O que você precisa saber?

Sintomas de Sinusite

Os sintomas da sinusite, que também pode ser chamada de rinossinusite, podem variar de acordo com o tipo da doença e com a saúde e sensibilidade geral de cada indivíduo, mas em geral os sintomas dessa doença são dor de garganta, dor na região do nariz e bochechas, febre e secreção nasal.

Essa doença é caracterizada por uma inflamação da mucosa dos seios da face, que são os ossos ao redor do nariz, e pode ser dividida de acordo com a causa ou duração do problema em sinusite alérgica, aguda ou crônica.

Em geral, essa doença causa os seguintes sintomas:

  • Secreção esverdeada ou amarelado do nariz;
  • Nariz entupido;
  • Dor ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de dente;
  • Diminuição do sentido do olfato.
Sintomas de Sinusite

Além destes sintomas, também podem surgir mau hálito e mau cheiro proveniente no nariz, devido às secreções com pus presentes nos seios nasais.

Em crianças, deve-se estar atento a sinais como irritabilidade, respiração pela boca, voz anasalada e falta de apetite, mesmo para alimentos que ela costuma gostar.

Tipos de Sinusite

A sinusite pode ser divida em 4 tipos:

  1. Alérgica: quando é consequência de um processo alérgico causado por poeira, ácaros e mofo, por exemplo;
  2. Aguda: quando dura até 4 semanas;
  3. Subaguda: quando dura entre 4 e 12 semanas;
  4. Crônica: quando a duração é maior que 12 semanas, podendo se prolongar por vários anos.

O diagnóstico da causa e do tipo de sinusite deve ser feito por um médico otorrinolaringologista, que irá recomendar o tratamento adequado para a doença. Veja os tipos de tratamento aqui.

Além disso, existem diversos remédios caseiros que ajudam no tratamento e alivio dos sintomas da sinusite, conheça alguns assistindo o vídeo:

 

Quando procurar o médico

Deve-se procurar ajuda médica quando os sintomas pioram de intensidade, principalmente após 1 ou 2 semanas do início da doença, ou quando as crises de sinusite são muito recorrentes.

No entanto, se apenas com cuidados em casa os sintomas melhorarem em até 10 dias, normalmente não é preciso procurar o médico, mas deve-se estar atento e observar a frequência com que a doença aparece ao longo do ano.

Veja exemplos de remédios caseiros para sinusite.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...