Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 tipos de Nebulização para Sinusite

A nebulização é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, seja ela aguda ou crônica, seca ou com secreção, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.

Ela deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, por, aproximadamente, 15 a 20 minutos e, de preferência, pela manhã ou antes de dormir.

A nebulização pode ser feita com o vapor da água do chuveiro, o vapor do chá de ervas, como a buchinha do norte ou eucalipto. No entanto, a que costuma ser mais eficaz é a nebulização com soro fisiológico.

Nebulização com água do chuveiroNebulização com água do chuveiro
Nebulização com chá de ervasNebulização com chá de ervas

Assim, 4 ótimas formas de fazer a nebulização para curar a sinusite mais rápido são:

1. Nebulização com água do chuveiro 

Uma excelente forma de tratamento caseiro para sinusite é a nebulização com a água do chuveiro. Basta trancar-se no banheiro e deixar a água do chuveiro bem quente, de modo que gere muito vapor. Então, basta sentar-se confortavelmente respirando aquele ar, sem ter que se molhar.

É importante que este procedimento seja feito por, aproximadamente, 15 minutos, várias vezes ao dia. O alívio dos sintomas é imediato e pode ajudar o paciente a adormecer mais facilmente.

Mas, esse não é um procedimento muito econômico, uma vez que se gasta muita água. Além disso, se o banheiro não estiver devidamente limpo e se tiver mofo ou bolor, este procedimento é contraindicado pelo risco de inspirar fungos e bactérias nocivas ao organismo, que podem agravar a sinusite.

2. Nebulização com chá de ervas 

A inalação do vapor de ervas também é uma outra forma de tratamento natural para a sinusite, que consegue aliviar seus sintomas, trazendo uma melhor qualidade de vida.

Basta preparar um chá de camomila, de buchinha do norte, de eucalipto ou de cascas de laranja com limão, esperar amornar um pouco e, então, inspirar o vapor por, aproximadamente, 20 minutos. É preciso ter cuidado para não inspirar o ar muito quente, que é prejudicial às vias aéreas, podendo, até mesmo, causar queimaduras nestes tecidos.

Uma boa forma é colocar o chá numa bacia, posicioná-la numa mesa e sentar-se na cadeira, inclinando-se levemente para frente para conseguir inspirar o vapor. Veja como devem ser feitas estas nebulizações assistindo a esse video: 

3. Nebulização com soro fisiológico 

A nebulização com soro fisiológico é uma ótima receita caseira no tratamento da sinusite, pois além de facilitar a respiração, pode servir para a administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico, como o Berotec, por exemplo.

NebulizadorNebulizador
Como fazer a nebulização com soroComo fazer a nebulização com soro

Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador de 5 a 10 ml de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.

Pode-se fazer esta nebulização por 20 minutos ou até o soro acabar. Não é recomendado fazer a nebulização deitado, pelo risco de aspiração das secreções.

4. Nebulização com remédios

A nebulização com Berotec, por exemplo, ou outro remédio broncodilatador deve ser diluída com soro fisiológico, no entanto, as quantidades usadas devem ser prescritas pelo médico porque variam com a idade e doença a tratar.

A nebulização com vick vaporub também pode ser feita colocando 2 colheres de chá de Vick ​em uma bacia com 500 ml de água quente e inalar o vapor. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do médico porque em alguns casos, o Vick pode aumentar o muco nasal ou inflamar as vias respiratórias.

Quando a nebulização não deve ser realizada

Não existem contraindicações para este tipo de nebulização e ela pode ser feita em bebês, crianças, adultos e, inclusive, durante a gravidez. Contudo, deve-se dizer ao médico sempre que utilizar plantas medicinais no tratamento da sinusite, pelo risco de interação medicamentosa e de toxicidade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...