitando o agravamento da doença. Esta vacina contém o vírus varicela-zoster vivo atenuado, que estimula o organismo a produzir anticorpos contra o vírus.

A varicela é uma infecção contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster, que embora seja uma doença ligeira em crianças saudáveis, pode ser grave em adultos e levar a complicações mais graves em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido. Além disso, a catapora na gravidez pode levar à ocorrência de malformações congênitas no bebê. Saiba mais sobre os sintomas da catapora e como se desenvolve a doença.

Vacina contra Catapora (Varicela): para que serve e efeitos colaterais

Como e quando se deve administrar

A vacina contra a catapora pode ser administrada em bebês e crianças com idade a partir dos 12 meses de idade, sendo necessária apenas uma dose. Se a vacina for administrada a partir dos 13 anos, são necessárias duas doses para garantir a proteção.

Crianças que já tiveram varicela necessitam ser vacinadas?

Não. As crianças que foram infetadas pelo vírus e que desenvolveram varicela, já se encontram imunes contra a doença, por isso não precisam de receber a vacina.

Quem não deve receber a vacina

A vacina contra a varicela não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente da vacina, pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, que tenham recebido uma transfusão de sangue, injeção de imunoglobulina nos últimos 3 meses ou uma vacina viva nas últimas 4 semanas e grávidas. Além disso, mulheres que desejam engravidar, mas que tenham recebido a vacina, devem evitar a gravidez durante um mês após a vacinação

A vacina contra a varicela também não deve ser usada em pessoas submetidas a tratamento com salicilatos e estes medicamentos também não devem ser usados durante as 6 semanas seguintes à vacinação.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer após a administração da vacina são febre, dor no local da injeção, infecções do trato respiratório superior, irritabilidade e aparecimento de borbulhas semelhantes à varicela entre 5 e 26 dias após a vacinação.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem