Sinusite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em dezembro 2023

A sinusite é a inflamação dos seios nasais, que ficam em redor do nariz e dos olhos. A sinusite gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto.

Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.

A sinusite tem cura e o seu tratamento deve ser orientado por um clínico geral ou otorrinolaringologista, incluindo normalmente o uso de sprays nasais, analgésicos, corticoides orais ou antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de sinusite são:

  • Secreção nasal espessa e amarelada;
  • Nariz entupido;
  • Sensação de peso ou pressão no rosto;
  • Dor de cabeça;
  • Tosse que piora a noite;
  • Perda de olfato.

Na presença de sinais e sintomas de sinusite, é importante que o otorrinolaringologista seja consultado para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado. Confira outros sintomas da sinusite.

Teste online de sintomas

Para saber se você pode estar com sinusite, marque no teste a seguir quais os sintomas de sinusite que apresenta:

  1. 1. Dor no rosto, principalmente ao redor dos olhos ou do nariz
  2. 2. Dor de cabeça constante
  3. 3. Sensação de peso no rosto ou na cabeça principalmente ao abaixar
  4. 4. Congestão nasal
  5. 5. Febre acima de 38º C
  6. 6. Mau hálito
  7. 7. Secreção nasal amarela ou esverdeada
  8. 8. Tosse que piora à noite
  9. 9. Perda do olfato

O teste de sintomas é uma ferramenta que serve apenas como orientação, não substituindo a consulta com o otorrinolaringologista ou clínico geral.

Tipos de sinusite

A sinusite geralmente é dividida em 2 tipos principais:

  • Sinusite aguda: quando dura menos de 4 semanas, sendo normalmente resultado de uma infecção por vírus;
  • Sinusite crônica: quando dura mais de 12 semanas, sendo geralmente causada por bactérias.

Dependendo dos seios nasais afetados, a sinusite pode ainda ser dividida em unilateral, quando afeta apenas os seios nasais de um do lado do rosto, ou bilateral, quando afeta os seios nasais de ambos os lados.

Causas de sinusite

Quando se avalia a sinusite pelas suas causas, ela pode ser conhecida como sinusite viral, se for provocada por vírus; como sinusite bacteriana, se for causada por bactérias, ou como sinusite alérgica, se for causada por uma alergia.

Os casos de sinusite alérgica geralmente são os mais difíceis de tratar, porque muitas vezes é difícil identificar o que está causando a alergia. Nesses casos, é comum que a pessoa fique com uma sinusite crônica, que acontece quando os sintomas duram por mais de 3 meses. Entenda melhor o que é a sinusite crônica e quais as opções de tratamento.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região. Porém, o médico também pode pedir outros exames mais específicos como:

  • Endoscopia nasal: é introduzido um pequeno tubo pelo nariz para observar o interior dos seios nasais, podendo identificar se existem outras causas, como pólipos nasais, que possam estar provocando sinusite;
  • Tomografia computadorizada: avalia a presença de uma inflamação profunda que pode não ser identificada com a endoscopia nasal e também permitem observar a anatomia dos seios nasais;
  • Colheita de secreções nasais: o médico recolhe uma pequena amostra das secreções nasais para enviar para o laboratório e avaliar a presença de micro-organismos como bactérias ou vírus;
  • Teste de alergia: os testes de alergia servem para identificar uma causa alérgica, quando o médico não consegue encontrar vírus ou bactérias no exame de colheita de secreções, por exemplo. Veja como é feito um exame de alergia.

Embora fosse muito utilizado, o exame de raio X já não é pedido pelos médicos, pois a tomografia computadorizada apresenta maior precisão para confirmar o diagnóstico, além de o diagnóstico ser principalmente clínico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para sinusite geralmente é feito com o uso de remédios como:

  • Sprays nasais: ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido;
  • Remédios antigripais: ajudam a aliviar a sensação de pressão no rosto e a dor de cabeça, por exemplo;
  • Antibióticos orais: são usados apenas em casos de sinusite bacteriana para eliminar as bactérias.

Para complementar o tratamento, existem alguns remédios caseiros para sinusite como a lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico, ou inalações a vapor para ajudar a reduzir os sintomas, por exemplo. Conheça alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento deste problema assistindo o vídeo: 

youtube image - Remédios Caseiros para Sinusite

Já nos casos mais graves, quando há complicações como abscessos, o médico pode recomendar a realização de cirurgia para abrir os canais dos seios nasais e facilitar a drenagem das secreções.

Veja uma lista completa dos remédios mais utilizados para sinusite.

Cuidados que ajudam a recuperar mais rápido

Além dos remédios indicados, deve-se ainda ter alguns cuidados que ajudam os sintomas de sinusite a desaparecer mais rapidamente, como lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia, evitar ficar muito tempo em locais fechados, ficar longe de fumaça ou poeira e beber entre 1,2 a 2 litros de água por dia.

Para saber mais sobre o tratamento da sinusite consulte: Tratamento para sinusite.