Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento indicados para pneumonia viral

O tratamento da pneumonia viral pode ser feito em casa, durante 5 a 10 dias, e, idealmente, deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas.

Caso haja suspeita de pneumonia viral ou um quadro de gripe causado por vírus com maior risco de causar pneumonia, como H1N1 ou H5N1, além de medidas como repouso e hidratação, são utilizados remédios antivirais Oseltamivir ou Zanamivir, por exemplo, para ajudar na eliminação do vírus e impedir complicações.

Outros remédios, como corticóides, tipo Prednisona, descongestionantes, como Ambroxol, e analgésicos, como Dipirona ou Paracetamol, são utilizados ao longo do tratamento para aliviar sintomas como acúmulo de secreções e dor no corpo, por exemplo.

Tratamento indicados para pneumonia viral

Remédios para tratar a pneumonia viral

O tratamento da pneumonia viral ou qualquer infecção suspeita pelos vírus H1N1 ou H5N1, envolve o uso de remédios antivirais, receitados pelo clínico geral ou pneumologista, como: 

  • Oseltamivir, conhecido com Tamiflu, por 5 a 10 dias, geralmente, quando causadas pelo vírus Influenza, como H1N1 e H5N1;
  • Zanamivir, por 5 a 10 dias, também quando há suspeita de infecção pelo vírus Influenza, como H1N1 e H5N1;
  • Amantadina ou Rimantadina também são antivirais úteis no tratamento da Influenza, embora sejam menos urilizados pois alguns vírus podem ser resistentes a eles;
  • Ribavirina, por cerca de 10 dias, no caso de pneumonias causadas por outros vírus, como vírus sincicial respiratório ou adenovírus, que são mais comuns em crianças.

Já nos casos em que a pneumonia viral surge em conjunto com uma pneumonia bacteriana, também é indicado o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Azitromicina, Claritromicina ou Ceftriaxona, por exemplo, por cerca de 7 a 10 dias. Saiba, também, como identificar e tratar a pneumonia bacteriana no adulto e na criança

Quanto tempo dura o tratamento

Geralmente, o tratamento para casos de gripe causada por Influenza ou pneumonia sem complicações, o tratamento é feito por 5 dias, em casa.

Entretanto, quando a pessoa demonstra sinais de gravidade, como dificuldade para respirar, oxigenação do sangue baixa, confusão mental ou alterações no funcionamento dos rins, por exemplo, pode ser necessária a internação, com o prolongamento do tratamento por 10 dias, realização de antibióticos na veia e uso de máscara de oxigênio.

Cuidados durante o tratamento

Durante o tratamento da pneumonia viral o paciente deve ter alguns cuidados como:

  • Evitar lugares públicos, como escola, trabalho e shopping;
  • Ficar em casa, de preferência em repouso;
  • Não frequentar locais com mudanças bruscas de temperatura, como praia ou parque infantil;
  • Beber bastante água diariamente para facilitar a fluidificação do catarro;
  • Informar ao médico caso exista aumento da febre ou do catarro.

Os vírus que causam a pneumonia viral são contagiosos e afetam especialmente pessoas com sistema imune enfraquecido. Por isso, até que se inicie o tratamento, os pacientes devem utilizar uma máscara de proteção, que se compra na farmácia, e evitar o contato direto através de beijos ou abraços, por exemplo.

Como evitar a pneumonia

Para prevenir esta infecção ou impedir que volte a surgir, é importante manter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos ou usar o álcool gel, após uso do banheiro ou frequentar locais públicos, como ônibus e shoppings, e evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos. 

Além disso, é importante vacinar-se contra os principais tipo de gripe, todos os anos, de forma gratuita nos postos de saúde, principalmente as pessoas com maior risco do desenvolvimento de infecções virais, como crianças, idosos, gestantes e profissionais de saúde.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...