O tratamento da pneumonia viral pode ser feito em casa, durante 5 a 10 dias, e, idealmente, deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas.
Caso haja suspeita de pneumonia viral ou um quadro de gripe causado por vírus com maior risco de causar pneumonia, como H1N1, H5N1 ou o novo coronavírus (COVID-19), além de medidas como repouso e hidratação, podem também ser utilizados remédios antivirais Oseltamivir ou Zanamivir, por exemplo, para ajudar na eliminação do vírus e impedir complicações.
Outros remédios, como corticóides, tipo Prednisona, descongestionantes, como Ambroxol, e analgésicos, como Dipirona ou Paracetamol, são utilizados ao longo do tratamento para aliviar sintomas como acúmulo de secreções e dor no corpo, por exemplo.

Remédios para tratar a pneumonia viral
O tratamento da pneumonia viral ou qualquer infecção suspeita pelos vírus H1N1 ou H5N1, envolve o uso de remédios antivirais, receitados pelo clínico geral ou pneumologista, como:
- Oseltamivir, conhecido com Tamiflu, por 5 a 10 dias, geralmente, quando causadas pelo vírus Influenza, como H1N1 e H5N1;
- Zanamivir, por 5 a 10 dias, também quando há suspeita de infecção pelo vírus Influenza, como H1N1 e H5N1;
- Amantadina ou Rimantadina também são antivirais úteis no tratamento da Influenza, embora sejam menos utilizados pois alguns vírus podem ser resistentes a eles;
- Ribavirina, por cerca de 10 dias, no caso de pneumonias causadas por outros vírus, como vírus sincicial respiratório ou adenovírus, que são mais comuns em crianças.
Já nos casos em que a pneumonia viral surge em conjunto com uma pneumonia bacteriana, também é indicado o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Azitromicina, Claritromicina ou Ceftriaxona, por exemplo, por cerca de 7 a 10 dias. Saiba, também, como identificar e tratar a pneumonia bacteriana no adulto e na criança.
Quais os remédios para a pneumonia por COVID-19?
Ainda não são conhecidos os remédios antivirais capazes de eliminar o novo coronavírus responsável pela infecção COVID-19. No entanto, estão sendo feitos estudos com alguns medicamentos, como o Remdesivir, a Hidroxicloroquina ou a Mefloquina, que já demonstraram resultados positivos em alguns casos e que, por isso, podem ser utilizados em alguns casos, desde que feito sob supervisão de um médico.
Veja mais sobre os remédios que estão sendo estudados para tratar a COVID-19.
Quanto tempo dura o tratamento
Geralmente, o tratamento para casos de gripe causada por Influenza ou pneumonia sem complicações, o tratamento é feito por 5 dias, em casa.
Entretanto, quando a pessoa demonstra sinais de gravidade, como dificuldade para respirar, oxigenação do sangue baixa, confusão mental ou alterações no funcionamento dos rins, por exemplo, pode ser necessária a internação, com o prolongamento do tratamento por 10 dias, realização de antibióticos na veia e uso de máscara de oxigênio.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento da pneumonia viral o paciente deve ter alguns cuidados como:
- Evitar lugares públicos, como escola, trabalho e shopping;
- Ficar em casa, de preferência em repouso;
- Não frequentar locais com mudanças bruscas de temperatura, como praia ou parque infantil;
- Beber bastante água diariamente para facilitar a fluidificação do catarro;
- Informar ao médico caso exista aumento da febre ou do catarro.
Os vírus que causam a pneumonia viral são contagiosos e afetam especialmente pessoas com sistema imune enfraquecido. Por isso, até que se inicie o tratamento, os pacientes devem utilizar uma máscara de proteção, que se compra na farmácia, e evitar o contato direto através de beijos ou abraços, por exemplo.