Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 Remédios caseiros para sinusite

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto. Veja como fazer.

Porém, caso não se consiga fazer a limpeza do nariz, existem outros tratamentos naturais, como a nebulização com eucalipto, o suco de espinafre ou o chá de camomila, que podem substituir ou completar esse tratamento devido às suas propriedades que ajudam a eliminar o excesso de catarro e a diminuir a irritação do sistema respiratório.

Estes remédios podem ser utilizados durante cerca de 2 semanas, mas se não existir qualquer melhora dos sintomas após 7 dias, é recomendado consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista para diagnosticar o problema e avaliar a necessidade de iniciar o uso de remédios. ​Conheça os remédios mais utilizados.

1. Remédio caseiro para sinusite aguda

Nebulização com eucalipto
Nebulização com eucalipto

Um bom remédio caseiro para sinusite aguda é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedade expectorante e anti-séptica, aliviando de forma rápida a congestão nasal. Saiba como identificar os sintomas da sinusite aguda.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água fervente numa bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá.

É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

2. Remédio caseiro para sinusite alérgica

Suco de espinafre e hortelã
Suco de espinafre e hortelã

Um remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de espinafre e hortelã, pois tem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes que ajudam a eliminar as secreções, aliviando os sintomas da sinusite. Conheça os sintomas da sinusite alérgica.

Ingredientes

  • 20 g de espinafre
  • 15 g de hortelã
  • 1 copo de água de coco
  • 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 3 vezes por dia, entre as refeições. Veja como preparar este remédio caseiro nesse vídeo:

Além do suco, também pode-se fazer uma nebulização com soro fisiológico antes de dormir ou pingar 1 gota da solução de buchinha-do-norte em cada narina, 2 vezes ao dia.

3. Remédio caseiro para sinusite infantil

Chá de camomila
Chá de camomila

Um bom remédio caseiro para sinusite infantil é inalar o vapor do chá de camomila porque esse chá tem propriedades anti-inflamatórias, analgésica, cicatrizante e ajuda também a acalmar a mucosa nasal.

Ingredientes

  • 6 colheres de chá de flores de camomila
  • 1,5 a 2 litros de água

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar o chá. Em seguida, colocar o rosto da criança sobre a tigela e cobrir a cabeça com uma toalha. Respire o vapor por no mínimo 10 minutos. É necessário algum cuidado para a criança não se queimar na água.

Antes de dormir, também pode-se colocar 2 gotas de óleo essencial de limão no travesseiro para ajudar a dormir melhor.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar