Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vírus Sincicial Respiratório

O vírus sincicial respiratório é um microrganismo que causa uma infecção respiratória, principalmente nos bebês com menos de 6 meses de vida.

O vírus pode também atacar crianças maiores e adultos, embora os mais propensos sejam os bebês prematuros, que ainda não têm seu sistema imunológico bem desenvolvido, assim como os que sofrem de alguma doença pulmonar crônica ou de doenças cardíacas congênitas.

Sintomas do vírus sincicial respiratório

Os sintomas do vírus sincicial respiratório, geralmente, são:

  • nariz entupido,
  • dificuldade em respirar,
  • chiado no peito ao respirar.

O contágio dá-se através da inalação do vírus de um indivíduo contaminado, por meio de tosse ou espirro.

O diagnóstico da infecção pelo vírus sincicial respiratório pode ser feito com base na análise clínica e raramente são precisos exames complementares.

Prevenção do vírus sincicial respiratório

A prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório pode ser feita com medidas de higiene, como lavar as mãos antes de pegar no bebê e evitar deixar o bebê perto de indivíduos com tosse e espirros.

Mas os bebês que nasceram antes das 32 semanas de gestação podem tomar uma espécie de vacina, chamada anticorpo monoclonal, em 5 doses consecutivas, 1 vez ao mês durante o período de outono e inverno. Este anticorpo funciona como os anticorpos que os bebês que nascem no período certo possuem, por o receberem da mãe.

Tratamento para vírus sincicial respiratório

O tratamento para infecção pelo vírus sincicial respiratório pode ser feito com o uso de medicamentos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...