Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.

A Organização Mundial da Saúde indica que a taxa de umidade do ar ideal para a saúde é de 60% mas nos climas mais secos, como nas regiões centro-oeste e nordeste do Brasil, a umidade pode ser inferior a 20% que já é sinal de alerta porque pode causar irritação nos olhos, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e crises alérgicas, especialmente em quem sofre com asma ou bronquite.

1. Ter uma toalha molhada no quarto

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

Deixar uma toalha molada nas costas de uma cadeira também é uma ótima ideia mas ela também pode ficar na cabeceira ou nos pés da cama. Só não deve ficar toda enrolada porque pode ficar com mau cheiro.

2. Colocar um balde de água no quarto

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

Essa dica é ótima para diminuir o ar seco dentro do quarto e conseguir respirar melhor durante a noite, acordando mais descansado. Não precisa ter muita água, basta meio balde que deve ser colocado dentro do quarto e quanto mais perto da cabeceira da cama, melhor.

Para aproveitar que o balde está no quarto, experimente acrescentar 2 gotinhas de óleo essencial de lavanda porque ele contribui para acalmar e relaxar.

3. Ter plantas dentro de casa

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

As plantas são ótimas para deixar o ambiente menos seco e as melhores opções são as plantas aquáticas mas a espada de são jorge e as samambaias também são excelentes para umidificar o ar. Mas é preciso lembrar de regar a planta sempre que a terra não está muito úmida e respeitar suas necessidade de exposição solar. Geralmente as plantas precisam de sol, mas algumas preferem ficar sempre na sombra.

Veja uma lista de plantas para ter em casa que fazem bem à saúde.

4. Tomar banho com a porta aberta

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

Ao tomar um banho com a porta do banheiro aberta permite que os vapores da água do chuveiro se espalhem pelo ar, umidificando naturalmente o ambiente. Apesar disso acontecer no banho frio, é mais eficiente com a água morna.

Por isso, no verão, quando é mais difícil tomar banho com água quente, uma boa técnica consiste em deixar o chuveiro aberto alguns minuto enquanto se está secando a pele ou se vestindo.

5. Usar um umidificador de ar eletrônico

5 formas caseiras de umidificar o ar em casa

Quando se morar num lugar onde o clima é muito seco na maior parte do ano, pode ser uma opção comprar um umidificador de ar eletrônico que se compra nas lojas como Americanas, Ponto Frio ou Casas Bahia, por exemplo. No entanto, estes aparelhos têm seu custo de compra e ainda precisam de energia elétrica para funcionar, o que pode ser uma desvantagem.

Quando se deve umidificar o ar

Umidificar o ar é sempre muito importante para melhorar a respiração, mesmo em pessoas sem qualquer problema respiratório. No entanto existem algumas situações em que umidificar o ar é ainda mais recomendado, como:

  • Ter crises alérgicas frequentes;
  • Durante crises de asma;
  • Presença de nariz entupido;
  • Ter garganta seca ou tosse frequente.

Além disso, pessoas que sofrem constantemente com coriza também podem umidificar o ar para tentar resolver o problema, uma vez que pode ser uma solução do organismo para manter as vias aéreas umidificadas e menos irritadas.

Outros cuidados quando o ar está muito seco

Além de adotar estratégias para combater o ar seco, existem outros cuidados necessários nas épocas de seca, como beber mais água, evitar a exposição solar e não fazer exercícios nos horários mais quentes do dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...