Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sinusite alérgica: o que é, sintomas e tratamento

A sinusite alérgica é a inflamação dos seios da face que acontece como consequência de algum tipo de alergia, como alergia a ácaro, poeira, pólen, pelo de animais ou a alguns alimentos. Assim, quando a pessoa entra em contato com algum desses agentes irritantes, produzem secreções que se acumulam nos seios da face e que resultam no aparecimento de sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e coceira nos olhos, por exemplo.

As crises de sinusite alérgica podem acontecer com frequência e ser bastante desconfortáveis e, por isso, é importante que a pessoa identifique qual é o agente desencadeante da alergia para que sejam evitadas futuras crises. Além disso, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e a realização de lavagem nasal com soro fisiológico para facilitar a eliminação das secreções acumuladas.

Sinusite alérgica: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de sinusite alérgica

Os sintomas da sinusite alérgica costumam surgir depois que a pessoa entra em contato com alguma substância capaz de desencadear a resposta inflamatória e alérgica do organismo, como pólen, pelo de animais, poeira, fumaça, ácaro ou alguns alimentos. 

O principal sintoma relacionado com a sinusite é a sensação de peso no rosto ou na cabeça, principalmente ao abaixar, dor ao redor dos olhos ou do nariz e dor de cabeça constante. Além disso, outros sintomas de sinusite alérgica são:

  •  Coriza frequente;
  •  Espirros constantes;
  •  Olhos avermelhados e lacrimejantes;
  •  Coceira nos olhos;
  •  Dificuldade para respirar;
  •  Congestão nasal;
  •  Febre;
  •  Falta de apetite;
  •  Cansaço;
  •  Mau hálito;
  •  Tontura.

O diagnóstico da sinusite alérgica é feito por um clínico geral, alergologista ou otorrinolaringologista, que deverá analisar o rosto e os sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, é normalmente indicada a realização de testes de alergia com o objetivo de identificar o agente responsável pela reação e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a sinusite alérgica é feito com anti-histamínicos que devem ser indicados pelo médico, além de também ser importante evitar os agentes responsáveis pela alergia. O médico pode também indicar o uso de descongestionantes nasais para facilitar a respiração, e soro fisiológico para a realização de uma lavagem nasal e para a drenagem das secreções acumuladas, o que ajuda a aliviar os sintomas.

Tratamento natural

Um ótimo tratamento natural para sinusite alérgica é beber bastante líquidos, assim as secreções ficam mais fluidas e são eliminadas mais facilmente, evitando a proliferação de vírus, fungos ou bactérias.

Tomar o suco de laranja ou de acerola é uma boa opção, pois além de conter muita água são boas fontes de vitamina C que ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo. Mas para aproveitar ao máximo suas propriedades medicinais beba o suco logo após o seu preparo.

Além disso, também pode ser usado óleo essencial de eucalipto para ajudar a desentupir o nariz, vejo como assistindo o vídeo: 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem