Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando tomar a vacina do tétano

A vacina do tétano, também conhecida como vacina antitetânica, ajuda a evitar o desenvolvimento de tétano nas crianças e adultos. Veja quais os sintomas desta doença. 

Esta vacina atua no corpo estimulando o organismo a produzir anticorpos contra a doença, produzindo assim uma proteção contra o tétano. Esta vacina está dividida em 3 doses, sendo indicado tomar a primeira durante a infância, a segunda 1 mês depois da primeira, e por fim a terceira 6 meses após a segunda. A vacina do tétano deve ser reforçada a cada 10 anos e está inserida no plano de vacinação.

Saiba quando tomar a vacina do tétano

Preço

A vacina do tétano é gratuita e não tem custos, pois está inserida no plano de vacinação.

Como tomar

A vacina do tétano deve ser administrada diretamente no músculo, por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde treinado.

  • Crianças e adultos: é indicada a administração de 3 doses distintas, sendo recomendado tomar a primeira durante a infância, a segunda 1 mês depois da primeira, e por fim a terceira 6 meses após a segunda. Além disso, esta vacina deve ser reforçada a cada 10 anos, para reforçar a proteção contra a doença.

Para proteção contra o tétano após um ferimento de alto risco por exemplo, é indicada a administração de 2 doses, com um intervalo de 4 a 6 semanas entre doses.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da vacina do tétano podem incluir dor e vermelhidão no local da injeção, febre, dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, vômito, convulsões, confusão mental, cansaço, fraqueza ou retenção de líquidos.

Contraindicações

Esta vacina está contraindicada para pacientes que apresentem febre ou sintomas de infecção e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, se estiver grávida ou amamentando ou se tiver histórico de alergias, deve conversar com o seu médico antes de dar esta vacina.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...